Ops!

Leitores, não me decepcionem, por favor. Algum voluntário para nos explicar isso?
Não se preocupem. Vou tentar refutar seus argumentos de defesa. Alguém topa o desafio?
Se no final ninguém me atacar na rua, eu tentarei explicar isso.
Divirtam-se!

17 comentários:

  1. Jesus foi "apenas" mais um deus entre tais?! ಠ_ಠ (ou) De fato, teve apenas um deus, mas com o tempo e faltas de informações verídicas deu-se nisso "fofocas" e influência das religiões(grupos) dos povos, cada grupo "fez o seu Deus" fazendo releitura de um Deus.
    Pois como assim, todos eles fizeram os "mesmos" fatos?
    Chega, desisto.

    ResponderExcluir
  2. "...releitura de um Deus."
    Essa parte foi bem colocada, Julyson.

    #Dica01

    ResponderExcluir
  3. São personificações de cristo *--* , HEHEHE

    ResponderExcluir
  4. Substitui a palavra "personificação" por "tipos" e você chegará a resposta!

    Um "tipo" é um molde ou sinal que serve como modelo.
    No antigo testamento, por exemplo, vemos alguns tipos de Cristo: Adão, Abel, A arca de Noé, José, Isaque, O carneiro que Abraão oferece no lugar de Isaque e outros que não lembro bem agora.

    O mais difícil de relacionar foi Adão como tipo de Cristo. Ainda bem que Paulo ajudou comentando isso em Romanos 5:12-21 e em 1 Coríntios alguma coisa (o sono não me deixa lembrar). Na última frase do versículo 14 Paulo fala sobre Adão ser tipo de Cristo. Algumas traduções vão usar a palavra "figura" ao invés de "tipo". Mas dá no mesmo.

    Abel foi morto injustamente. Seu sangue clamou a Deus. Jesus também foi morto injustamente e seu sangue fala melhor que o de Abel. (Hebreus 12:24).

    Deus mandou que Noé construísse a arca como único meio de salvação. Este é um tipo perfeito de Cristo. O único meio de salvação conhecido por nós. Noé pregava a arca como a única salvação. Nós, a Cristo. Pedro também usa a arca para comparar ao batismo em I Pedro 3:20-21.

    José foi tirado da casa de seu pai e foi viver no Egito como servo. Cristo também deixou a casa do Pai e veio ao mundo como servo. Da mesma forma que José foi o meio de salvação para o Egito e para sua própria família no tempo da fome, Cristo é o único meio de salvação para a humanidade. A tipificação de Cristo em José fica mais evidente quando o faraó dá a José o nome de Zafenate Panéia, que significa "Salvador do Mundo". Precisa explicar mais?

    Isaque também é um tipo de Cristo mas não da forma que muita gente acha. Alguns dizem que a diferença entre eles é que Isaque não foi sacrificado. Na verdade, a semelhança maior é quando Isaque aceita a decisão de seu pai e carrega a lenha que serviria para o altar que seria usado para sacrifica-lo. Da mesma forma que Cristo aceitou seu sacrifício e carregou a própria cruz. Mas o que tem mais haver com um tipo de Cristo é o carneiro usado como sacrifício no lugar de Isaque. Todos sabemos que Cristo é conhecido como "O cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo", como disse João Batista. Bem, da mesma forma que Deus providenciou um cordeiro para ser sacrificado no lugar de Isaque, Ele providenciou seu filho, "O cordeiro de Deus", para nos substituir. Nesse caso, Isaque seria uma tipificação da humanidade.

    Bem, da mesma forma que esses personagens têm características semelhantes às de Cristo, os citados na figura do post também têm. Como falou o Anônimo acima, Hórus, Attis, Mithra, etc, também (na minha concepção) são tipos ou representações de Cristo assim como Adão, José, Judá (lembrei agora), etc...
    Eles realmente existiram ou são apenas personagens de literatura? Ai eu já não sei. Assim como também não sei se Adão, Noé ou Abel foram personagens reais ou apenas personagens de um conto para explicar algo bem mais significativo. Prefiro ficar com a opção de que eles são personagens de um conto. Afinal, Gênesis, pra quem não sabe, foi escrito como um conto popular, lenda ou poesia popular. Claro que isso é bem difícil de ser aceito por quem leu Gênesis durante toda a sua vida levando ao pé da letra sem enxergar que o importante é o que está por trás de tudo. Mas isso é assunto pra, quem sabe, outro post.

    Bem, acho que é isso. O Anônimo acima respondeu a questão. Parabéns. Só uma dúvida: Quem é você, caro anônimo?

    ResponderExcluir
  5. Ah! ia esquecendo. C.S. Lewis fala algo sobre a semelhança entre Cristo e esses outros personagens. Se eu lembrar onde ele escreveu eu trago pra vocês.

    ResponderExcluir
  6. Ta, eu tentei me manter em anônimo (até escrevi diferente).. mas já que perguntou: Foi eu \o/

    ResponderExcluir
  7. o que você quis dizer realmente,dando esses exemplos eliab?

    ResponderExcluir
  8. Desculpa aew, anônimo de cima, mas eu não vou explicar mais não. Querer mais do que isso já é preguiça demais de pensar. Já cortei o queijo, juntei com a goiabada, coloquei no prato, e deixei na mesa. Quer mais o que? Se você ligar as histórias dá pra entender o que eu falei

    ResponderExcluir
  9. De todos os candidatos, Osíris e Horus são os que podem oferecer alguma ameaça. O Egito, afinal, não está longe da Palestina, e os judeus moraram no Egito, não é teoricamente improvável que eles pudessem roubar uma idéia para um Jesus a partir deste lugar.

    Osiris teve mais de 200 nomes divinos, incluindo Senhor dos Senhores, Rei dos Reis, Deus dos Deuses, a Ressurreição e a Vida, Bom Pastor, o Deus que "fez homens e mulheres nascerem de novo."
    Sua vinda foi anunciada por três Reis Magos: as três estrelas Mintaka, Alnilam, e Alnitak no cinturão de Órion, apontam diretamente para a estrela de Osíris ao leste.

    O Salmo 23 copia um texto egípcio apelando para Osíris, o Bom Pastor, a conduzir o falecido para os 'verdes pastos' e 'águas tranquilas' das terras de nefer-nefer, para restabelecer a alma e o corpo, e para dar proteção no vale da sombra da morte.
    A oração do Pai Nosso foi prefigurada por um hino egípcio à Osiris do início, "Ó Amém, ó Amém, que estais no céu. Amém também era citado no final de cada oração.
    Os ensinamentos de Jesus e Osíris são maravilhosamente semelhantes. Muitas passagens são identicas palavra por palavra.

    A ressureição de Osíris serviu para dar esperança a todos. E ensina que eles podem fazer o mesmo e se tornarem eternos.


    Não sei vocês, mas acho isso muito shooooow!

    ResponderExcluir
  10. A sua bíblia fala que "Não havia ninguém antes dele" .. e aí?

    ResponderExcluir
  11. E isso diz o que? Na bíblia, isso se refere a eternidade de Deus. De não haver nada antes nem depois dele. De que Ele existiu antes de tudo e existirá depois que tudo acabar. Dããã... Isso é óbvio. Quando a bíblia fala que "não havia ninguém antes dEle", é referente a isso. Não é se referindo a pessoas. Se fosse assim, os tipos de Cristo na própria bíblia seriam contraditórios a essa passagem que você citou. Aff! É difícil de entender isso?

    ResponderExcluir
  12. Não havia ninguém antes dele porque ele que criou tudo '-' .. difícil, em?

    ResponderExcluir
  13. De maneira nua e crua eu pergunto e minha pergunta já é minha resposta: Qual deles permanece até hoje? Lembra do que falou o doutor da lei, Gamaliel, disse aos perseguidores da Igreja em atos 5:36-39?

    "Porque antes destes dias levantou-se Teudas, dizendo ser alguém; a este se ajuntou o número de uns quatrocentos homens; o qual foi morto, e todos os que lhe deram ouvidos foram dispersos e reduzidos a nada.
    Depois deste levantou-se Judas, o galileu, nos dias do alistamento, e levou muito povo após si; mas também este pereceu, e todos os que lhe deram ouvidos foram dispersos.
    E agora digo-vos: Dai de mão a estes homens, e deixai-os, porque, se este conselho ou esta obra é de homens, se desfará,
    Mas, se é de Deus, não podereis desfazê-la; para que não aconteça serdes também achados combatendo contra Deus (Atos 5:36-39).

    Aí está a diferença entre esses 'deuses' e o enviado de Deus, Jesus Cristo. Se formos considerar de maneira lógica, o crescimento absurdo de teorias tão simples, de um homem mais simples ainda, que era de uma cidade muito mais simples e de um país na época subjulgado, percebemos que só Deus poderia fazer essa obra crescer como cresceu e continua a se difundir...

    ResponderExcluir
  14. Essa passagem bíblica é uma ótima referência. Porém, você sabe que ela não serve de nada pra quem criou essa imagem, por exemplo. O nosso problema é que achamos que as pessoas devem trancar a mente dentro da bíblia igual a maioria faz e de lá não mover-se pra lado algum. Vamos combinar que cada texto da bíblia está lá propositalmente. E se você for analisar cada um, você vai encontrar argumentos antropológicos, filosóficos, éticos, etc. O erro está em você ler um texto bíblico e não estudar sua observação lógica, antropológica, filosófica, etc... O erro está em você ler um texto bíblico e considera-lo como verdadeiro só porque está na bíblia. Isso convence a você, mas não convence ao cético. Vamos seguir o exemplo de Cristo na tentação, né? O tentador veio com trechos do próprio torá para enganar a Cristo. Se Cristo dissesse: "Ah, é mesmo, está no torá então ele tem razão, não vou discutir." Ele teria quebrado a cara. Desde a tentação no deserto até as armadilhas do fariseus, Cristo, em muitos momentos, questionava e observava o porque de aquilo está escrito. Ao contrário dos mestres que só faziam porque estava escrito na Lei. Cara, desculpa, mas essa de ficar usando trecho bíblico pra convencer quem não acredita, Cristo já mostrou que não cola e a nossa sociedade também já provou isso. Os textos bíblicos são indicações de meios para se estudar e aplicar na vida, não como provas incontestáveis. O próprio Cristo contestou. Paulo veio logo em seguida fazendo isso. Devemos aprender que a bíblia nos apresenta argumentos que servem de base para criarmos nossa teoria que se baseei no que está escrito. Essa passagem de Atos é ótima pra responder essa questão a um religioso que não contesta os escritos bíblicos, mas não serve de nada para um cético. Usar a bíblia para provar a um cético de que aquilo está certo, é igual usar um gibi pra provar que o homem-aranha existe.

    ResponderExcluir