Temos uma dúvida:

O que é o pecado?

Você pode deixar sua resposta como comentário logo abaixo. Se não quiser se identificar, fique a vontade. Estamos perguntando isso porque precisamos da sua resposta para construir nosso próximo artigo.
Então, pra você, o que é o pecado? O que você considera pecado e por quê? Qual a sua definição de pecado?
Não precisa seguir essa ordem, o que queremos mesmo é que você compartilhe conosco seu conhecimento sobre o pecado. Como você o vê e como reage a ele, etc. Estou citando exemplos mas você tem total liberdade pra falar da forma que quiser.


Abraço,
Eliab Alves

9 comentários:

  1. Tudo que fragiliza nosso relacionamento com Deus.

    ResponderExcluir
  2. Pra mim, pecado é tudo aquilo que desagrada a Deus. Eu penso assim pq se não desagradasse a ele não atingiria o nosso relacionamento com ele

    ResponderExcluir
  3. Eu temo responder e a minha resposta ser pecado. Vai que algum líder de alguma igreja lê a minha resposta e me condena...

    Estamos diante de uma definição criada pelo cristianismo. Deus criou o homem, fato. Mas Deus é criação do homem. Em palavra, em sentimento, em crença. Não estou dizendo que Deus não existe, mas se ele existe é porque, de alguma forma, O criamos. A minha criação é baseada em um Deus de amor, enquanto outros tentam dizer que Deus é esse ser castrador e ditador que vai cobrar todos os centavos da conta. Então, "em nome de Deus" se tem feito uma porção de barbáries, uma exorcização da alma humana e isso é muito maior do que o pecado, que é, em termos religiosos, qualquer desvio frente aos dogmas da igreja (=instituição). A concretude do pecado, às vezes, nem passa pelo crivo da sociedade e a pregação do pastor "pré-histórico" fica caduca(Exemplo disso é a separação no casamento. Só pra ilustrar.)

    Mas se insistirmos em entender o que é o pecado, temos de adentrar no universo da alma humana, que é muito complexo, temos de nos humilharmos diante de nossas próprias grandezas e descer para sentir o ser humano que não está numa redoma, mas sim com o pé no chão, que é frágil, carente de amor, de atenção, de irmandade. Acredito muito que a irmandade poderia salvar a humanidade, que a bíblia poderia se resumir em "ame o seu próximo como a si mesmo" (Marcos 12, 31), mas o livro é sábio e tira outras dúvidas, as quais as igrejas não sabem dirimir. Acredito que os homens poderiam se unir em uma só crença: Deus existe e é com Ele que eu vou ter de acertar algo, mas, enquanto ser humano que sou, posso conversar com o meu irmão sobre isso. Não devo castrá-lo.

    Quem assistiu ao filme "Preciosa" sabe que ela, a Preciosa sofre violentação sexual do padrasto e a mãe a humilha e a joga fora de casa. Ela é "adotada" por um casal de lésbicas, que lhe dá carinho, atenção e amor.

    Qual o pecador existente na história? Um amigo evangélico me falou que Deus ia condenar as lésbicas, porque Deus é justo e na Bíblia tem dizendo que homossexualidade é "pecado".

    O que é pecado, então? Vivemos o caso do infindável "uroboros". E a nossa inteligência se transforma no ar.

    Para mim, pecado é a ilusão que a instituição "igreja" tenta impingir no homem.

    Pecado é aquilo que Paulo diz lá em Romanos 14, vers. 23: "E tudo o que não provém de uma convicção é pecado."

    ResponderExcluir
  4. Pecado é tudo aquilo que achamos que é errado, e que de alguma forma pode interferir no nosso relacionamento com Deus, e em Sua vontade. Somos nós que distinguimos o que é, ou não, pecado.

    ResponderExcluir
  5. Então, pra você, o que é o pecado? O que você considera pecado e por quê? Qual a sua definição de pecado?

    Seu capcioso questionamento colorio meu domingo. Me fez refletir.
    Assim, afim de responde-lo, me vi obrigado a retroagir e citar alguns exemplos, oriundos da minha mae, que nortearam minha vida ate bem pouco tempo: "Menino, você não pode dormir sem escovar os dentes, porque Deus castiga; menino, você não pode ouvir as conversas de adultos, porque Deus castiga; menino, você não pode dirigir carro sem habilitação, porque Deus castiga..."

    Quando a questionava, no intuito de saber o por que de tanto castigo, ela me respondia com muita seguranca: porque eh pecado, meu filho! E eu, temente a Deus desde sempre, fazia tudo que ela dizia, ou melhor, não fazia. Uma vez que, já me bastavam os castigos que eu recebia dela. Não queria receber mais castigo algum; imagine, os de Deus.

    Alguns anos depois, acredite: descobri que o primeiro pecado, tratava-se na verdade de falta de higiene. O segundo, falta de educacao. E o terceiro, contravenção penal. Tal descoberta, a priori me deixou meio chateado com minha mae, mas em posterior momento me fez entender (eu acho) o que eh pecado.

    Então, após esta historia nostálgica.. (rs)

    Entendo que o pecado consiste na auto-negacao dos nossos próprios atos, pensamentos, omissões.
    Tomemos como parâmetro a relação homossexual. "Teoricamente", aquele que adentre por tal caminho, estará incorrendo em pecado, o que lhe acarretará o justo castigo de Deus. Não sendo este, de forma alguma, poupado da fúria divina.

    Ok. Não recrimino, tal pouco tenho coragem de ofender a Santa Madre Igreja e seus Representantes com tal questionamento. Mas, humildemente, crente na compaixão divina, em minhas orações lanço essa e tantas outras duvidas ao meu Salvador: Meu Deus, será que aquela relação homossexual, sólida, estável, publica e duradoura, pautada no respeito, amor, carinho, companheirismo, fidelidade, cumplicidade, atenção, honestidade, alegria... Recebera tua ira e total reprovação, so por não ser heterossexual?!

    (Pausa dramática)

    Entendo, talvez ignorantemente, que não. Assim como no exemplo acima declinado, entendo que vários outros "pecados" são forjados em preconceitos, hipocrisias, rótulos, pequenez, egoísmo e falso moralismo.

    Deste modo, acredito veementemente que o pecado pode ser definido, de forma límpida e simples, como a auto-negacao, sincera e muitas vezes secretas, dos nossos próprios atos, pensamentos, omissões.

    Homicídio ou Legitima defesa?! Eis a questão.

    ResponderExcluir
  6. Pecado é a ação do meu eu mal. Pecar, é tudo o que ele sabe fazer. E quando damos corda a esse "eu", nos distanciamos de Deus.

    ResponderExcluir
  7. Pecado é o erro que cometo sabendo que é errado, que contradiz à vontade e a Palavra de Deus, me deixando distante da Sua presença e da Sua comunhão.

    ResponderExcluir
  8. Existe uma coisa que não muda, é aquilo que vem do coração(cerebro),o raciocinio lógico, e o sentimento que brota da alma quando voce e eu erramos( tudo que contraria o que nosso cerebro acha certo de acordo com a convicção que provem do sentimento de que DEUS é o nosso CRIADOR).
    Então o pecado é a certeza de que antes de nós,DEUS já existia, e se,e eu creio n'ELE, o que eu faço errado,é PECADO, graças a ELE que me enviou o ESPIRITO SANTO depois de JESUS, pra me dar a conciencia do erro (pecado) e eu posso chegar a ELE e pedir PERDÃO, e continuar na minha caminhada, com ELE do meu lado, me amparando e dando a mão quando eu tropeço e caio...
    OBRIGADO JESUS

    ResponderExcluir