O castigo dos prisioneiros de Cronos

Um dia eu fiz uma escolha
Hoje essa escolha faz os meus dias

Prometo que no meu leito de morte eu contarei a tu que escolha foi essa
Mas como eu saberei se é a tu que eu estou contando?

Sabe, se eu acreditasse no futuro
Tu estaria sabendo da minha escolha agora
Mas agora eu nao estou no meu leito de morte
Como eu poderia estar morrendo agora no futuro?
Não morri! Afinal, ainda estou escrevendo

O futuro é como um passo prestes a ser dado
Pensar nele não o traz a existência
Ele só passa a existir quando acontece

Seria como planejar essa frase e a próxima
Tá vendo? Ela só existiu quando eu a escrevi

Se meu futuro já está escrito, fui eu que escrevi
Da mesma forma que um dia eu fiz uma escolha
E hoje essa escolha faz os meus dias

Se eu acreditasse no futuro, neste momento eu estaria terminando esse artigo
Mas também estaria começando agora. No passado.
E o meu agora seria o futuro do que ainda vou escrever
A minha escolha me trouxe até aqui
Mas se eu, no meu passado, escolher desligar o notebook e ir dormir?
O que acontecerá com o meu agora do futuro?

Fico mais aliviado em saber que o futuro e o presente são, na verdade, a mesma coisa
Do que imaginar a vida como um filme que já foi rodado
Independente do que eu escolher, minha escolha não será livre
Mas será fruto de uma escolha que precisa ser feita para coincidir com o final

Quando Deus disse que é o Alfa e o Omega, será
Que o omega é o agora, e agora, e agora, e agora, e agora, e agora...?

O tempo está passando...

Tudo é o fim de um ciclo e o inicio de outro.

O fim chegou quantas vezes desde que tu está lendo esse artigo?
E o inicio?

Para cada inicio, um fim. Para cada fim, um recomeço.

E assim é a vida. Um dia teve inicio. De lá pra cá foi construída por fins e recomeços.
E a vida nunca terá fim. Ela "acaba" e recomeça aqui.
Um dia, ela acabará aqui e recomeçará em outro lugar.

Um dia teu dia será construído pela escolha que tu fez
A questão é:
Onde teu dia será construído?

Escrevi a estrofe anterior no dia
03/03/2012 e o relógio marcava 1h44 da manhã.
Mas essa estrofe está sendo escrita no dia 04/04/2012 às 19h44.

Há uma diferença de quarenta e três horas entre uma estrofe e outra.
Mas tu não precisou esperar esse tempo todo pra ler essa estrofe. Mas eu precisei.

O tempo passou diferente para tu e o texto.

O castigo de nós, prisioneiros, é saber que o que acontecerá conosco, redundantemente, ainda vai acontecer. E o mais tenebroso é a duvida que fica no ar: Se o meu futuro não é culpa minha, de quem é?

A sensação é de caminhar num quarto escuro sem saber o que tem pela frente.

Mas deixa isso pra depois
Quer saber?
Talvez eu acorde pensando diferente sobre o futuro
Talvez, no futuro, minha opinião seja outra
Talvez esse mesmo texto tenha uma frase que mude minha opinião

Talvez, talvez, talvez...
A palavra que anda de mãos dadas com a incerteza

Quer saber?
Esqueçamos o futuro
E nos preocupemos com o agora!

Deixe que me preocuparei com o amanhã
Amanhã







Eliab Alves

0 comentários:

Postar um comentário