Lendas dos Judeus #13 (A criação de Adão)


ADÃO: A criação de Adão
Quando finalmente o assentimento dos anjos foi dado à criação do homem, Deus disse a Gabriel:
– Vá e me traga poeira dos quatro cantos da terra. Criarei o homem a partir dela.
Gabriel foi cumprir a ordem do Senhor, mas a terra o repeliu, recusando-se a deixar que ele juntasse poeira dela. Gabriel repreendeu:
– Por quê, Terra, você não cede à voz do Senhor, que fundou-a sobre as águas sem recorrer a escoras ou pilares?
A terra respondeu:
– Estou destinada a ser amaldiçoada, e amaldiçoada por causa do homem1. Se o próprio Deus não vier tirar a poeira de mim, não será qualquer outro a fazê-lo.
Quando ouviu isso Deus estendeu sua mão, pegou poeira do chão e criou o primeiro homem a partir dela. Propositalmente esse pó foi tirado dos quatro cantos da terra, para que se um homem do oriente morresse no ocidente, ou um homem do ocidente morresse no oriente, a terra não se recusasse a receber o morto, dizendo para que voltasse ao lugar de onde havia sido tirado. Quando acontece de um homem morrer, e no local em que é enterrado, ali retorna ele à terra da qual foi gerado. A poeira era além disso de várias cores: vermelha, negra, branca e verde – vermelha para o sangue, negra para as entranhas, branca para os ossos e veias e verde para a pele pálida.
Neste momento a Torá interferiu, dirigindo-se a Deus:
– Ó, Senhor do mundo! O mundo é teu, e podes fazer dele o que parecer bom a teus olhos. Porém o homem que estás agora criando será parco em dias e pleno de conflito e de pecado. Se não é teu propósito ter longanimidade e paciência para com ele, melhor seria não chamá-lo á existência.
Deus respondeu:
– É por acaso que sou chamado de longânimo e misericordioso2?
A graça e a ternura de Deus revelaram-se de forma particular no fato dele ter retirado um punhado de poeira do lugar onde mais tarde se ergueria um altar, dizendo:
– Farei o homem a partir deste lugar de reconciliação, para que ele possa perdurar.
Photo by Iain R
Escultura: Ron Mueck
1 Gênesis 3:17
2 Êxodo 34:5,6





Lendas dos Judeus é uma compilação de lendas judaicas recolhidas das fontes originais do midrash(particularmente o Talmude) pelo talmudista lituano Louis Ginzberg (1873-1953). Lendas foi publicado em 6 volumes (sendo dois volumes de notas) entre 1909 e 1928.
Tradução: Paulo Brabo

0 comentários:

Postar um comentário