κανένα άτομο

Você deve estar se perguntando: "Que danado de título é esse?" Calma. Já já você vai entender.
 O termo ateísmo, proveniente do grego clássico ἄθεος (transl.: atheos), que significa "sem Deus". (wikipédia)

Como não consegui encontrar ou formular a transliteração do termo κανένα άτομο então trouxe da forma original mesmo. Tá, mas o que isso significa?
Bem, ἄθεος (pronuncia-se: áteus) é um termo do grego clássico que depois de sofrer uma transliteração temos: atheos, que em português significa Ateu (aquele que rejeita a crença na existência de divindades e outros seres sobrenaturais). 

"Eliab, ainda não tô entendendo nada."
Calma! Daqui a pouco tudo vai ficar mais fácil.

O termo que usei no título desse post, κανένα άτομο (pronuncia-se: kanéna átomo) é uma expressão grega que significa "sem homem". 

Ao contrário do ateísmo, o κανένα άτομο (kanéna átomo) seria aquele que rejeita a crença na existência de seres humanos.

Tá, mas isso existe?

Agora existe! 
Não sei se alguém já usou ou usa esse termo, mas tive de criá-lo para que possamos entender o objetivo desse artigo.

Agora vamos largar as aulas de grego clássico e vamos nos concentrar na proposta do post. (Que vai ser bem mais fácil de entender).

A maioria de nós já deve ter tido qualquer tipo de relação com algum ateu. Quer seja lendo um artigo ou debatendo no busão. Eu amo conversar com ateus. Não pra impor meus argumentos, mas para conhecer o amigo "incrédulo" e me relacionar com ele através de uma conversa da mesma forma que me relacionaria com outra pessoa. Muitas vezes eu dou o maior valor a alguns argumentos deles mas muitas vezes eles me decepcionam. Tenho certeza que eles me enxergam assim também.

Enfim, o argumento mais utilizado no meio ateísta é sobre o problema do sofrimento. "Se Deus existe por que coisas ruins acontecem?" "Por que Deus permite que o câncer acabe com a vida da pessoa que eu amo?" "Se Deus existisse Ele se mostraria pra mim". Em suma, os argumentos giram em torno da "falta" de provas concretas da existência de Deus ou, na maioria das vezes, por causa do sofrimento alheio que Deus, se existisse, deveria tomar uma providencia.

Meus dedos estão coçando para criar um artigo apologético sobre esse tema. Mas esse não é meu objetivo nesse momento. Se nossa fé em Deus fosse baseada na eliminação das interrogações não seria fé. Tenho muita coisa pra falar sobre esse assunto mas vou deixar pra outra ocasião.

Voltando... 
A "evidência" da inexistência de Deus se dá em Ele não corresponder às nossas expectativas, não entrar de cara em algo que Ele poderia intervir, ou não salvar nosso ente querido à beira da morte. Ao enxergar por esse ângulo vemos um Deus sádico, miserável, impotente e descuidado. Um Deus que deveria entender que nós precisamos de algumas respostas e que está fazendo muito mal seu trabalho. Vamos ser sinceros. Esperamos que Deus nos sirva porque achamos que somos merecedores. Deus tem de nos oferecer segurança, conforto, respostas, uma rede e um suquinho de laranja de vez em quando! Pensamos dessa forma porque temos a ideia de que somos seres que têm de ser agradados e somos bons demais para sofrer. Quando vimos algo que foge do que se esperava de uma vida perfeita, cerramos os punhos, levantamos as mãos para o céu e maldizemos O Poderoso Chefão.

Nessa linha de raciocínio eu me peguei pensando: Desse lado da existência existem seres humanos que não acreditam em qualquer forma de ser divino (ateus), na maioria das vezes por Ele ou eles não corresponderem ao que se esperava. E se do outro lado da existência existisse seres divinos que não acreditam na existência dos humanos? (κανένα άτομο/ kanéna átomo)!

Você deve está pensando: "Vishe! Esse doido fumou uma maconha muito estragada."

Não estou defendendo a tese de que isso exista. Só quero te levar por um caminho que dê para você entender o objetivo desse post no fim de tudo.

Se eu estivesse com o objetivo de defender essa ideia, o primeiro contra argumento que você poderia usar para me desarmar era: "Mas do lado de lá eles podem ser ensinados por Deus. É impossível que Deus prove algo a qualquer ser e esse ser ainda tenha alguma dúvida naquele assunto." Então espero que fique claro que provar que existe kanénas átomos não é meu objetivo aqui.

Continuando...
Que loucura! Poderíamos dizer. Claro que nós existimos. Quem em sã consciência duvidaria da nossa existência? 
Pois é. Isso é bastante ilógico. Para nós!

Mas tente imaginar com outra ótica. Imagine, se quiser, você vivendo em uma dimensão superior, vivendo num espaço imaterial, convivendo com seres divinos, conversando com Deus sempre que quiser. E você, em um momento da sua existência ouve falar da existência de outros seres fora do espaço em que você vive. E você aceita numa boa as provas da existência daqueles seres, agora chamados de humanos. Depois você ouve boatos de que os humanos não se relacionam uns com os outros da mesma forma que você se relaciona com os seres que convivem com você. Os humanos matam uns aos outros, tentam se colocar em posições de superioridade, e o pior de tudo, tentam viver independente do relacionamento com Deus. 
Você vai pirar! Isso foge da sua realidade, você não está acostumando com aquele comportamento. Algo nos humanos te revolta e você não sabe de onde vem essa consciência de que eles estão errados. 

Você pode dizer: "Eu posso até acreditar que eles têm algo chamado matéria. Até engulo a possibilidade de eles viverem dentro de algo chamado espaço/tempo. Mas agir de forma imoral e separada de Deus? Cara, isso não dá pra mim. É impossível que esses seres existam. Isso tá mais pra conto de fadas. Tenho mais o que fazer do que ficar acreditando nesses seres que fogem da lógica

Mas por que você pensaria dessa forma? Porque todo o comportamento dos humanos está fora do espaço que você conhece. Pra um kanéna átomo é impossível que exista algum ser que não se relacione com Deus ou que faça mal ao semelhante. Da mesma forma que para um ateu é impossível que exista um ser superior que não ajuda quando precisamos.

Você percebe que tudo gira em torno de um espaço de atuação e possibilidades? 

Eu sei porque sinto inveja do cara mais rico que eu. Mas isso é inimaginável para um kanéna átomo. Um ser divino sabe porque Deus não intervém em certas ocasiões, mas para nós isso é inexplicável. É até motivo para nos tornarmos ateus. Eu sei porque prefiro abandonar Deus e seguir a vida às minhas custas. Mas para um anjo, por exemplo, isso é ilógico, irracional e motivo para ele se tornar um kanéna átomo. 

O meu objetivo com esse post é mostrar que nós, humanos, agimos de forma completamente inconcebível para um ser de outra dimensão. Nós odiamos o semelhante, cuspimos na dignidade, nos orgulhamos das nossas falhas, mas isso não prova a nossa inexistência, afinal, existimos!

Acho que esse post pode se resumir em uma ilustração:

Imagine Deus olhando pra nós e pensando:

"Meu eu! Como isso é possível? Se não fosse eu que os tivesse criado, não acreditaria que eles existem!"
E algum anjo diria:
"Senhor, alguns deles não acreditam na nossa existência."
"Que loucura! Outro anjo interromperia. Claro que nós existimos. Quem em sã consciência duvidaria da nossa existência?"

Meu objetivo não era criar um artigo apologético, como falei no início, mas olhando bem, até que serve de apologia, né?

Só quero deixar uma coisa bem clara:
Da mesma forma que Deus faz ou não faz coisas que nos leva a duvidar da sua existência, talvez nós possamos fazer coisas que outros seres duvidem que existamos!

Para encerrar o post eu só te peço pra imaginar mais uma situação:
Imagina um Kanéna átomo duvidando ao máximo da nossa existência por causa dos erros que cometemos. Pecamos contra nós mesmos e contra Deus. E isso, para um Kanéna átomo, é impossível. Um ser que faz isso não pode existir.
Agora imagina um Kanéna átomo descobrindo que Deus oferece perdão a todos os humanos que creem na salvação por meio de Cristo independente dos erros e defeitos?!

Cara, alguém no céu pode estar questionando Deus neste momento!


Abraço,
Eliab Alves Pereira


0 comentários:

Postar um comentário