Box: Lendas dos Judeus (Introdução)

Lendas dos Judeus é uma compilação de lendas judaicas recolhidas das fontes originais do midrash (particularmente o Talmude) pelo talmudista lituano Louis Ginzberg (1873-1953). Lendas foi publicado em 6 volumes (sendo dois volumes de notas) entre 1909 e 1928.


Iremos postar um texto por dia das Lendas dos Judeus. As lendas se resumem a pequenos textos que contam de uma forma criativa e cheia de informações algumas histórias do livro Gênesis. Da mesma forma que é na bíblia, Lendas dos Judeus relata as histórias em forma de conto ou poema popular. Devemos acreditar na sua descrição? Bem, acredito que deve ser levado em consideração mais do que a interpretação do conto original tem sido levado hoje em dia em nosso país. Você que lê o JovenSapiens com frequência, já deve ter topado com algum post que explica sobre a narrativa de Gênesis. Ao contrário do que crescemos ouvindo, a narrativa do Gênesis é muito mais do que aquilo que está escrito e o seu significado original é muito, mas muito diferente do que nos ensinaram. O Gênesis, em sua leitura original, é lido como poema, conto ou lenda popular, dependendo da história. Ou seja, o que devemos analisar é bem mais o seu significado do que o que está estampado pra todo mundo ver.
Se você contar a história de Adão e Eva, por exemplo, a um Judeu, provavelmente ele não saberá sobre o que você está falando. Enquanto "nós" lemos a história de Adão e Eva como a maneira que perdemos nossa imortalidade e fomos expulsos do paraíso, o Judeu lê a mesma história entendendo que isso se trata de uma maneira de como educar os filhos apresentando-lhes uma moral e uma consequência caso aquela ordem seja violada.
"Nesse sentido, a história de Adão e Eva, longe de ser apenas a história de como perdemos a imortalidade, pode ser melhor descrita como sendo 'a história de como somos capazes de viver corretamente', tendo recebido a faculdade crítica do discernimento moral e desenvolvido desse modo a habilidade de obedecer à aliança.
E não é só isso. Não apenas a capacidade de discernir certo e errado é a marca do ser humano maduro, mas há outro modo engraçado em que a história do jardim diz respeito à psicologia do desenvolvimento. Precisamente como crianças, o primeiro casal aprende o que é certo e o que é errado recebendo uma regra para obedecer, transgredindo essa regra e sendo punidos por essa razão. A narrativa está fundamentada na simples observação do modo como ensinamos nossos filhos a fazer os mesmos discernimentos.

(Alan F. SegalLife After Death)
Espero que vocês gostem das Lendas dos Judeus. E só um aviso: Não leiam tentando achar verdade na descrição dos contos, leiam aproveitando a boa leitura e tentando entender o significado por trás da narrativa, ok?


Abraço,
Eliab Alves
Recomendamos: "Os mesmos discernimentos" http://jovensapiens.blogspot.com.br/2012/03/os-mesmos-discernimentos.html

1 comentários: