Prazer em comer lixo!

Dia 19/07/2011 foi ao ar a estréia de mais uma temporada de um reality show da nossa TV. Acredito que muitos que estão lendo esse post, assistiram ao programa. Eu vi porque precisava assistir antes de criar esse post, mas não costumo fuçar sempre a lata de lixo!
Muitas vezes eu prefiro não levantar opinião sobre determinados assuntos sabe? Mas nessa ocasião, vou deixar algumas reflexões sobre o desenvolvimento do programa mas espero que vocês criem suas próprias conclusões e reflexões.

Diga-me uma coisa: O que nós esperamos de nossa saúde espiritual enquanto nos embebedamos com esse tipo de programa? Não quero bancar o legalista, só quero analisar algumas coisas. Espero que você não volte-se contra minhas ideias só porque é um fã desse tipo de coisa. Se é esse seu argumento, é melhor nem perder ser tempo publicando. Se você não concorda, deixe argumentos favoráveis à sua defesa.
O que esperamos do nosso relacionamento com Deus depois de vermos tanta porcaria na TV? Você não concorda? Então responda-me: Depois de passar 1h (sei lá, o tempo do programa) vendo uma mulher batendo na tua cara com os seios, com a bunda toda de fora, depois de ver apologia a contenda, consumo de alcool, citações de palavras de baixo nível, fofocas, brigas, mentiras, incentivo a todo tipo de consumismo, o que é que você vai fazer depois de ver isso tudo? Pegar a bíblia e analisar algumas passagens? Iniciar uma oração que dure umas 3 horas? Esse tipo de programa vai te instigar a fazer isso? Esperamos que nosso relacionamento com Deus melhore mas vivemos aprovando coisas que Ele odeia! Você já parou pra pensar que muitas coisas que você ama, Deus simplesmente ODEIA? Você já pensou nisso?
Reclamamos tanto com Deus porque nosso relacionamento com Ele vai mal, Ele não fala conosco, nós não sentimos arrependimento verdadeiro, nossa igreja está na mesmice, ou não conseguimos nos concentrar enquanto oramos a Ele, nem mesmo oramos, o grupo de jovens da igreja está fraco, frequentando pouco, as pessoas não se importam de prestar um culto sincero a Deus. Você queria o que? Enchemos nossa mente de porcaria e logo em seguida saimos para ir a igreja "prestar culto a Deus". Isso é o caso mais ridículo de hipocrisia. Estamos "adorando" a Deus enquanto nossa mente se alimenta de coisas que Ele detesta. Você acha que seu culto será aceito por Ele? Não venha me dizer que Deus não rejeita culto. Vejamos o caso de Caim, por exemplo. Ele fazia o que era de costume, mas seu coração não estava ligado em Deus, seu prazer estava em outras coisas, Deus era só um segundo plano. Ele achava que seu culto a Deus seria aceito porque ele estava cumprindo o ritual. Será que estamos fazendo isso?

Será que pra Deus basta nossa presença na igreja? Será que basta o hino que você canta, ou a coreografia que você apresenta? Será que é o bastante pra Deus você tocar na banda da igreja? Isso é importante sim pra Ele, mas se seu coração estiver fazendo aquilo com prazer. E tome muito cuidado com isso. Costumamos distorcer muito isso.
Escutamos alguma música bonita dentro da igreja, nos emocionamos e achamos que é Deus falando ao nosso coração. Quando na verdade nosso prazer está somente na melodia daquela música. Muitas vezes a letra segue um caminho totalmente contrário ao que costumamos seguir, mas mesmo assim estamos cantando. O que você acha que Deus faz uma hora dessas?

Através de algumas músicas nós declaramos que somos justos, filhos de Deus, que iremos fazer algum coisa que exija nosso esforço, vamos ir a Africa evangelizar, somos puros de coração, e eu imagino Deus olhando pra nós e dizendo: Mentira! Vocês não são isso. Vocês não farão isso. Mentirosos! E nós estamos alegres e achando verdadeiramente que estamos fazendo a coisa certa. Que vergonha!
Você pode dizer: "Mas Eliab, eu sinto que estou fazendo a coisa correta" E eu dire: "Como você sabe?" E você me responderá: "Por que meu coração me diz isso!" É isso? Como você pode confiar a ele seu culto a Deus uma vez que a bíblia nos ensina que nada é mais enganoso que nosso coração?
E tudo isso por que? Porque nosso coração e nossa mente estão tão cheios desse mundo podre que basta qualquer emoção produzida no culto pra nos satisfazer e nomeá-la como a Presença de Deus. Estamos tão mortos pra Deus que isso acontece sim. Não conhecemos seu agir, nem sua presença, seu poder, sua personalidade, mas mesmo assim nos julgamos filhos dele. Por que? Porque você sempre vai ao culto? Ora, Judas andava pra todo lugar com Jesus!
"Por que vocês me chamam 'Senhor, Senhor', se não me obedecem?" (Lucas 6:46)

Eu não estou aqui para julgar vocês. Eu estou aqui falando como um cara a beira do precipício falando pra pessoas a beira do precipício. Cuidado! Nós estamos caindo e nossas mãos estão muito distantes do Senhor.

Eu sentei pra ver a estréia do reality show e teve um momento que eu me vi rindo com algumas coisas e talz. E depois eu olhei pra mim e disse: "Eu estou gostando disso? Como eu posso dizer que amo a Deus se eu amo esse tipo de coisa?" Não podemos servir a dois senhores lembra? Eu estarei mentindo se disser que sou umservo de Deus mas mesmo assim, promovo esse tipo de coisa, a minha atenção que deveria ser toda do meu Senhor, eu dou a esse tipo de coisa. Eu me vi em alguns momentos que eu disse: "Cara, aquele decote e aquele fio dental estão me atraindo, minha mente está imaginando muitas coisas a esse respeito, isso está me dominando!" E o pior de tudo sabe o que é? É que nosso povo tá curtindo isso. Eu estou vendo isso em mim. Mas e os outros? Eles estão enxergando isso, ou pensam que é apenas uma forma de entretenimento? Cara, meu amigos estão vendo isso, minha família, o pessoal da minha igreja. Como podemos vencer o mundo se comemos todo o veneno que ele nos oferece? Como vamos ter força contra ele?

Você pode dizer: "Isso é besteira da sua cabeça, Eliab. Você está exagerando!" Não! Eu não estou exagerando! Eu estou sendo verdadeiro com vocês. Quantos jovens na minha idade estariam dando a cara a bofete numa situação dessa? Dando motivos de ser chamado de careta, irracional, idiota. Você acha que isso é fácil? Você acha que eu estaria falando isso se fosse mentira? Pense!

Ó Deus, perdão, perdão, perdão. Pecamos contra Ti e nem se quer notamos isso. Achamos que nossa presença na igreja vai nos levar até o Senhor, uma vez que nossa presença naquele lugar é uma ofença à tua Glória. Temos uma lata de lixo em nossa sala de estar que nos faz engolir tudo que o Senhor odeia. E mesmo assim esperamos que o Senhor aja em nossa vida. Por que somos tão burros em relação a isso? Será que ficamos tanto tempo nos deliciando de outras coisas que não vêm de Ti, que acabamos esquecendo o sabor da Tua Presença? Ou pior, talvez nunca tenhamos esperementado de Ti ó Deus! Como alguém que vive comendo carvão vai desejar continuar comendo carvão depois de experimentar leite condensado? Isso não só prova que nunca conhecemos o sabor do doce? Perdão, Pai. Perdão! Perdoa-nos em nome de Jesus, Amém!

Abraço,
Eliab Alves Pereira

6 comentários:

  1. É. Temos que aprender a amar o que Deus ama e odiar o que Deus odeia!

    ResponderExcluir
  2. vamos ir a Africa evangelizar, somos puros de coração, e eu imagino Deus olhando pra nós e dizendo: Mentira!
    eliab, nos planos de faze um volta no planeta terra inclui a africa, sabe pq DEUS ele nos capacita p\ ajuda os ñ capacitados...como eu disse p\ vc conversando pelo msn que eu quero cursa jornalisno mas sabe porque?
    toda fez que eu ligo a tv p\ mim aliviar depois de um dia de escola e outras atividades vejo no jornal, um homem foi morto atiros, um menino foi estrangulado, isso é o que eu quero que meus filhos ouça quando ligar a tv. não...
    o reality show,dizendo a verdade, eu gosto pq são mas um progama p\ nos derveti,depois de um dia de cansativo....eu acho que vc esta se perguntando, não tem nada melhor? eu te respondo: sim, mas fazer o que se somos pouco, que gosta de assisti coisas que ñ estão na lata do lixo.eu te adimito uma coisa antigamente eu assistia todos proganas que ñ prestava,mas depois que começei p\ igreja vejo esse realyti, como uma fonte de eu fica infornado mesno que eu ñ goste..o unico que eu gosto mesno é o BBB... por que, la so entra gente que presisa de um empurão p\ crece na vida...ex: dissoé que muito deles ficam na enissora...eu tenho certeza de todo fruto ruin pelo mesnos uma parte dele estar boa...de tomal da p\ tira um pouco do bem....
    abraços..m@xs..

    ResponderExcluir
  3. Volte ao texto e leia-o novamente. Vai encontrar minha resposta ao seu comentário.

    ResponderExcluir
  4. Companheiro, estou impressionado com a sua lucidez. Mas, chamar esse programa de lixo é elogio. Conheço pessoas que vivem daquilo que recolhem do lixo, mas desse tal programa, o que pode ser aproveitado? Até as chamadas são repugnantes.
    Penso no texto do profeta Isaías: "Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito;" 53:11b
    Que satisfação e/ou alegria terá o Senhor com o remido que se propõe a gastar tempo com isso?
    Quer divertir-se nesse horário? Certamente encontrará alguém interessante para conversar, um livro para ler, uma criança para contar história, enfim, seja criativo. O Senhor renovou a sua mente, não permita que o mundo volte a contaminá-la.

    Que o Senhor nos abençoe!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Pois é.. como diz Mateus 7.21.
    Nos últimos tempos não paro de pensar na hipocrisia dentro, entranahda na igreja. E quando chega o domingo a noite, todos se tornam santos, enchem suas bocas para cantar (sim, cantar, louvar está muito além disso)hinos e louvores com seus corações sujos, o qual muitas vezes nem permitem que Deus lave.
    Porque elas preferem a podridão do lixo transmitido para dentro de suas casas, do que a vontade de Deus.
    Triste realidade..

    ResponderExcluir
  6. infelismente tenho que concordar c/ o que vc disse, dizemos que amamos a Deus mas fazemos totalmente o contrario.Adquirimos o mau habito de assistir porcarias, e o pior é que gostamos, por tanto não fazemos nada pra mudar a situação, mesmo sabendo que isso desagrada a Deus, à quem dizemos tanto amar, e quando chegamos na igreja esperamos que Ele receba a nossa "adoração", quando na verdade n~ estamos o adorando de verdade, n~conseguimos enganar nem a nós mesmos.No fundo sabemos estar errados, mas somos acomodados e preguiçosos de mais para fazer algo a respeito, e por que n~errar um pouco mais? Deus vai perdoar tudo mesmo! só que n~é assim para que ele nos perdoe é nescessario haver um verdadeiro arrependimento, n~só da boca pra fora.Ele conhece os nossos corações é impossivel engana-ló.

    ResponderExcluir