Criaram algo maior que Deus

Dizem que quando desafiamos Deus de alguma forma, ele acaba destruindo o que utilizamos para desafiá-Lo provando que os pequenos insetos estavam equivocados com a afirmação ou desafio, seja lá o que for. Todo mundo já deve ter visto texto sobre o Titanic "Nem Deus afunda esse navio", Cazuza, John Lennon, a garotinha da caixa de ovos no porta malas e tantos outros. Já tentei muito acreditar nessas estórias mas não consigo. Digamos que por ironia do destino eu acredite nesses puxões de orelhas divino. Daí o motivo pelo tema desse post. Espero que Deus me corrija e prove, de preferência com a destruição do que eu estou afirmando ser maior que Ele, que minha afirmação está errada.

Pela linha de raciocínio dos maníacos por coincidência, se eu ofender a Deus de alguma forma, devo me preparar para consequências. Quando digo que existe algo maior que Deus, me refiro a religião. Daí minha expectativa para que Ele realmente olhe com um tanto de ira para essa afirmação e destrua essa doença só para me mostrar que eu estou errado!

Vamos deixar a descontração de lado e nos focar na ideia principal do texto. Claro que você não deve acreditar que eu acredito nessas manipulações sobre o divino. Tudo que eu citei é mais para aliviar o peso de um assunto tão irritante.

Conversando com um grupo de amigos, tive a infelicidade de perceber que, não importa quais as necessidades e problemas dos outros, ou quão boa é a ideia para ajudar alguém, tudo só sai do papel se a religião permitir. Percebi que por mais que as pessoas falem que devemos seguir o princípio de sua religião, elas mesmas dividiram um único princípio em dois. Toda religião tem em comum o principio moral. Mas o que ela faz pra (des)organizar as coisas? Pega esse principio e divide, ou melhor, cria outro para seguir e diz que é a mesma coisa. Ela vem e nos apresenta o princípio dogmático. Que passa a ser pregado e ensinado como se fosse o principio moral. E sem que muitos percebam, acaba substituindo o antigo principio, que por sinal é perfeito, por algo doentio e destruidor.
O que percebi durante a conversa é que se você tem a oportunidade de mudar a vida de alguém de uma forma sadia e proveitosa, mas os principio dogmáticos de sua religião não permitem, essa pessoa vai continuar na mesma porque VOCÊ se importa mais em obedecer um conjunto de regras do que tirar alguém da lama.

Digamos que eu pertença a religião "A" e ela não me permite usar camisa preta. Eu vou trabalhar com uns amigos em um grupo focado em causas sociais, tentando levar um conforto e tirar as pessoas da miséria. Só tem um ENORME problema, o uniforme desse grupo é uma camisa preta. Eles não podem mudar porque já existe todo um significado por trás daquele padrão de camisas, já são rotulados por causa do uniforme e não vão mudar por causa de uma pessoa, correto? O que eu faço? Se eu for um doente religioso, vou abrir mão dessa oportunidade de ajudar o próximo por causa da regra da minha religião.

O interessante de se perceber é que toda religião tem como principio moral, a própria moral! Todas têm a solidariedade e o amor pelo próximo como características semelhantes. Quando eu deixo de praticar isso, eu substituo o principio moral pelo principio dogmático. Lembra do que foi falado no início?

Se o pioneiro da minha religião, Cristo (Cristianismo), Buda (Budismo), Maomé (Islamismo), Lao-Tse (Taoísmo), Allan Kardec (Espiritismo), seja lá quem for, se ele pregou (acima de tudo), o amor ao próximo e a solidariedade e eu deixo um conjunto de regras impostas por quem quer brincar de ser um desses líderes me atrapalhar nessa missão. Cara, tem algo de errado ai. O que eu chamo de princípio dogmático, pode ser conhecido como religiosidade. O que deveria ser colocado como prioridade na minha religião, eu deixo de lado para seguir o que diz a cartilha do ABC religioso.


Por que eu disse que esse mal se tornou maior que Deus? Bem, primeiro, pra ver se Ele faz aquilo que comentei no início, pra ver se Ele destrói esse mal e me mostra que eu estou errado (claro que você não deve acreditar nessa possibilidade). Mas o motivo real por eu ter falado isso é que, realmente a religião se tornou maior que Deus. Porque ela se tornou o próprio deus de quem a coloca acima de tudo. Em que sentido ela se tornou maior que Deus? No sentido de manipular, no sentido de exigir um padrão imposto por ela, no sentido de te limitar a colocar em prática algo que possa ajudar o próximo se essa prática extrapolar os limites determinados pela mesma. No sentido de barrar o princípio moral que o pioneiro da própria religião deixou. E principalmente, no sentido de ser quem controla sua vida. Esse era pra ser o lugar de Deus.


Tomemos Cristo por exemplo: Se ele fosse seguir as regras (não me refiro a todas, mas as que o impediriam de cumprir sua missão), primeiramente ele nem teria vindo e a essas horas você estaria no inferno ou a caminho de lá. Que regras? As suas próprias regras. Pra começo de conversa, ele não poderia tomar nossos pecados e nos justificar, porque a regra dele diz que "O que justifica o ímpio, e o que condena o justo, são abomináveis ao Senhor, tanto um como o outro." (Provérbios 17:15). Já que Ele é Justo, ele não poderia justificar o ímpio (nós) nem condenar o justo (Ele). Seria injusto com Ele mesmo e com sua palavra. Mas o que ele faz? Você já sabe do resto da história, não é? (Chega a ser um pecado falar só isso a respeito dessa passagem tão gigante, mas vou ter de me conter).
Outra coisa, como um Ser soberano, Ele não deveria se tornar igual aos insetos que estão condenados. Por definição Ele não poderia ser menos que os anjos e igual aos homens e ainda assim ser soberano. Seria contraditório. Ele é o Senhor do universo mas onde está seu exercito celestial? Ele abriu mão de suas regras, definições e direitos para colocar em prática Seus maiores princípios, o Amor e a Graça. Ele deixa sua regra de lado e veste a camisa preta.


É por isso que religião nenhuma no mundo me convence de que está fazendo o trabalho correto na atualidade. Muitos fazem para aparecer. Poucos fazem para mudar.


Criaram algo maior que Deus! O quê? A religião! 
Ela é maior que Deus. Ela é maior que Deus só em errar, porque Deus nunca errou! 
(Parafraseando Reginaldo Rossi)


Abraço,
Eliab Alves Pereira

0 comentários:

Postar um comentário