Vivendo sem máscaras?

Algo despertou minha curiosidade hoje. Eu dou aula (quando vou) na classe dos Juniores da escola bíblica lá da igreja que frequento. Hoje não foi quase ninguém pra aula, na verdade, só uma aluna. Então pedi pra ela assistir a aula na turma dos Pré-Adolescentes. Enquanto isso eu fui assistir a aula na turma dos adolescentes. O título da lição foi a seguinte: "Vivendo sem máscaras".

A professora fez um breve resumo das lições passadas, fez algumas perguntas e seguiu com a lição. Depois foi a vez do outro professor. Ele perguntou que tipo de máscaras nós poderiamos citar para ele escrever no quadro. Poucas pessoas falaram. Mas alguém falou que as vezes usamos as máscaras da roupa, da música, da mentira, etc. Da roupa quando nos vestimos de um certo modo fora da igreja (que foi o exemplo mais citado) e quando estamos dentro da igreja nos vestimos de outra maneira para mostrar que estamos de acordo com as regras. A música foi citada pelo mesmo motivo. A mentira, quando nos escondemos por trás de mentiras (lógico). E por ai vai...

Mas uma coisa me chamou a atenção e é o que eu quero compartilhar com vocês.

O objetivo da aula, creio eu, era de mostrar ao alunos que não devemos nos esconder por trás de qualquer tipo de máscara. Que se não gostamos de algo, não devemos nos esconder na máscara da mentira em dizer que gostamos só pra dar uma de legal. Que não devemos nos esconder na máscara da falsidade (que não é difrente da mentira) quando estamos sendo gentis com alguém mas que quando essa pessoa não está nós falamos mal dela. Entre outros exemplos...

Com tudo, a ideia era mostrar que não devemos mostrar algo que não somos porque isso é errado.

Até ai tudo bem. Mas uma coisa me encomodou. Uma pergunta que explodiu em minha cabeça e que fiz questão de não perguntar para não estragar o clima de "tudo bem".
A igreja está cuidando para que não nos cubramos com máscaras. Ela nos diz que isso é errado. E que não devemos fazer isso. Ok! Mas...

E quando é a igreja que nos dá as máscaras? O que fazer?

Quando ela exige que vistamos certo tipo de roupa, ou que escutemos certo tipo de música, ou que não falemos algumas palavras (não me refiro a palavrões), ou que não devemos fazer isso ou aquilo, o que fazer? Uma hora ela nos ensina que não devemos usar máscaras mas depois ela chega com uma "máscara cristã" para usarmos. E aew?

Será que máscara é somente aquilo que os outros usam? As vezes julgamos as pessoas mascaradas mas não vemos que estamos usando máscara também. Não vamos esquecer que as máscaras têm aberturas nos olhos. Pena que só servem para enxergar os outros. Alguém mascarado dificilmente enxerga sua própria máscara.

Não quero me estender nesse post. Também não quero aqui julgar ninguém. Só quero deixar essa reflexão pra você. Espero que possamos realmente viver sem máscaras.

Você usa a máscara por tanto tempo que se esquece quem você é. (V de vingança)

Abraço,
Eliab Alves Pereira

9 comentários:

  1. Pera aew ... Quando você fala da igreja nos dá máscaras é em relação ao convencimento, seja da conversão (não quero aqui discutir sobre quem é salvo ou não)ou coisa parecida?

    ResponderExcluir
  2. Cara, perdoe-me pela ignorância, mas não entendi sua pergunta. Poderia reformulá-la?
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Como a igreja pode estar nos dá mascaras? Você se refere as falsas doutrinas?

    Também não entend a pergunta de cima.

    Isabel Lopes

    ResponderExcluir
  4. Não! Não me refiro às falsas doutrinas, mas aos costumes desnecessários. E analisando melhor, podemos encaixar doutrinas sim.
    .
    Vou usar exemplos aqui e não vou restingir denominações!
    .
    Na Assembleia de Deus, por exemplo, na maioria das congregações as mulheres não se podem usar calça ou jóias por algum motivo que não entendo. Alguns dizem que é pq dessa forma elas estão sendo vaidosas ou estão sendo sensuais. Já ouvi alguém falar isso. Acho uma estupidez, mas fazer o que né?
    Mas continuando, digamos que uma mulher gosta de se exibir e provocar os homens, ela congrega na bléia, usa roupas "compostas" e talz. Mas o coração dela deseja provocar. A máscara ai que a igreja deu foi a "roupa composta". E agora ela vai ser conhecida como crente e serva de Deus porque está usando aquele tipo de roupa,enquanto seu coração não se comporta como o coração de algum convertido.
    Vejamos outro exemplo, um jovem gosta de ouvir Hip Hop. Se ele tocar na banda da igreja, ele jamais vai tocar o ritmo que ele curte, por mais que as letras sejam boas, ele não vai tocar porque as pessoas vão falar mal. Desse jeito, ele vai tocar apenas músicas que agradam as pessoas. Isso deixa de ser uma máscara dada pela igreja?
    .
    Em algumas igrejas batista não se acredita no batismo com o Espírito Santo. Isso é uma questão doutrinária. Digamos que alguém lá acredite, tenha tido alguma experiência ou algo do tipo. Por mais que ela acredite, ela não vai poder se expressar em relação a isso pq quase todo mundo vai julgá-la errada. Isso não deixa de ser uma máscara!
    .
    Na bola de neve, por exemplo, a galera já é mais liberal e talz. Não sou contra, mas tem gente que usa a liberalidade de lá pra aloprar. Querem viver uma vida "louca", sem limites, e talz. Estão se escondendo na mascara da liberalidade. Eu vivo assim, mas vou a igreja, minha igreja permite. Não é bem assim ok? (OBS: Não estou dizendo que são todos!)
    .
    O que eu quero dizer é que nossa fé e nossa vida é, ou melhor, DEVE ser guiada por Deus, nosso credo, nossa liberdade, nossa adoração, TUDO deve ser instruído por Deus porque Ele é quem realmente nos muda. E afinal, é tudo pra Ele mesmo correto?
    Doutrina ou costume não muda ninguém. Deus muda tudo!
    .
    A questão é: De que adianta eu fazer algo imposto pela igreja pra agradá-la se meu coração não está vivendo aquilo?
    Em outras palavras: De que adianta esconder quem realmente eu sou? Se você analisar isso é viver em mentira. Será que vale a pena viver como um "santo" mas mentindo?
    .
    .
    só me respondam uma coisa:
    A quem devemos agradar? A Deus ou a igreja?
    Vale mesmo apena viver de uma forma pra agradar aos outros enquanto Deus está irado consoco porque nosso coração está podre?
    Não sei se vocês perceberam mas isso é hipocrisia. É disso que Jesus Cristo estava falando quando citou os sepulcros caiados.

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Bela explicação.

    Devemos agradar a Deus, pois Ele é autor e consumador de nossas vidas, no entanto, devemos não agradar, mais sim, preservar a igreja.

    Se pensarmos da seguinte forma, de que somos a igreja, a igreja de Cristo, e que somos templos santos do Senhor.

    Devemos agradar a Deus e preservar a igreja de Cristo.

    Abraço Isabel Lopes

    ResponderExcluir
  6. eliabe...eu sempre mim preucupe com isso..será que estou usando mascaras? fazendo o que a igreja mim manda fazer? chegei a serguitem conclusão que DEUS deixo na terra a sua dotrina mas nos deu livre arbitro, e nos deu adisisão do certo e errado, nos deu os sentimentos para que nos possanos sencibiliza os nossos erros... eu sempre busqueise eu mesno, mas sem prudicar-me na igreja, eu odeio ir p\ igreja de calça,eu só vou quando eu quero sabe porque,eu tenho minha conceencia que com aquela roupa DEUS ñ vai mim deixa de amar...eu acho que é bom esta perto de Deus, mais tem muita gente que esta dentro da casa dele que ñ sabe dizer quantas macaras eles tenhe.mas um dia eles vão perceber que avida tem muitas mascaras,e se vc deixa eles nuca acabara...

    as macaras são para aqueles que ñ se conhencer ou p\ aqueles que ñ aceita o fato que DEUS é o unico caminho p\ salvaçao....

    ResponderExcluir
  7. eliab---eu te pergunto qual sua mascara que vc demoro muito p\ percebe que estava usando????é quando vc percebeu qual foi sua reação,e sua atitude p\ mudar?

    ResponderExcluir
  8. Maxsuel, só uma coisa: Meu objetivo com esse post não é jogar as pessoas contra a doutrina da igreja, afinal, devemos respeitá-la pq é o q a bíblia nos manda fazer.Quando as escrituras mandam obedecer a nossos pastores, isso se diz respeito às doutrinas tbm, já que elas são elaboradas por eles. O meu objetivo com esse post nada mais é que levar a todos os leitores a uma reflexão, não a uma revolta. Não concordo com muita coisa da igreja q frequento, mas fazer o q? o Máximo que eu posso fazer é isso q estou fazendo, tentar levar todos a uma reflexão do que possivelmente estamos fazendo.
    .
    Qual a máscara que demorou muito pra perceber que eu estava usando? Pergunta complicada! Acho q foi a da auto-preservação. Tipo: Saber algumas coisas, mas não falar nada pra não chatear algumas pessoas, ou pra não confrontar alguns pensamentos. Não sei ao certo quando percebi. A minha atitude para mudar?
    Criei o JovenSapiens ;p rsrsrs

    Abraço.

    ResponderExcluir
  9. boa a sua resposta...mas eu só das aqueles que bato na mesma coisa ate chega a onde eu quero e vc consegui...mas eu gosto de da umas criticadas basecas... se um dia vc olha p\ o seu ve que ñ tenhe estrelas, é pq...... vai chuve...RSRSRS...
    abraço ate aproxima post...eu sou uns dos jovensapiens DEUS mim deu essa capacidade então vou usa....vlw.
    da uma olhada em meu blog...
    http://maxsprovens.blogspot.com

    ResponderExcluir