Judas(S) Iscariotes(S)

É/era comum ver em nosso país em determinada época do ano, algumas cidades (principalmente do interior) utilizarem bonecos amarrados em algum lugar simbolizando Judas Iscariotes. Não conheço bem a tradição que segue esse ritual, mas pelo pouco que sei, a ideia é surrar aquele boneco de palha ou de pano pendurado em postes de iluminação pública e galhos de árvores, até ser rasgado e queimado no sábado de Aleluia. Pelo que parece o objetivo é simbolizar um castigo e mostrar o que merece quem traiu O Filho do Homem.


Esse costume vem sendo esquecido com o tempo. As pessoas têm deixado um pouco de lado toda essa revolta e abandonado esse ritual. O motivo talvez seja por falta de tempo ou pela evolução cultural das pessoas a ponto de enxergarem de forma diferente esse tipo de passatempo.


O engraçado não é ver uma galera atirando pedras e xingando um boneco de palha, o mais engraçado é saber que eles estão agredindo aquele personagem pelo mesmo erro que todos eles cometem diariamente. Trair Jesus.


Pode parecer estranha essa afirmação. Mas se você analisar com cuidado, é isso que acontece sempre que nos vendemos ao pecado. Judas traiu Jesus por 30 moedas de prata. Nós o traímos por 30 minutos de prazer sexual, ou 30 segundos, dependendo do seu desempenho. O traímos por uma noite de farra, por aplausos, invejas, hipocrisias, mentiras, traímos O Filho do Homem por vergonha, por drogas, prostituição, avareza, idolatria. Entregamos aquele que nos chamou pra andar com Ele oferecendo o melhor presente de todos, o conhecimento e relacionamento com o Reino de Deus. O rejeitamos para recebermos em troca algo que satisfaz de forma mais prazerosa nossa carne. E depois nos perguntamos, "como Judas teve coragem de trair Jesus?" 


Como NÓS temos coragem de trair Jesus e ainda falar de Judas?




Em verdade o Filho do homem vai, como acerca dele está escrito, mas ai daquele homem por quem o Filho do homem é traído! Bom seria para esse homem se não houvera nascido. 
(Mateus 26:24)




Não leia essa passagem pensando somente em Judas Iscariotes. O castigo que as pessoas jogam sobre o boneco de palha não é nada comparado ao que está guardado para todo homem que traiu, trai ou trairá O Filho do Homem. 


Quando Cristo escolheu seus discípulos, Ele escolheu pessoas que o seguisse a todo lugar que ele fosse, pessoas que o imitassem, o amassem e estivessem dispostos a abandonar tudo que tinham para segui-Lo. Falamos de Judas, mas, e Pedro? Todos os discípulos, em destaque, Pedro, disseram que seguiriam Jesus até a morte, poucas horas depois  Pedro o negou 3 vezes. Isso não seria traição? E os outros discípulos? Todos fugiram e se esconderam. Traição? 


Só que há uma grande diferença entre os 11 e Judas. Eles receberam perdão. E porque Judas não recebeu? Porque ele não conhecia o que Jesus pregava, ele não tinha entendido o que é a Graça de Deus. Ele estava tão apegado ao mundo e tão "satisfeito" que não conseguiu entender o mistério da Graça. E quando ele viu o que tinha feito, não enxergou possibilidade de ser perdoado, e colocou fim na sua vida. Agora vejamos Pedro: Por mais que tenha prometido algo a Cristo e depois quebrado a promessa, aconteceu algo que destruiu Pedro (o velho Pedro). Ao negar Jesus pela 3ª vez, o galo canta e Jesus olha para Pedro. Imagina a cena: Há poucas horas Pedro tinha prometido que não negaria Jesus, e agora se vê encurralado pelas suas próprias palavras. Olha e vê o Mestre encarando-o nos olhos. Pedro não consegue se conter, cai num pranto de choro e se retira daquele lugar.


O que se passou pela cabeça de Pedro? Muitas vezes eu imaginei que o olhar de Cristo teria sido um olhar de desaprovação ou um olhar de desapontamento. Mas se fosse, porque Pedro não tomou a mesma atitude de Judas? Depois de tudo que ele falou e viveu com o Mestre, agora vai negá-lo? Como pode? Eu acredito que se o olhar de Jesus fosse de desapontamento, Pedro não teria suportado e teria feito o mesmo que Judas fez, posto um fim em sua vida. Já imaginou angústia pior? Negar o Filho de Deus!


Mas por mais que eu tente, não consigo enxergar dessa forma. Acredito que o olhar de Cristo mandou uma mensagem tão profunda para Pedro que destruiu todo o coração de Pedro e o que sobrou dele, escorreu pelos olhos. 


O olhar de Cristo não foi um olhar de julgamento, foi um olhar de PERDÃO. Você entendeu? Entendeu a mensagem? Quando Cristo olhou para Pedro, foi como se ele estivesse dizendo: "Eu não disse! Você me traiu, Pedro. Você me negou. Mas você agora entende não é? Eu sabia disso, mas não deixei de te amar por isso. Eu te perdoei antes mesmo que você me negasse. Esse meu sacrifício é por você também."


Cara, por isso Pedro chorou. Ele lembrou do que Cristo falou pra ele e lembrou de todas as lições sobre Graça e Perdão. Foi isso que deixou Pedro de pé. Foi isso que o destruiu e foi isso que fez renascer um novo Pedro. Ao contrário de Judas, Pedro tinha amor o suficiente por Deus para conhecê-lo. Judas teve o fim que teve porque vendeu Jesus muito antes de chegar aos Sacerdotes. Ele já tinha trocado Jesus por seus pecados. Pedro não trocou Jesus, na verdade, foi Jesus quem trocou Pedro por um novo Pedro.


Espero que você tenha compreendido essa mensagem. Peço a Deus que te revele o mais profundo conhecimento sobre a sua graça. Peço a Ele misericórdia por nossas traições. E agradeço por nos dar misericórdia nos momentos em que merecemos condenação. 


Se você se vê como um Judas depois de ler esse post, saiba que Judas teria a mesma oportunidade que Pedro teve se não tivesse tentado resolver seu problema por si só. Tente imaginar Cristo olhando pra você da mesma forma que olhou para Pedro. 


"Ei, eu já sei disso, eu já sabia. Mas o meu sacrifício foi pra consertar isso que você fez. Eu não quero que você se culpe por isso. Olhe pra mim, eu não estou magoado com você. Eu te amo tanto que estou passando tudo isso por você! A única coisa que eu quero de você é... Você!"


Abraço, galera!
Eliab Alves Pereira

0 comentários:

Postar um comentário