Se a vontade de Deus é boa, agradável e perfeita... Por que escolhemos as outras?

Esses dias parei para pensar sobre esse assunto que por diversas vezes simplesmente passa despercebido. Lá em Romanos 12.2 a Bíblia nos afirma que a vontade de Deus é boa, é agradável e é perfeita, e nós extremamente sábios loucos homens resolvemos: “Quem cuida da minha vida sou eu, então faço o que eu quiser.” E aí caímos na idiotice, sim idiotice, de deixar Deus de lado e ‘cuidar da minha vida como eu bem entender’.
Mas se vocês querem saber o porquê fazemos isso é fácil, e a resposta é simples, porque nós somos humanos imperfeitos, porque nós nos acostumamos a viver num mundo imperfeito, porque o mundo nos ensinou que o mal é bom, que o desagradável é agradável, e que não precisamos da perfeição ‘a gente se vira com o que tem’. Porque nosso coração é enganoso, e assim como o meu já me enganou diversas vezes, tenho certeza que o de Eliab também o enganou, e que nossos corações irão por diversas vezes nos enganar nos fazendo inverter tais valores para suprir desejos próprios.
Porque nós, humanos prepotentes e auto-suficientes, vivemos num mundo que nos ensina a ser individualista, e nós tolos influenciáveis, apenas aceitamos. Logo passamos a pensar que não precisamos do bom, ‘o que vier é lucro’, nem do agradável, ‘a tendência é piorar’, e muito menos do perfeito, ‘nada é perfeito, a gente fica com o que tem’. Como cantou PG “Sábio, Louco Homem sem Deus”. Já passou da hora de nós VERDADEIRAMENTE deixarmos Deus renovar nossa mente e pararmos de viver um ‘evangelho de banco de igreja’. Já passou da hora de ficarmos INCONFORMADOS com este mundo, porque quando o mundo já não nos agrada mais é porque começamos a viver o evangelho, porque aí sim! Quando deixarmos Deus nos transformar pela renovação (renovar-se, alterar(-se) para melhor – Dicionário Houaiss) da nossa mente, poderemos experimentar a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
Como diz o texto: “E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12:2)
Por que conservar nossa mente que admite qualquer coisa no lugar do que é bom? Por que nos conformar com um mundo que não é agradável? Por que escolher outra coisa no lugar do que é perfeito? É tolice! E não pensem que falo isso só para vocês que lêem, falo principalmente para mim, miserável pecador que escreve.


Texto de ThiagoMB17





10 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Quando deixamos que Deus nos transforme, é muito diferente. É um amor que só Ele tem. No mesmo capítulo citado no texto, mas o versículo 12 diz "Que a esperança que vocês têm os mantenha alegres; agüentem com paciência os sofrimentos e orem sempre"
    E essa esperança é que temos firmada em Deus.
    Ótimo texto parabéns. Deus abençoe

    ResponderExcluir
  3. Obrigado.
    Mas infelizmente, as pessoas, não os cristãos, afinal cristãos são os que seguem, não os que dizem que seguem. Então, as pessoa não tem escolhido o bom, agradável e perfeito, por pura opção, diferente dos cristãos que caem no Romanos 7.19 "Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço." e não estou pegando um versiculo fora do contexto, se voce ler o capitulo verá que fala sobre isso.

    ResponderExcluir
  4. Meninos e meninas: acautelai-vos (Mt. 7:15). Lendo os posts publicados neste blog percebo a presença de muita gente raivosa, cheia de lições para dar, não obstante a diminuta idade.
    Antes de escreverem, pensem: "Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai" (Fp 4.8).
    Não desejem utilizar espaços como este para prescreverem verdadeiras bulas da fé, antes, "sede prudentes como as serpentes e inofensivos como as pombas" (Mateus 10:16) e "sede submissos aos que são mais velhos; OUTROSSIM, NO TRATO UNS COM OS OUTROS, CINGI-VOS TODOS DE HUMILDADE, PORQUE DEUS RESISTE AOS SOBERBOS, CONTUDO, AOS HUMILDES CONCEDE A SUA GRAÇA" (1Pedro 5:5).
    Estes "conselhos" valem inclusive para o moderador deste blog, a quem cabe a coragem de exibir as presentes linhas, como demonstração de virtude.
    Abraços,
    Titio.

    ResponderExcluir
  5. Sinceramente, não sei onde você encontrou essas pessoas raivosas e soberbas aqui. Conheço o moderador, e esses aspectos citados não se aplicam.

    Vejo aqui jovens que tem compreendido o sentido de ser um verdadeiro discipulo, de ser Cristão. Jovens que procuram cada mais crescer pela graça de Deus, porque sem Ele nós não podemos nada.

    Não pense que minha juventende não me deu experiência.
    Eu praticamente cresci na igreja, vejo a realidade não só da minha igreja, mas de diversas igrejas, e isso tem me entristecido. Vejo que muitos estão lá para cumprir apenas um ritual e pensar que isso levar salvação.

    Não estamos tentando escrever uma bula de fé, e nem precisamos, o guia de nossa fé já existe e se chama Bíblia.
    E através da Bíblia nós etendemos que quando é dito por Jesus "E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me." Lucas 9:23

    Estas foram palavras duras de Jesus, naquela época a cruz tinha um significado extremamente mais pesado que hoje, nós estamos entendendo isso e buscado demonstrar as pessoas que ser um Cristão é muito mais que frequentar a igreja.

    ResponderExcluir
  6. Para bom entendedor, meia palavra... Tá bem meninos(as), continuem sua vida de críticos bem fundamentados apenas em si mesmos.
    Mas, por favor, falem de coisas novas, as velhas já passaram. Falar que nas igrejas tem gente que "só cumpre ritual" tá mais batido que carne em açougue.
    Falem de missões, de estratégias inovadoras; falem de novas dinâmicas que possam ser aplicadas na transmissão do evangelho; falem daquilo que Deus tem feito na ou através da sua vida.
    Deus é bom, ele "é o cara", só a ele cabe todo e qualquer julgamento. Ninguém sabe por que fulano ou beltrano se comporta dessa ou daquela forma, se só cumpre ritual ou se vê nisso algo que para ela é importante.
    Té mais, a gente se vê no céu, "old boy".
    Atc.,
    Vovô.

    ResponderExcluir
  7. Desculpe colega, mas não existe fundementação maior que a bíblia e a realidade.
    Você está certo, é algo já batido, e nem por isso vou deixxar de me indignar com o que acontece e assistir sentado pensando que 'já que ta assim fica' como muitas das pessoas experientes da igreja tem feito.

    Quer saber o que tenho feito? Tenho ensinado aos adolescentes na minha igreja, sim sou professor da escola dominical, o que é ser, não só um cristão por um titulo, mas ser um discipulo. E assim também me aprimorando como tal. Estou montando um grupo de Teatro e Dança com foco no evangelismo. Tenho me submetido a servir na igreja onde me pedirem pra servir, e quer saber prefiro estar servindo.
    E sabe do que me orgulho disso, nada. Porque o que me dá orgulho é Jesus que se entregou por mim.

    Sim concordo com você, só Deus pode julgar, e por isso não estou julgando, se voce me conhecesse saberia disso, ao invés de estar me julgando. Eu faço isso por sentir compaixão, elas precisam ser alertadas disso, como queremos evangelizar fora da igreja se nem alcaçamos as pessoas que estão lá dentro?
    Eu não preciso saber o porque ele cumpre um ritual ou se gosta de estar lá, se eu sei que ele vive uma vida longe de Deus para mim é suficiente para exorta-la.

    ResponderExcluir
  8. Estressou...

    Bjos.,

    Bisavô.

    ResponderExcluir
  9. Acredite, vai precisar de muito mais pra me estressar, porque eu sou muito tranquilo, e quem me conhece sabe.

    Não se preocupe, não estou com raiva, com ressentimentos nem nada parecido.

    Eu apenas ando compreendendo o que significa amar ao próximo de verdade.

    ResponderExcluir
  10. Um amigo, leitor do blog, me falou dessa discussão (que por sinal, eu não estava sabendo).
    Quero deixar um rápido comentário e um exemplo que talvez ajude ao "Titio, Avô, Bisavô Anônimo" a entender algumas coisas que ele entendeu errado.

    Antes de tudo: "Quando você escreve algo anonimamente, você esconde sua identidade e revela seu caráter" (Frase de Marcos Botelho)

    No início, eu não entendi o motivo do comentário. Tentei imaginar que o Titio viu um artigo em algum outro blog e comentou aqui por engano. Porque seu comentário não tem nada a ver com esse post nem com o resto do blog. Tem certeza que vc comentou no blog correto? Os versículos (isolados e fora de contexto) que você usou não sustentam seu argumento e podem ser usados contra você mesmo. É só analisar o que você mesmo escreveu! Enfim...

    Se eu tenho uma noiva e um dia você está caminhando na rua e vê 5 ou 10 caras batendo nela, estuprando, enfim... Maltratando minha noiva! E por uma questão de (autopreservação)você baixa a cabeça, finge que não viu nada e segue seu caminho. Não presta socorro a minha noiva por medo de sofrer alguma agressão da parte dos 10 caras. Bixo, se eu souber que vc teve essa oportunidade e não fez nada, depois de ir atrás dos 10 caras, eu vou atrás de você também. Você tinha a chance de salvar minha noiva e vc não fez isso. Você vai se ver comigo, pode ter certeza. Agora, imagine Deus vendo um bando de malucos maltratando a noiva dEle! Nesse caso, a igreja. Mas a igreja que falo aqui é a igreja verdadeira, a escolhida. Não a instituição. Essa aew tá mais pra prostituta do que pra noiva. E pode ter certeza que escolhi bem essas palavras.
    Eu estou vendo a violência que as pessoas estão fazendo contra ele em nossa época. Você acha que eu vou baixar a cabeça e fingir que não estou vendo? Eu não me importo que eu seja maltratado por essas pessoas, eu não me importo se vão me criticar, bater, escrever comentário sem sentido no meu blog tentando me atingir. Pufff... Isso pra mim não é nada. O que eu puder fazer pra impedir que um bando de manés ataque a noiva do Meu Senhor, eu farei. Prefiro apanhar de vocês do que ser cobrado por Ele.

    Abraço, Titio Avô Bisavô

    ResponderExcluir