Iguais pelas diferenças

Já dizia a música de Catedral: 
Somos todos iguais
Na chegada e na partida
No encontro e despedida
(...)
Somos todos iguais
Na mentira e na verdade
No amor e na maldade.
A afirmação de que todo ser humano é igual tem origem no desejo de igualdade pregado por qualquer pessoa que deseja o bem do todo. Afirmar que eu sou igual a você tem, implícita, a intenção de me mostrar que eu devo te respeitar e fazer o bem a você porque você é igual a mim. Dizer que nós somos todos iguais significa que eu não devo praticar o mal ao outro porque da mesma forma que eu acredito que não devo sofrer algum mal por ser uma pessoa boa, outra pessoa, por ser igual a mim, não deve sofrer mal algum, afinal, ela é uma boa pessoa por ser igual a mim.
É notável a ideia de colocar minha imagem no outro para que eu não o ataque. É perceptível que ao aceitar a nossa igualdade, eu não vou machucá-lo porque eu estaria machucando a mim mesmo. É como se eu visse um mendigo usando uma máscara com meu rosto e, por me ver nele, eu o ajudaria. 

Mas, vem cá, na verdade, eu deveria amar o próximo somente porque ele é igual a mim? A ideia não seria amar o outro justamente pelas diferenças? Lá em Mateus 5, num situação parecida com essa Jesus disse: "Ah, velho, até os publicanos fazem isso!

Não sei você, mas eu vejo a expressão "somos todos iguais" como mesquinha. Acredito na igualdade pelas diferenças. Acredito que somos iguais porque somos diferentes, só. Como diz a música de Fruto Sagrado: "Eu sou diferente igual a todo mundo..."

Aceitar o outro pela diferença é o que deveria ser almejado por todos nós.  Afinal, é fácil amar quem se parece comigo, é fácil se aproximar de quem já está perto. Que eu aprenda a respeitar o outro pela diferença, pelo que não me conforta, pelo que me franze a sobrancelha. Que eu consiga olhar para as diferenças do próximo e amá-lo por isso. Que eu enxergue o diferente como algo que nos iguala. Afinal, se ele é diferente de mim, eu sou diferente dele. O importante é encontrar nas diferenças o respeito, união, carinho, liberdade, etc. Já imaginou se Deus fosse amar apenas quem é igual a Ele? Precisamos enxergar que foi assim que Deus fez conosco. Depois de ver a diferença entre nós e Ele, Deus tornou-se igual a nós para nos dar a oportunidade de sermos como Ele. Você compreende? Ele foi diferente como nós somos para que nós possamos ser diferentes como Ele é. Amar o próximo pelas diferenças é se permitir ser igual a ele e deixar que ele seja igual a mim. Dessa forma, o que tínhamos de diferente agora é semelhante. 


Abraço,
Eliab Alves Pereira

0 comentários:

Postar um comentário