Uma mãozinha

É costumeiro ver mensagens, gifs, cartazes, frases, etc. de pessoas agradecendo por uma "intervenção divina" ou um "milagre". Expressões do tipo "Deus me livrou dessa"; "Obrigado, Senhor por salvar fulana" e "Deus vai fazer um milagre na sua vida", são costumeiras e invadem direto nossos murais, caixas de emails, etc.

Esse tipo de coisa me levou a pensar: Para cada suposto milagre ou intervenção divina, digamos que 1 bilhão de intervenções humanas acontecem. Para cada "cura divina" de um câncer, digamos que 1 milhão (no mínimo) de pessoas foram curadas de outras doenças por homens. Para cada "intervenção de Deus", milhões e milhões de casos de intervenções humanas acontecem.

O que eu quero dizer é que enquanto Deus "cura" uma pessoa, médicos curam 1 milhão. Se é realmente Deus quem interfere na nossa vida para proporcionar milagres, por que parece que o que os homens fazem pelo próximo é bem mais significativo do que, supostamente, Deus faz por nós? Se Deus curou sua mãe que estava morrendo no hospital, por que Ele não cura as quase 11 milhões de crianças que morrem anualmente de doenças evitáveis?

"Eliab, você não acredita em milagres?"
- É claro que acredito. Só não acredito em campanhas publicitárias usadas para ganhar fiéis. Nem em acontecimentos que contradizem a afirmação bíblica de que Deus não faz acepção de pessoas.


Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos.
Mateus 5:45 


Deus não manda milagres do céu, Ele utiliza pessoas como ferramentas para operar o milagre. Assim como uma seringa, a medicação e a agulha não curam ninguém sozinhas. Uma é utilizada pela outra para um bem comum. Elas não servirão se estiverem separadas. E mesmo com a agulha e a medicação na seringa, elas não funcionarão se não houver alguém que as manuseei.  Milagres não são truques de mágica, só são uma "medicação" que não existe aqui. 

Cristo não fazia mágicas. Ele era apenas o meio pelo qual Deus gerava milagres. O mesmo acontecia com os seus seguidores logo depois que Ele se foi. Uma coisa curiosa de se observar é que isso não era usado como estratégia para aumentar o número de seguidores. Aumentava, mas não era esse o objetivo. O Objetivo era, como falei no último post, pregar o evangelho. Lembra?: "Se alguém precisa, dê". É tudo uma questão de Graça. Diferentemente do que acontece hoje. O "milagre" virou campanha publicitária para encher o estábulo. 

Não acredito que Deus intervém na vida de alguém para beneficiá-la enquanto outros bocados passam necessidades. Não acredito na frase no para brisas traseiro do carro que diz: "Esse foi Deus que me deu". Não acredito nos vídeos que passam na TV mostrando como uma pessoa foi "abençoada" ao começar a frequentar determinada igreja e pagar dízimos. Deus teve poder para te dar um carro mas não teve poder para dar um prato de comida a uma criança que morreu de fome? Deus te encheu de grana porque você começou a dar dízimo a igreja? Não foi Cristo que falou que o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males? Depois de falar isso ele iria te encher de riquezas? Esse deus que negocia com o homem não merece confiança. Aliás, qualquer ser que negocia com o homem não merece confiança. Quem foi mesmo que tentou negociar durante uma tentação? Quem foi mesmo que prometeu poder e glória a Cristo?

É muito perigoso atribuir feitos a Deus que você não tem certeza que foi Ele quem proporcionou. Da mesma forma que Deus criou o mundo e ordenou que ele seguisse seu ciclo, assim Ele fez com o homem. Deus criou tudo não para vir e ajudar as coisas a andarem, mas para que tudo seguisse conforme as coisas aconteciam. Vou usar dois péssimos exemplos mas vamos lá... É como um pai que confia em seu filho e a bicicleta para que o filho pedale por si só. Se o filho cair lá na frente, é consequência de como ele está pedalando. A culpa não é do pai. Uma das consequências de confiar é a queda. Mas todo pai corre pra socorrer o filho que caiu. Isso é diferente de andar com ele pra todo lugar guiando sua bicicleta. Não há confiança dessa forma. Um relojoeiro não precisa estar girando todas as peças o tempo todo. Ele construiu o relógio para que ele funcionasse independente de auxilio. Não é culpa do relojoeiro se o dono do relógio não soube usá-lo.

Não acredito que Deus intervenha no mundo. Se isso acontece, então Ele tem muito a explicar. Salvar uns e outros não, presentear fulano e não sicrano, curar uma câncer mas não curar todos, dar riquezas a mim mas não dar comida a um faminto; bem, isso não me parece muito divino. Acredito que o mundo segue um curso que é consequência de escolhas e acontecimentos. Acredito que qualquer "intervenção divina", na verdade, é uma ação humana influenciada pelo divino. Diferente de uma ação direta de Deus. Por exemplo: Pra mim, milagre é quando alguém se dispõe a ajudar pessoas com fome, ao invés de chover hambúrguer. Milagre é quando alguém abre mão de riquezas para dividir com os necessitados, não quando alguém fica milionário da noite para o dia, isso é o que a mega sena faz, não Deus. Milagre, pra mim, é o perdão, amor, comunhão, solidariedade, etc. Isso são milagres, ações humanas influenciadas pelo divino. 

Vou encerrar com uma última ilustração:

Por mais que um médico saiba qual é a doença do paciente, onde ela está atacando, sabe seus riscos, causas, etc. ele não tem como, ele mesmo, ir até o local e resolver o problema com suas mãos. O que ele faz é utilizar uma medicação para resolver aquele problema. Imagine que Deus trabalhe da mesma forma. Ele não intervém diretamente no problema assim como um médico não intervém diretamente em uma doença. Mas ambos proporcionam a cura através de outros meios. Para os médicos, a medicação; para Deus, o homem. É por isso que devemos nos doar a todos que precisam, essa é a maneira de Deus agir na vida do outro: através de mim e de você. Deus não vai fazer aparecer comida na mesa de alguém, mas você pode levar comida a quem precisa. Lembre-se: antes de fazer qualquer coisa, Deus precisa de um meio pelo qual fazer, e esse meio é você!



E havia em Damasco um certo discípulo chamado Ananias; e disse-lhe o Senhor em visão: Ananias! E ele respondeu: "Eis-me aqui, Senhor."
E disse-lhe o Senhor: "Levanta-te, e vai à rua chamada Direita, e pergunta em casa de Judas por um homem de Tarso chamado Saulo; pois eis que ele está orando;E numa visão ele viu que entrava um homem chamado Ananias, e punha sobre ele a mão, para que tornasse a ver." 

Atos 9:10-12



E Ananias foi, e entrou na casa e, impondo-lhe as mãos, disse: "Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, me enviou, para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo."
E logo lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e recuperou a vista; e, levantando-se, foi batizado. 
Atos 9:17-18 





Abraço,
Eliab Alves Pereira





0 comentários:

Postar um comentário