No menor, O Maior!

Deus cabe no coração do homem não por ser Grande e Pequeno ao mesmo tempo. Ele cabe porque o coração do homem é grande o suficiente para caber Deus.

Agora imagine todo esse espaço sendo preenchido por tudo, menos Deus.
O coração do homem é do tamanho de Deus porque Deus o construiu para ser sua morada. 
Mas se não for Deus que ocupa seu coração, muitas coisas podem ser colocadas para tentar preencher o espaço feito para Ele. É aí onde mora o perigo! Quantas coisas são suficientes para ocupar todo espaço de Deus em seu coração? O que será de você depois que todas essas coisas tomarem o lugar de Deus? 
Um pequeno copo com água não consegue preencher o espaço ocupado pelos mares. Quantos copos serão necessários para juntar toda a água dos oceanos? 
Você pode ter uma personalidade moldada a partir da existência de Deus em você ou a partir de todas as coisas que te preenchem que não seja Ele. Você nunca irá conseguir dividir um espaço no seu coração para Deus e outro para as coisas. O vazio que você tem no peito é do tamanho de Deus (parafraseando Dostoiévski). E só! Se Ele te ocupar, não haverá mais espaço para outra coisa. Se Ele te ocupar, o desejo por coisas será saciado pelo fato de Ele ser todas essas coisas, e mais! 

Quando você não enxergar mais valor no dinheiro, na fama, nos amigos, na família, nos estudos, na vida, Deus te tomou por completo. Mas isso não significa que você vai odiar todo o resto. Isso significa que a partir disso, todo o resto tem outras prioridades em sua vida. E todo os seus prazeres serão transferidos do anseio pelas coisas para o anseio pelo Criador das coisas! Você não amará o mundo porque ele te preenche, mas porque Quem te preenche te deu um novo mundo para amar. Quando colocamos o mais importante em primeiro lugar, aquilo que vem em segundo, não é reprimido, mas aumentado.
Certa vez C.S. Lewis disse: "Quando eu aprender a amar a Deus mais do que meus entes queridos, eu amarei meus entes queridos mais do que os amo agora. Mas se eu aprender a amar meus entes queridos em detrimento de Deus ou em vez dele, me aproximarei do ponto em que não terei amor nenhum pelos meus entes queridos. Quando colocamos o mais importante em primeiro lugar, aquilo que vem em segundo, não é reprimido, mas aumentado."



Abraço,
Eliab Alves Pereira

0 comentários:

Postar um comentário