E conhecereis a verdade...

Esse post é um apelo. Eu sei que os outros também são. Mas esse é diferente. Dessa vez eu expus toda a minha fé para tentar mostrar a você o que Deus mostrou a mim. Antes de entrar no assunto, faço meu apelo:




Confie nEle!



















"É melhor ser escravo dos egípcios do que morrer aqui no deserto!"
(De algum babaca; para Moisés - Em algum lugar de Êxodo)

Viver como escravo ou morrer livre, eis a questão!


A esperança e o desejo de prolongar a vida é notável em cada ser humano. Até mesmo os suicidas têm esse desejo. Sei que não tenho direito de falar por eles mas eu sustento minha afirmação baseado na crença de que, ao tirar sua vida, o suicida, na verdade, tinha mais desejo de pôr fim nos problemas do que na própria vida. Qual seria o preço da liberdade? Você estaria disposto a pagar com sua própria vida? Ou você acha melhor estar preso e continuar vivo? Perceba que o próprio medo da morte é uma prisão. Observe que a escravidão não se dá apenas ao domínio do outro sobre mim. Minha pior cela sou eu mesmo. Meus medos, ambições, dependências, mágoas, inveja, comodismo, etc. Todos nós concordamos que a auto escravidão é um grande problema que pode afetar não só a nós mesmos mas a todos aqueles que nos rodeiam. Mas e quando a escravidão se torna mais confortável do que a liberdade?


Quando os israelitas viram o rei e o seu exército marchando contra eles, ficaram apavorados e gritaram pedindo a ajuda de Deus, o Senhor. E disseram a Moisés:
Será que não havia sepulturas no Egito? Por que você nos trouxe para morrermos aqui no deserto? Veja só o que você fez, nos tirando do Egito! O que foi que lhe dissemos no Egito? Pedimos que nos deixasse em paz, trabalhando como escravos para os egípcios. Pois é melhor ser escravo dos egípcios do que morrer aqui no deserto! Porém Moisés respondeu:Não tenham medo. Fiquem firmes e vocês verão que o Senhor vai salvá-los hoje. Nunca mais vocês vão ver esses egípcios. Vocês não terão de fazer nada: o Senhor lutará por vocês.

Por que preferir a escravidão? Observe que no Egito, apesar do tratamento de escravo, os israelitas tinham um lugar pra ficar, tinham comida, água, segurança (pelo menos mais do que tinham perambulando pelo deserto com um exército inteiro atrás deles), eles tinham regras para seguir, uma rotina para não deixar as coisas fora de controle, etc. De certa forma, a vida como escravo tinha bem mais benefícios do que a vida de liberdade no deserto. O fato de que a escravidão consegue acomodar os escravos é um grande fator para que levasse os israelitas a desejarem voltar para o Egito ao invés de estarem livres mas propensos a todo tipo de coisas fora do comum. Não quero generalizar isso. Mas eu quero que você entenda que estou usando Israel como exemplo mas meu objetivo é chamar a atenção para nosso estilo de vida. O mundo está cheio de instituições, sistemas, órgãos, regras, conceitos, exigências, compromissos e por aí vai... Tudo isso não seria formas de nos escravizar nos prendendo a instituições, conceitos, compromissos, etc.? Mas nós que escolhemos isso. Por quê? Todo ser humano que se conhece sabe o perigo de governar a si mesmo. Por isso escolhemos viver dependentes de todo tipo de coisa que nos oferecem para pôr um limite em nós. É por isso que existem tantos sistemas por aí. Sistemas políticos, religiosos, éticos, acadêmicos, familiar, empresarial, etc. O que todos têm em comum? A segurança de nos manter longe de nós mesmos. Escolhemos aquele que achamos melhor e mais seguro para nos moldar.

Você percebe a semelhança entre a escolha de Israel e a escolha de todo aquele que prefere viver dependente de algo para uma auto preservação? Sei que estou enrolando demais mas vou ser bem direto: A "igreja". Viver sob um sistema que te controla, diz o que fazer ou não para conseguir alguma aprovação de Deus, estabelecer rotinas para que satisfaçam o desejo de "fazer algo pra Deus", um sistema que guarda seu lugar todo domingo, seu cargo ou grupo de sei lá o que, etc. A "igreja" tem toda uma organização para deixar seus membros confortáveis, "sabendo o que fazer", basta seguir o roteiro, assim como os israelitas quando estavam no Egito. Mas aí Cristo vem com a seguinte proposta: "Amem a Deus acima de tudo e Amem uns aos outros assim como amam a vocês mesmos." Se você analisar, isso foi o chamado para fora do Egito. Cristo diz: "Saiam desse comodismo, desse sofá macio da religião e vão até os confins da terra para pregar o evangelho." E que evangelho seria esse? A Graça. O sacrifício de Deus por todo aquele que não merece. Pregar o evangelho é você fazer o que Cristo fez. Demonstrar misericórdia por todo aquele que cruzar seu caminho. Cristo não precisava curar ninguém, mas as pessoas precisavam de cura. Ele não precisava perdoar, mas as pessoas precisavam de perdão. Pregar o evangelho é compartilhar aquilo que você tem com quem não tem. Se alguém precisa de perdão, perdoe. Se precisa de um amigo, abrace-o. Se o seu próximo precisa de comida, alimente-o. Se seu irmão precisa de esperança, dê. Ou, como disse Yeshua: "Se alguém te citar em justiça para tirar-te a túnica, cede-lhe também a capa. Se alguém vem obrigar-te a andar mil passos com ele, anda dois mil. Dá a quem te pede e não te desvies daquele que te quer pedir emprestado. Tendes ouvido o que foi dito: Amarás o teu próximo e poderás odiar teu inimigo. Eu, porém, vos digo: amai vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, orai pelos que vos [maltratam e] perseguem."

Isso é viver no deserto, longe do Egito. Mas o perigo de viver no deserto é que o conforto da escravidão foi abandonado. O conforto que eu digo é aquela coisa toda organizada, pronta para te manipular e fazer tudo que você queria de forma que não custasse muito pra você. Estar no deserto significa ver um mundo de areia e não saber onde está. Significa andar por 40 anos e se achar perdido por não ver "nenhum resultado". O deserto é perigoso porque nos deixa a sós com nós mesmos e com Deus. O deserto nos dá liberdade de fazer o que quisermos, mas nós ainda estamos acostumados com a época do Egito em que se eu fizer o que eu quero, serei castigado. Mas lembra que eu disse que no deserto você está com Deus? No Egito, você era castigado pela lei. No deserto, você está com quem te salvou da lei. Com quem cumpriu a lei por você.

Eu sei que é difícil concordar com muita coisa que eu escrevo aqui. Mas é como Paulo disse: Porque pela graça sois salvos, por meio da fé. Se você tem fé de que sua salvação é baseada no que você faz ou deixa de fazer, então você ainda está no Egito. Mas se você tem certeza de que você será salvo independente da obediência à lei, você está solto no deserto. Mas não está só.

A consequência de viver a vida inteira dentro de um lugar onde te ensinam que você será salvo se fizer algo, e condenado se não fizer, faz com que você se veja livre mas deseje voltar para a escravidão.

Sabe como eu acredito na minha salvação?

Gosto de imaginar a seguinte cena: Estou em um lugar entre a vida e a morte, e Deus chega diante de mim e diz: "Hoje você será julgado. Mostre-me porque eu devo te salvar." Eu olho pra Ele, depois olho para um canto cheio de lembranças e começo a juntar minhas lembranças uma a uma como se fosse um monte de papel. E eu digo: "Aqui estão minhas boas ações, aqui está tudo que escrevi, aqui está todo o tempo de oração que dediquei ao Senhor, aqui estão as regras que segui,  esse é o tempo que dediquei a leitura da bíblia, ao jejum, a pregação, a frequência na igreja, esse é o número de ceias que tomei, esse é o número de palavrões que não chamei, aqui estão as bebidas e festas que rejeitei, essas são as más companhias que abandonei, essas são as roupas que usei e as que deixei de usar, aqui são os lugares que não frequentei, essas são as músicas que não ouvi e esses são os mandamentos que obedeci. Mas eu tenho absoluta certeza de que nada disso vai ter peso algum no meu julgamento." E imagino Deus perguntando: "E se tudo isso não vai te salvar, o que é que vai, então?" E com a maior convicção vou dizer: "Olha ali naquele outro canto. Tá vendo Seu Filho saindo do domínio da morte? Eu sei que neste momento a morte tem domínio sobre mim. Mas eu também sei que Aquele que teve poder pra vencê-la me prometeu que se eu confiar nEle, Ele vai me salvar. As coisas que eu fiz ou deixei de fazer não me salvarão, mas a fé de que Teu Filho vai me tirar do domínio da morte, da mesma forma que fez com Ele mesmo, é o que vai garantir minha salvação. Não confio em nada que fiz, confio apenas no que Tu fizeste por mim."

É nisso que baseio minha salvação. Não é uma troca. É a confiança que eu tenho em Cristo. Não é o que eu faço, é o que Ele fez por mim.

Espero não fazer como os israelitas sempre faziam: Desejar voltar para o conforto da escravidão. Muitas vezes me vejo sozinho e por alguns minutos me pego pensando: Cara, o que é que eu estou fazendo? Olha onde eu estou. Não é bem mais fácil viver segundo o conselho dos outros. Por que não dou meia volta? Mas eu sempre lembro dessa passagem dos israelitas reclamando a Moisés e aí eu lembro que quem ficar no Egito nunca vai chegar a terra prometida. Eu preciso cair fora, deixar que Deus me guie pelo deserto. Preciso confiar que Ele vai me levar até a Sua promessa. No Egito eu tenho uma vida confortável e fácil mas essa vida e essa facilidade nunca vão me levar até o lugar que Deus me prometeu. Você vê a ligação que isso tem com a mensagem do evangelho? Livre-se de tudo aquilo que vai te deixar acomodado demais a ponto de não sair do lugar. Na "igreja" vão dizer que o Egito simboliza o mundo. E é verdade. O que não se percebe no discurso é que a "igreja" faz parte do mundo. E mundo que eu digo é no contexto religioso. Não no significado de planeta. Mas no significado de grupo que está longe de Deus.

Eu sei que essa caminhada é muito difícil. Abandonar tudo que te ensinaram e te apresentaram como verdade. Mas eu sei como é cada momento desse processo. Afinal, eu já passei por isso. Mas eu posso afirmar com toda a certeza da minha vida: Eu não preciso fazer nada para ser salvo. Ou melhor, a única coisa a fazer é confiar na salvação por meio de Deus, não pelas obras, igrejas, leis, estatutos, conduta, etc. O que foi que Moisés respondeu ao povo? "Fiquem firmes e vocês verão que o Senhor vai salvá-los hoje. Nunca mais vocês vão ver esses egípcios. Vocês não terão de fazer nada: o Senhor lutará por vocês." Israel não precisou construir barcos para atravessar o mar. Bastou a fé de um homem em Deus para que Deus salvasse todo o povo. Eu não preciso fazer algo para garantir minha salvação. Deus lutará/lutou contra a morte por mim e é nisso que acredito. Não acredito em regras, conduta ou barganhas como meio para a salvação. Acredito na promessa de quem tem poder para me livrar da morte. Afinal, se Ele conseguiu sair por si só, tirar os outros é moleza!

Só temo uma coisa: Israel sempre que se reconciliava com Deus, não durava muito para virar as costas e voltar a construir deuses pra eles. Cristo veio e reconciliou todos nós com Deus. Trezentos anos depois... Voltamos para o Egito. Que isso tenha um fim. Ao sair da escravidão quebrei o caminho por onde passei para não correr o risco de voltar. 

Antes de ir embora, desejo muito que você dê uma lida nos seguintes artigos:

Se você já leu, leia mais uma vez, por favor. Se tiver dúvidas, críticas, observações, por favor, não deixe de comentar.

Quero pedir só mais um favor: gostaria muito que você divulgasse esse post em uma ou duas redes sociais para que esse trabalho seja compartilhado. 


"Vós julgais segundo a carne; eu a ninguém julgo."

"Por isso vos disse que morrereis em vossos pecados, porque se não crerdes que eu sou, morrereis em vossos pecados."

"E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará."

"Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres." 
João 8 






Obrigado!


Abraço,
Eliab Alves Pereira

0 comentários:

Postar um comentário