É tudo uma questão de Fé

Antes de qualquer coisa, quero agradecer a Silvia Barreto, uma amiga que "fiz" durante minha viagem a Israel. De lá pra cá ela passou a visitar o JovenSapiens e sempre trocamos ideias em relação a todo tipo de assunto. Foi através de um SMS que ela me mandou que tive a ideia de escrever esse artigo. Obrigado, Silvia.

SMS:
Tudo se faz novo quando nos convertemos de todo o coração, não acha? Lembrei-me disso por causa das nossas conversas. Mesmo que a pessoa não acredite em nada (nada é errado).

OBS: Quando eu disse a ela que esse SMS me deu uma ideia e que eu iria escrever a respeito, ela respondeu: "Tenho até medo dessas suas ideias. Vejo o senso crítico no ar." Comentei essa parte da conversa porque, assim como Silvia, você pode imaginar que esse artigo tem um teor crítico pela resposta que dei ao SMS. Mas não é! Na verdade, é apenas uma observação sobre o significado da palavra "convertermos".

Tudo se faz novo quando nos convertemos de todo o coração, não acha?

Acho sim, Silvia! Mas o que seria converter-se de todo o coração?

A palavra "CONVERTER" significa mudar, transformar, permutar, etc.
Exemplo:
"Ele converteu-se num homem mau"; "Cristo converteu água em vinho"; "Fulano converteu-se ao marxismo"; etc.

O que me chamou a atenção no SMS da Silvia foram as palavras "convertemos" e "de todo coração" empregadas exatamente nessa ordem. Ao ler essa oração, recordei da passagem onde Paulo diz: "Se (...) em teu coração creres que Deus O ressuscitou dentre os mortos, serás salvo."

O significado da ressurreição de Cristo é que, primeiramente, Ele viveu para nos ensinar a sermos livres da dependência da lei. Sua morte, tanto física quanto espiritual, foi ocasionada pelo julgamento da lei assim como todo homem. Primeiro, por ser julgado culpado de acordo com a lei humana por pregar contra o que era/é ensinado. Segundo, por ser julgado culpado pela lei de Deus por morrer pecador ao levar todos os pecados sobre si. Ao morrer dessa forma, Cristo nos ensinou que até Ele, assim como todo homem, esteve sujeito à lei. Pois, assim como os mortais, Ele também foi morto por ela tanto física quanto espiritualmente. Cristo provou que a lei não poupa nem mesmo a Deus e que qualquer um que morrer devendo algo a ela será cobrado. Porém, ao ressuscitar, Cristo prova que por mais que a lei tenha poder para matá-lo, Ele tem mais poder do que ela ao conseguir ressuscitar. Ele está nos dizendo que, inevitavelmente,  a lei vai nos matar. Quer seja fisicamente (pena de morte), quer seja espiritualmente (inferno). Porém, Ele também nos ensina que assim como Ele teve poder para ressuscitar a si mesmo, Ele tem poder para ressuscitar qualquer um que CRER que Ele pode fazer isso. É nisso que consiste toda a salvação pregada no evangelho de Deus. Quando o carcereiro perguntou a Paulo e Silas o que fazer para ser salvo, eles responderam: "Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa". Quem vai te ressuscitar da morte pela lei é Cristo, não são as leis que sua igreja te ensinaram. Pensa comigo: Se o que provoca a morte é a lei, então como é que a lei vai te salvar? A salvação pela lei é impossível por dois motivos: primeiro, é impossível cumprir toda a lei. Segundo, é a lei que vai te matar. Consequentemente, ela não pode te dar vida. Quem pode te dar vida é Aquele que se tornou pequeno o suficiente para ser morto pela lei e que mesmo assim ainda teve/tem poder para se soltar do domínio dela. A mensagem de Cristo ao ressuscitar é como um convite de alguém que esteve num labirinto, achou a saída e agora voltou para resgatar qualquer um que confiar na sua promessa de tirá-lo daquele lugar. Você não sai de um labirinto construindo mais paredes, você só vai conseguir sair quando confiar em quem já saiu de lá.

E aqui voltamos à palavra "converter". O que seria converter-se de todo o coração?

"Se (...) em teu coração creres que Deus O ressuscitou dentre os mortos, serás salvo."

Acredito que a palavra converter, no contexto evangélico, significa mudar o eixo da sua fé. Como? Antes de converter-se, a fé do homem em ser salvo é baseada na obediência à lei. Ou seja, ele acredita que será salvo por fazer isso e aquilo outro. A crença de que ele será salvo está baseado na obediência à lei. Ao converter-se, o eixo de sua fé converte-se/muda/permuta da lei para Cristo. Ou seja, ele reconhece que a lei não é capaz de salva-lo e, dessa forma, ele deposita toda a sua salvação na fé de que Cristo vai ressuscita-lo da morte pela lei assim como fez com Ele mesmo. Ele vai parar de tentar sair do labirinto por si só e vai pegar na mão daquele que teve poder para sair de lá.

Tudo se faz novo quando nos convertemos de todo o coração, não acha?


Acho sim, Silvia! Acho sim.

"Pois sustentamos que o homem é justificado pela fé, independente da obediência à Lei"
(Romanos 3:28)




Abraço,
Eliab Alves Pereira
02/05/2012

2 comentários:

  1. Obrigado, Ikaelle. É sempre bom saber a opinião dos leitores sobre determinado post. Me faz observar e me dedicar mais sempre que for escrever algo novo. =D

    ResponderExcluir