Temos outra dúvida:



O que é "A obra de Deus"?
Acredito que da mesma forma que eu já ouvi muitas vezes essa expressão, vocês também já devem ter ouvido pra caramba. Principalmente quem vive em igrejas. Nas de caráter pentecostal essa expressão é bem mais utilizada do que nas demais. 

A expressão "A obra de Deus" é bastante utilizada para descrever uma coisa que nós temos o dever de elaborar, propagar, desenvolver, ajudar, etc. É costumeiro ouvir isso na hora da arrecadação das ofertas quando alguns líderes dizem : "Vamos contribuir para a obra de Deus". Ou então é utilizada para expressar o significado de algo que está sendo feito pela igreja como cruzadas, evangelismo, construção de templos, eventos comemorativos, etc. 

Pra mim, o significado da obra de Deus não é muito bem esclarecido quando se utiliza essa expressão dentro de contextos que deixam a desejar quanto ao significado daquilo. OBS: Estou fazendo isso porque, dentro do contexto que se utiliza essa expressão, eu não sei realmente o que significa. Da mesma forma que fizemos com o post "O que é o pecado?", iremos fazer com esse. Vocês é que irão construir esse artigo com base em seus comentários. 

Então, alguém pode me responder o que é "A obra de Deus?". Em que consiste? Como podemos descrevê-la? O que não podemos considerar que seja a obra de Deus? Qual a função dela?
Estou citando exemplos mas você tem total liberdade pra falar da forma que quiser.

13 comentários:

  1. A obra de Deus pra mim , é tudo que é mandado por ele pra que nós façamos na terra!ou seja:OBEDECER SUAS LEIS!

    ResponderExcluir
  2. Ok. Mas você poderia citar algum exemplo disso? Continuo sem entender dentro desse contexto. A dúvida que eu tenho sobre a sua resposta é: o que é que Deus nos manda fazer aqui na terra? Se são leis, quais são as leis que Deus quer que obedeçamos e por que Ele quer que obedeçamos?

    Obrigado por participar do artigo.

    ResponderExcluir
  3. No contexto "igrejal" entende-se obra de Deus como tudo aquilo relacionado a igreja, qualquer coisa que não tenha ligação com o "mundo". Mas que mundo é esse? Até onde isso é verdade? O que Deus está fazendo hoje?
    Penso que obra de Deus hoje é dar continuidade ao que ele começou um dia. Faz parte de seu plano inicial, de compartilhar com o homem a sua personalidade e caráter. Sendo assim, qualquer coisa que façamos é obra de Deus, pois traduz-se como continuidade daquilo que Ele começou. Ficarei anonimo e se houver continuidade do discurso me revelarei. Boa a discussão.

    ResponderExcluir
  4. Desculpem pela ignorância mas ainda não consigo entender. Alguém pode detalhar esse conceito de "obra de Deus"? O comentário aqui em cima ajudou um pouco quando disse que no contexto "igrejal" é tudo aquilo que tem relação com a igreja. Mas o que seria isso necessariamente? O que complicou novamente pra mim foi a parte em que você diz: "Sendo assim, qualquer coisa que façamos é obra de Deus..." Como assim "qualquer coisa que façamos"? Isso significa qualquer coisa mesmo ou é algo especifico?

    ResponderExcluir
  5. Acho que em relação a igreja, obra de Deus seria continuar a pregação do "evangelho", "converter" pessoas, mostrar a "verdade". Mas o que penso em relação a obra de Deus, é isso de dar continuidade ao que Ele fez/faz. E o que Ele fez? Ele amou, Ele ajudou, Ele abraçou, Ele foi verdadeiro, bondoso, amigo, conselheiro ... Acho que essa seria a verdadeira obra de Deus ;s

    ResponderExcluir
  6. Agora ajudou bastante. Me perdoa só por mais uma dúvida mas é porque eu tenho mania de explicação. Quando você diz que a obra de Deus seria dar continuidade ao que Ele fez e explica o que Ele fez, ótimo! É assim mesmo que se explica. Mas no inicio você falou sobre pregar o evangelho, converter e mostrar a verdade. Mas não explicou o que seria fazer isso da mesma forma que explicou o que Cristo fez. Então, o que seria esse evangelho? O que seria converter as pessoas? E que verdade precisa ser mostrada?

    Obrigado por participar.

    ResponderExcluir
  7. ---' Então, é que não sou boa em explicações, mas vou tentar ;D É mais ou menos assim: Quando eu uso as " é tentando mostrar que não é bem isso que eles fazem. Tipo, quando ia frequentemente a igreja aprendi que fazer essas coisas seria continuar a obra de Deus: O "evangelho" seria a pregação do que está escrito na bíblia. O "Converter" seria levar as pessoas a "aceitarem" Jesus, demonstrando isso através do batismo. E a "verdade" seria que só Jesus pode salvá-los , e o que eles devem ou não fazer para conseguir essa salvação. Acho que é isso ;s Ajudei?

    ResponderExcluir
  8. Bem acho difícil me basear ATUALMENTE na igreja evangélica pra discutir o que é a obra do senhor, pois pelo que vejo para a igreja a obra do senhor se definiria na construção de templos em todos os bairros, manter o pastor e seus dependentes, obedecer a doutrina de usos e costumes, não me “contaminando” com o mundo no qual eu vivo, muitas vezes deixando de lado o que na bíblia esta escrito. Mas se eu for pela igreja católica não terei tanta diferença, iria orar todos os dias em casa intercedendo a santos (Ex. 20. 23) pelos meus familiares, manteria o Padre, e sairia em caminhada pelas ruas em silencio ou dando vivas a homens que erram. Mas entendo como sendo a obra de Deus o ato de levar a sua palavra a todos (Mc. 16. 15), não me importando com cor ou classe social apenas mostrar que Deus nos amou, que se desobedecermos suas leis teremos consequências na nossa vida, que Cristo é nosso salvador pois nos livrou da condenação por nossos pecados, que existe o Perdão, o Amor, A Misericórdia, Amizade, que nossa vida aqui é passageira e além dessa vida existe outra e que nos não estamos preparados nem somos merecedores de desfruta-la se não por meio da graça de nosso Deus (Efésios 2:8-9). Que bens materiais não leva a lugar algum. (Lc. 12. 16-21). E ajudar o próximo não esperando recompensas, ou seja, viver de acordo com o que Cristo viveu aqui na terra!

    ResponderExcluir
  9. Entendi a resposta acima. Achei bastante coerente. Mas mais uma duvida me surgiu. Acredito que vai fugir um pouco do assunto mas sei que tem uma ligação com o que estamos falando. Quando vc diz: "...se desobedecermos suas leis teremos consequências na nossa vida..." que leis seriam essas e de onde viriam essas consequências? Quando vc fala de consequência é se referindo a algum castigo ou é a ideia de ação e reação?

    Obrigado por participar.

    ResponderExcluir
  10. Quando digo Leis, me refiro aos mandamentos, como não matar, não roubar, amar ao próximo, amar a Deus acima de todas as coisas, entre outras descritas na bíblia que servem de alerta e cuidados a nossa vida. E as consequências, considero mais como a ideia de ação e reação (Gl. 6.6), não posso desobedecer as leis com relação ao próximo e esperar que outro venha e faça tudo certinho comigo. Como dito na III lei de Newton: Para cada Ação uma Reação.

    ResponderExcluir
  11. Os contextos aos quais essa frase é utiliza e que eu já ouvi são:
    -Obra de Deus:A disposição da pessoa em tempo,ação( no sentido de fazer algo em benefício para o crescimento do seu Reino,tendo assim por meio da Obra de Deus ao qual realizamos que outras pessoas conheçam o Seu Nome e tomem conhecimento da existência da palavra,seu amor e vinda)
    -Como também há o sentido que você incitou no post.Quando falam vamos tirar as ofertas para a Obra de Deus referem-se : Vamos tirar as oferta,(contribuição),para dar auxilio a sua extensão e alcance da palavra de Deus(Obra de Deus por meio de manuntenção do templo,mantendo em funcionamento.Obra de Deus como auxilio as pessoas que vão ao interior ou até outros estados para fazer alguma ação social, ou evangelismo, que depende de alguma forma de ajuda) financeira.

    ResponderExcluir
  12. Fazer a obra de Deus é cumprir seus mandamento e os principais mandamentos de jesus foram: amar os outros e difundir sua doutrina. Ambos exigem comunhão constante com o mundo. "Apesar disso, alguns deduziram que a doutrina de Jesus permite o isolamento em relação ao mundo, ou seja, para imitar Jesus, devemos fazer exatamente o contrário do que ele próprio fazia e pregava."
    Fazer a obra de Deus é servir a todos, amar o próximo e cuidar dos humildes. É exatamente seguir os passos de Jesus. Muito diferente do que assumir um ministério e achar que ta edificando o Reino de Deus na terra com isso.

    ResponderExcluir