Eu, você e Deus

Hoje tive uma grande decepção! Alguém me censurou por ter certos tipos de amizade que, para alguém, não são sadias ou não são amizades que me levarão muito longe. "Cuidado com aquele tipo de gente..."; "Não sei o que você está fazendo com essa pessoa!"; "Não vejo futuro em você estar com esse povo.

Esse comportamento, depois que passou a indignação, me fez pensar: Até onde o preconceito afasta as pessoas de novos amigos? Até que ponto a discriminação mudou o sentido genuíno do relacionamento?

"O quê? Eliab é amigo de ateus? Budistas? Espíritas? Homossexuais? Pobres? Políticos?"


Com todo esse medo, toda essa cisma, onde fica a aventura de conhecer pessoas diferentes? Pessoas novas, contrárias, de outra realidade, de outro ângulo? Será que relacionamento é baseado apenas na convivência entre eu e pessoas que me convêm, ou pessoas de "boa índole"? Será que o relacionamento se tornou tão mesquinho a ponto de limitar amizades a pessoas "iguais" a mim?

E o amigo? Onde fica? Será que amigo é apenas aquele cara que gosta de tudo que eu gosto? Amigo é aquele que é considerado uma boa pessoa para o senso comum, é isso? Amigo não é mais aquela pessoa a quem eu me dôo sem esperar algo em troca, mas sim quem vai me trazer uma boa imagem, correto? Não posso ser amigo de ateus porque eles vão pro inferno, não é? Vai que eles me arrastem! Não devo me aproximar de homossexuais porque eles são abomináveis. Até entendo a preocupação da pessoa que me censurou; vai que quando Deus for jogar um raio nos homossexuais eu esteja por perto!

Sociedade, por que você se deixou levar por esse pensamento? Por que você julga as pessoas como más companhias por causa do rótulo que você deu a elas? Você jogou um perfil em determinadas pessoas e, para que eu não descubra que você está mentindo, você me critica por me aproximar dessas pessoas. É como atirar em alguém e atirar também em quem se aproximou desse alguém só porque está próximo. O problema é que eu não me importo de ser atingido. Eu estou disposto a levar os golpes de uma sociedade preconceituosa se isso me conservar uma boa amizade!

Esse episódio me lembrou uma conversa que tive com Mirjam, uma amiga holandesa, ex missionária JOCUM. Lembrei quando ela comentou sobre a vergonha que sentira quando começou um trabalho social com prostitutas. Ela contou sobre os olhares e os comentários que as pessoas começaram a fazer sobre ela por se aproximar das garotas. Ela compartilhou comigo que, no início, se sentia bastante incomodada e envergonhada com essa situação. Comentou até que algumas vezes se pegou pensando: "Poxa, será que eles pensam que eu sou uma delas?". Mirjam diz que conseguiu se livrar disso quando comparou essa situação com a de Cristo. "Cara, Ele vivia com o tipo de gente mais rejeitada daquela época. Você acha que Ele também não pensou a mesma coisa que eu em algum momento? A diferença é que Ele não se importava com o que os outros pensavam a seu respeito".

Aproveito esse pensamento da Mirjam e faço mais um comentário: Talvez Cristo tenha pensado: "Ainda bem que eles me consideram igual aos rejeitados". E eu concordo com Ele, se Ele tivesse dito. Mas mesmo sem Cristo ter dito isso, é assim que eu penso! Prefiro ser considerado igual aos marginalizados, aos excluídos, aos rejeitados; prefiro ser semelhante a eles.

[As palavras em destaque são links] 
Sociedade, você ridiculariza homossexuais (que também atacam seus perseguidores), persegue pessoas de religiões e ideologias diferentes, manipula os relacionamentos, condena prostitutas, destrói dormida de moradores de rua, patrocina o trabalho escravo infantil, você consome violência, imoralidade, você é narcisista, usa a mulher como objeto de prazer, desenvolve mídia ridícula e joga na mente de suas crianças, você destrói casamentos, censura o pensamento livre, você mata seu próximo, rouba seu vizinho, estupra seus filhos, polui o meio em que vive, não ajuda quem precisa de você, você é suja, preconceituosa, infame, doente e ainda se acha no direito de julgar o próximo? Você exclui e discrimina o marginalizado quando deveria ter nojo de quem o excluiu! Você reclama de quem está na lama depois de você tê-lo jogado lá! 

Então disse Jesus aos seus discípulos: "Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me; pois, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; mas quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á."
[Mateus 16: 24 e 25]

 Está aí a solução para consertar essa sociedade despedaçada! 


Neguemos a nós mesmos, aceitemos o outro, abramos mão de nosso conforto para o bem do próximo, neguemos nossa vida para salvar a do nosso irmão, essa é nossa cruz! Amemos o outro a ponto de dar nossa vida por ele; não morrendo, mas no sentido de nossa vida não ser para nos servir, mas para servir o outro. "Mas se eu fizer isso, perderei minha vida!" você dirá. Se você fizer por amor, achá-la-á através de outros. Afinal, se todos fizermos isso, enquanto eu dôo minha vida a alguém, outro alguém estará se doando a mim. Cuidemos uns dos outros! Só precisamos que alguém tome a iniciativa. E, na verdade, alguém já começou esse trabalho: "Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos." [Marcos 10:45]

Perder sua vida por amor a Cristo não é morrer por um sujeito que viveu há 2.000 anos, é viver para a representação dele no próximo! É doar-se à manifestação dele no outro.


"Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me." 
Então os justos lhe responderão, dizendo: "Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber? E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos? E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te?" 
E, respondendo o Rei, lhes dirá: "Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes".
[Mateus 25:35-40]

Perca sua vida por amor ao próximo e você estará fazendo isso a Cristo! Qualquer atitude sua para com o próximo, será para com Cristo. Quer seja alimentando-o, quer seja discriminando-o. Rejeite seu irmão e você estará rejeitando a Deus, abrace-o (por mais que seja diferente), e você estará abraçando Deus.




Abraço,
Eliab Alves Pereira

0 comentários:

Postar um comentário