Você só me honra na sua honra?

O pastor Santos (pastor da Bola de Neve em Ponta Negra/Natal) contou uma história uma vez que me fez refletir para escrever esse post.
Quando ele era mais jovem, participou de um campeonato de Jiu Jitsu. Ele contou que mandou confeccionar uma camisa em homenagem a Jesus Cristo, ele queria usar essa camisa quando subisse no 1º lugar do pódio. Pensava em honrar o nome de Deus quando conseguisse a vitória do campeonato e qual seria o melhor lugar se não o 1º? O que acontece é que na última luta ele não conseguiu vencer o adversário. Ficou em segundo lugar no ranking.

Ele pensou: “E agora? Eu ainda devo fazer a homenagem mesmo no 2º lugar? Deixa pra lá. Eu disse que ia fazer uma homenagem se conseguisse o lugar mais alto daqui. Deus não merece ficar em segundo, seu lugar é acima de todos”.

E então ele decidiu não mostrar a camisa que tinha feito para homenagear Jesus com sua vitória. Ele conta que depois de tomar essa decisão sentiu Deus falar com Ele de uma forma que incomodou bastante. Deus fez uma pergunta a ele que deixou uma marca indelével em sua mente: “Você só me honra na sua honra?”.

Aquilo fez com que ele tomasse um golpe tão grande que superava todas as lutas que ele passou. Ele enxergou a burrada que estava prestes a fazer e então mudou de opinião. Mesmo no segundo lugar do pódio ele levantou a camisa para todo o ginásio ver e todos aplaudiram de pé a sua homenagem.

A atitude do pastor Santos não é muito diferente da nossa atitude quando estamos enfrentando qualquer coisa que nos deixe envergonhado diante de Deus. Principalmente quando se trata de pecados.
Nós temos o costume de nos distanciar de Deus por vergonha de nossos atos. Sempre que pecamos nós sentimos tanta vergonha que deixamos de nos relacionar com Deus pensando que isso vai ajudar na nossa recuperação. É como se com um tempo Deus se esquecesse do que fizemos e é esse o tempo de voltar antes que ele se lembre do que fizemos. Isso é bastante infantil. Mas todos nós fazemos isso. Por quê? Bem, explicar o porque disso não é a intenção desse post.

Eu quero fazer com que você entenda que Deus nos faz a mesma pergunta que fez ao pastor Santo quando estamos nessa situação.
Você só me adora quando está certinho?
Você só me busca quando você está limpo?
Você só se relaciona comigo quando está sem pecado?
Você só me honra na sua honra?

As pessoas procuravam Jesus do jeito que elas estavam. Elas não procuravam se consertar para depois procurá-lo. Elas não podiam se ajudar então procuravam quem podia ajuda-las. Se a mulher do fluxo de sangue tentasse se tornar pura antes de procurar Jesus ela ia morrer daquele jeito.

Honre a Deus no seu fracasso. Busque a Deus enquanto peca. Chame por Deus enquanto tudo está afundando. Não tente se consertar pra ficar digno o suficiente para apresentar-se a Ele. Você nunca estará bom o bastante por seus próprios esforços.

Veja o exemplo de Pedro: Quando ele começou a duvidar e não conseguia mais andar sobre as águas, ele gritou por Cristo. Ele não tentou nadar por si mesmo e tentou reforçar a fé a fim de voltar a flutuar. Ele chamou pelo único que podia salvá-lo. Não tente se limpar antes de ir falar com Deus. Isso pode piorar a situação e você pode entrar num caminho sem volta. Venha pra Ele todo machucado, sujo e imperfeito. Ele vai te aceitar mesmo assim e vai cuidar de você. Da mesma forma que o pai cuidou do filho pródigo quando voltou pra casa.



Abraço,
Eliab Alves Pereira

3 comentários:

  1. Muito obrigada pelo site, pelas doces palavras... Você seja lá quem for... és um abençoador...Deus continue te abençoando.. precisava muito ouvir estas palavras...

    ResponderExcluir
  2. Janaína, sempre procuro responder cada comentário postado nesses artigos. A única razão em eu fazer isso é de sentir-me realmente muito feliz em saber que essas palavras serviram pra alguém. De coração, isso é muito gratificante e eu só tenho de agradecer a Deus pela oportunidade de compartilhar dEle com as outras pessoas. Espero que você possa encontrar mais de Deus tanto aqui quanto no seu dia a dia, nas coisas simples da vida e nas extraordinárias também, sem dúvida. Um grande abraço! Fica na paz. Deus te abençoe para que você abençoe!

    ResponderExcluir
  3. Pense num post simples e muito bom.

    Posso não ser o 1º, 2º ou 3º, posso nem estar no pódio. Mas dedico tudo a Deus, e Deus me dedica sua graça para que eu possa me aproximar de um lugar de honra perto do verdadeiro vencedor, perto de Deus.

    ResponderExcluir