Não basta idolatrar, temos de premiar nossos ídolos!

O “Troféu Promessas” se intitula como “a maior premiação da música evangélica”... tendo como principal proposta “reconhecer o trabalho daqueles que exaltam fielmente o nome de Deus por meio da música e o fazem com excelência, influenciando gerações”. Eles querem premiar os “destaques” da música gospel do ano de 2010 e 2011, honrando com a estatueta representantes de nove categorias: Melhor Grupo, Melhor Ministério de Louvor, Melhor Cantor, Melhor Cantora, Artista Revelação, Melhor Música, Melhor DVD/BluRay, Melhor CD e Melhor Evento. (Texto do voltemosaoevangelho)
Pensei muito sobre o que escrever aqui. Mas com o tempo que eu tenho como escritor desse blog aprendi que as pessoas não se interessam por textos extensos. Então, para não me estender muito, vou deixar um pequeno versículo como resposta à esse evento e farei um breve comentário.

"Como podeis vós crer, recebendo honra uns dos outros, e não buscando a honra que vem só de Deus?" (João 5:44)

Um evento "evangélico" (bem entre aspas) foi promovido pela rede de televisão que todos os "evangélicos" (entre aspas) vivem dizendo que é satânica, que persegue os cristãos, ou sei lá mais o que.
No início eu achei muito massa a jogada estratégica da Globo. Pegar um grupo gigante que compõe a maior parte da massa de indivíduos do nosso país, aproveitar que a maioria deles está revoltada com um de seus líderes por atacar seus dogmas e eventos mesmo fazendo parte do mesmo grupo social, e que esse líder é dono da rede de televisão concorrente da rede Globo. "Vamos fazer um evento onde os evangélicos em peso vão apoiar e levantar nossa bola sem falar da audiência que vamos receber. Aproveitaremos também que os líderes das instituições estão querendo ver o bispo quebrar a cara. Dessa forma eles se tornarão grandes patrocinadores desse evento. Com certeza eles incitaram os fieis a ligar a TV e ficar dando ibope até o último 'plin plin'." Essa é a fala que eu usaria para falar aos patrocinadores da TV se eu fosse o diretor de marketing,  da Globo.

Troféu promessas! A única promessa que vi nisso foi para os patrocinadores do evento.
"Prometo que será um evento que vai dar mó audiência. Pode patrocinar que sua marca vai ser bem vista nos comerciais."
"Prometo que se fizermos esse evento, iremos faturar milhões e ainda faremos as pazes com o público que não vai muito com nossa cara."
"Prometo que o inimigo interior de vocês (o bispo) vai quebrar a cara quando ver a propagação desse evento."

"o troféu chama-se 'Promessas' por que 'Deus cumpre as Suas promessas e cuida para que a Sua Palavra seja cumprida', baseando-se corretamente em Jeremias 1:12." (Texto do voltemosaoevangelho)
Agora diga-me: Quais promessas de Deus foram cumpridas nesse evento? Quais cuidados Deus teve para que sua palavra fosse cumprida nesse evento? O de que seus filhos um dia seriam recompensados e louvados e receberiam prêmios dos homens por reconhecimento de seu trabalho?
"Como podeis vós crer, recebendo honra uns dos outros, e não buscando a honra que vem só de Deus?"
O nome "evangélico" e "promessas" foi só uma maquiagem para enganar muito besta que não sabe o que professa. Ou melhor, que professa e defende tudo que for chamado de evangélico ou gospel (paradoxalmente irônico).

Sabe pra quê serviu esse evento? Pra gerar muita grana para os bolsos da TV Globo, e não há nada de errado com isso! Pois é como eu falei no início do post: "eu achei muito massa a jogada estratégica da Globo".
Mas sabe o que me incomodou de verdade? Foi ver "o povo de Deus" exaltando e glorificando seus ídolos. E você pode muito bem dizer: "Você tá viajando, cara! Não precisa de tanto. A galera tá louvando a Deus. As músicas tinham até o nome de Deus, não é? Você não viu no finalzinho todo mundo gritando o nome de Jesus?"

Cara, me poupe! De que adianta um grupo fazer uma festa pra mim, gritar pelo meu nome e dizer que estão ali por mim mas eu não estou naquele meio? Podem falar meu nome a vontade. Isso não vai fazer com que eu apareça por lá. Se o objetivo deles está em antes de me agradar, agradar a si mesmos, eu prefiro não ir.

"Porque o Senhor disse: 'Pois que este povo se aproxima de mim, e com a sua boca, e com os seus lábios me honra, mas o seu coração se afasta para longe de mim...'" (Isaías 29:13)
"Como você pode usar esse versículo contra esse evento? Você conhece o coração das pessoas, Eliab?"

Não conheço o coração de ninguém. Mas fica fácil entender as intenções de alguém quando seu comportamento entrega tudo.

Analisemos a ideia principal do evento:
O “Troféu Promessas” ... “a maior premiação da música evangélica”... tendo como principal proposta “reconhecer o trabalho daqueles que exaltam fielmente o nome de Deus por meio da música e o fazem com excelência, influenciando gerações”... premiar os “destaques” da música gospel do ano de 2010 e 2011, honrando com a estatueta representantes de nove categorias: Melhor Grupo, Melhor Ministério de Louvor, Melhor Cantor, Melhor Cantora, Artista Revelação, Melhor Música, Melhor DVD/BluRay, Melhor CD e Melhor Evento. (Texto do voltemosaoevangelho)

 Então quer dizer que eu estou indo a um evento que vai HONRAR e GLORIFICAR o nome de Jesus Cristo mas o objetivo do evento é premiar o melhor grupo, melhor ministério de louvor, melhor cantor, artista revelação, melhor música, melhor DVD/BluRay, melhor CD e melhor evento? E esse evento é pra HONRAR e GLORIFICAR o nome de Cristo? Desculpa mas eu tô rindo muito aqui. Sério!

Analise bem as palavras "Honrar" e "Glorificar".

É impressão minha ou a atenção do evento é volta pra tudo, até para o danado do CD, menos pra Deus?
Diga-me uma coisa: Quais lembranças você tem desse evento que te remetem a Deus? Ou será que dizemos: "Cara, nem teve Fruto Sagrado!" "Nada a ver aquele cara ganhar esse prêmio. Quem merecia era o outro carinha que mora logo ali."

Não adianta correr, cara. Esse evento foi feito para honrar e glorificar o nome dos "ídolos gospeis". Esse evento serviu para que alguns nomes fossem promovidos às custas do único nome que deveria ter sido prioridade!
"Ora, se podemos fazer concursos de louvor, por que não fazermos um concurso de oração? Quem orar mais e melhor leva o troféu joelho roxo. Ou melhor, por que não um concurso de pregação? Quem pregar melhor leva o troféu garganta de ouro. Ou, para os pentecostais, um concurso de profecias? O que trouxer a melhor mensagem de Deus leva o troféu ungido de Jeová. Por que esses concursos seriam condenados por qualquer crente e os concursos de louvor são tratados como algo normal?"  (texto de voltemosaoevangelho)
"Como podeis vós crer, recebendo honra uns dos outros, e não buscando a honra que vem só de Deus?" 
(João 5:44)


Ah! receber honra que só vem de Deus? Vem com troféu? Se não vier então eu não quero!

Opa! Ia esquecendo: Alguém ai sabe me dizer quando vai ter algum evento onde vão premiar blogs? Se Deus quiser, e se não quiser também, vamos ganhar! \o/


Abraço,
Eliab Alves Pereira

4 comentários:

  1. Isso postado é uma verdade que poucos ousam enxergar. É preciso, assim como você fez, quebrar paradigmas e mostrar os verdadeiros fins dessas tais "premiações a cantores evangélicos" ou sei lá o que. E poucos ainda esquecem aquele batido mandamento: "Não farás para ti nenhum ÍDOLO, nenhuma imagem de qualquer outra coisa no céu, na TERRA, (...)" Êxodo 20:4
    Parabéns, muuuuuuuuito bom o texto!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Eliab pelo texto, concordo plenamente com suas palavras direcionadas pela reflexão na palavra e nos acontecimentos. O Troféu Promessas transmitido na TV não passou de um show afim de aumentar o nome da globo,foi decepcionante algumas das aparições daquele evento.
    E deixo esse vescículo:"Atentardes para o que vem com traje esplêndido e lhe disserdes: Senta-te aqui num lugar de honra." Tiago 2:3

    ResponderExcluir
  3. Olha,de uma certa forma voce falou a verdade. eu tambem pensava assim ate que assisti o dvd e pude perceber que apesar disso ser apenas uma certa jogada da globo por audiencia,sem perceber eles estao possibilitando a adoraçao de varias pessoas que estavam realmente quebrantadas ali declarando um unico salvador e é isso que a palavra nos ensina. Esse evento foi mostrado em varios paises e alguns ate onde o evangelho é totalmente proibido e muitos atraves desse evento podem ter conhecido o "Jesus" que eles tanto escutam falar,so que por meio do louvor. Mas tenho que admitir que alguns que estavam la se deixaram levar pela fama e pelo sucesso e perderam sua verdadeira missao,mas o senhor vai capacitando outros e outros más! obrigado por ler e to no twitter @cCabral_Filipe apaz

    ResponderExcluir
  4. Algumas coisas que você disse ai fazem sentido.

    A bíblia diz que:
    "Examinai tudo e retendo o bem"

    quando ela diz tudo e tudo mesmo!

    ResponderExcluir