Briga entre irmãos






Quando eu era mais novo, eu e meu irmão vivíamos brigando, discussões, pontapés, provocações, tudo era válido para atingir o outro. Sabe como nós parávamos? Quando nossa mãe chegava, pegava os dois brigões e resolvia tudo com a chinela. 









Um protestante me perguntou qual era a diferença de um católico para um espírita. Perguntei qual era o motivo da questão. Ele me respondeu que achava que eles não tinham nenhuma diferença. Acreditam em reencarnação, e... Só foi esse o argumento.  Só pela quantidade de comparações você já entende onde essa conversa vai parar!


A diferença entre um religioso e outro? O deus (com d minúsculo)! Somente. Nenhum é melhor que o outro. 

Todos estão numa tarefa inútil de fazer algo bom o suficiente para ser reconhecido e premiado com a salvação, ou seja lá como for chamado o prêmio final de sua religião. E no caso dos cristãos, esse esforço é mais inútil ainda, uma vez que Deus apresenta uma salvação por Graça e não por obras.
Mas continuando a conversa...

Essa é uma guerra que vem sendo travada há séculos. Protestantes versus católicos. Quem está com a razão? Seria uma boa pedida para um dos eventos do UFC, heim?

Cada um que mostre argumentos mais afiados que o outro. Cada um que encontre mais passagens do que o outro na bíblia para defender seu ponto de vista. Uma religião, dois tipos de religiosos, milhões de argumentos, vários deuses e nenhum Deus!

De um lado os protestantes atacam os católicos por causa da idolatria a bonecos de barro, gesso, sei lá! Mas esquecem da idolatria que os próprios protestantes têm em relação aos seus pregadores na TV, seus cantores superfamosos, sua doutrina, seus pioneiros, etc... Atacam a fé dos católicos sobre reencarnação, mas alguns dos que estão do lado dos protestantes desconfiam do agir do Espirito Santo, se batiza ou não, se fala em línguas ou não, se profetizam ou não.

De um lado um condena o outro por extorsão, mas esquece dos casos de pedofilia dos seus membros. Uns falam da aceitação exagerada de um lado, mas se esquecem de que eles condenam demais. Um fala que o outro ama demais o dinheiro, mas fala isso com os bolsos cheios. Uns dizem que é proibido ter homossexuais na direção da igreja. Mas seus púlpitos estão cheios de arrogância, orgulho, inveja, idolatria, discórdia, etc.

Enfim, todos apontam para os erros externos do outro e todos se esquecem de sua podridão interior. É como se ao exibir o erro do outro, a atenção se volta pra ele e as pessoas param de reparar em mim.
O tempo que deveria ser investido na propagação do evangelho vem sido gasto com estudos para defender seus pontos de vista, é gasto com festas pra mostrar quem pode mais, o tempo é gasto com cultos que cultuam mais a religião do que ao próprio Deus, há perda de tempo pra ver qual é o melhor político que a igreja deve votar ou qual membro vão colocar no poder. O tempo que deveria ser usado para ensinar as escrituras é jogado fora para satisfazer o ego de muito safado que usa o nome de Deus para popularizar seu próprio nome, que usa a boca para falar asneira e dizem que é a pregação do evangelho, muitos gastam suas energias em tentar passar uma imagem de santo, quer use terno quer use batina. Graças a Deus não são todos assim. Mas a maior parte já contaminou por completo a imagem que a igreja deveria ter.

Católicos e protestantes. Quem está com a razão?
Isso é a mesma coisa que perguntar se uma zebra é preta com listras brancas ou é branca com listras pretas.
Não importa. Todos estão tentando fazer algo da forma mais distante possível de Deus.
Sabe quando essa guerra vai acabar? Talvez no momento em que se cumprir por completo a profecia de Paulo, e em Cristo não houver mais judeu e grego, civilizado e bárbaro, escravo e livre, homem e mulher.

Enquanto isso não acontece, os nossos amigos católicos e protestantes estão confortáveis demais nessa zona de conflito. Pelo menos cada um pode defender-se do outro e do próprio Deus. Mantendo-se afastado o suficiente para que Ele não os incomode.

Por que usei deus (com d minúsculo) no início do post? Porque está mais que claro que o deus que os protestantes e católicos (não todos) adoram é um deus falso. É o deus do dogma, o deus da religiosidade, o deus que condena os argumentos dos outros e que se molda para caber nos meus ideais. Por isso deus com d minúsculo. Por que o Deus com D maiúsculo está bem longe dessa sacanagem.

Quando eu era mais novo, eu e meu irmão vivíamos brigando, discussões, pontapés, provocações, tudo era válido para atingir o outro. Sabe como nós parávamos? Quando nossa mãe chegava, pegava os dois brigões e resolvia tudo com a chinela.


Termino meu post citando Soren Kierkegaard:
“A questão é bem simples. A bíblia é muito fácil de entender. Mas nós, cristãos, somos um bando de vigaristas trapaceiros. Fingimos que não somos capazes de entendê-la porque sabemos muito bem que no minuto em que compreendermos estaremos obrigados a agir em conformidade. Tome qualquer palavra do Novo Testamente e esqueça tudo a não ser o seu comprometimento de agir em conformidade com ela. ‘Meu Deus’, dirá você, ‘se eu fizer isso minha vida estará arruinada. Como vou progredir na vida?’. Aqui jaz o verdadeiro lugar da erudição cristã. A erudição cristã é a prodigiosa invenção da igreja para defender-se da bíblia; para assegurar que continuemos sendo bons cristãos sem que a bíblia chegue perto demais. Ah, erudição sem preço! O que seria de nós sem você? Terrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo. De fato, já é coisa terrível estar sozinho com o Novo Testamento.”

Abraço,
Eliab Alves Pereira

1 comentários:

  1. Nossa muito bom esse texto, me fez ter uma boa reflexão.Parabéns Eliab!

    ResponderExcluir