Convertidos pelos outros

Fui almoçar na praia esse ultimo fim de semana. Enquanto eu esperava a conta chegar, tive de ouvir uma conversa sobre a conversão de um dos cozinheiros do restaurante, que é/era homossexual.
Uma das pessoas que estava comigo perguntou se era verdade que o indivíduo realmente tinha aceitado a Jesus.

Pessoa comigo: - Se converteu mesmo?
Garçom: - Sim! Tá até andando de bíblia e usando roupa de pastor.
Pessoa comigo: - Graças a Deus! Tomara que continue assim, né? Só Deus mesmo para mudar a vida de alguém dessa forma.

Depois dessa rápida conversa eu fiquei me perguntando: Será que a conversão foi resumida a tal ponto que agora podemos declarar alguém como nova criatura porque passou a andar com uma bíblia e com roupas compostas?
Não estou duvidando da conversão do camarada, mas estou questionando os critérios que usamos para avaliar algo de tamanha grandeza.

Conversão, pelo pouco que sei, é uma mudança de dentro pra fora. Não o contrário.
Por que intitulamos alguém como nova criatura pelo fato de ele(a) levantar a mão no apelo feito pelo pastor, pela mudança no figurino, por largar as festas e bebidas? Por que para nós se tornou tão importante a estética do túmulo? Por que os vermes que estão por dentro não nos incomodam?

O que estou querendo dizer é que se eu tenho uma vida de pecado e passo a frequentar a igreja e digo que aceito a Jesus, a partir desse momento as pessoas me consideram um irmão, um novo convertido. Mas como eles sabem disso? Como eles sabem como está meu coração? Eles avaliam a mudança do meu interior pela minha mudança exterior. E isso está errado. Se eu largo a farra por causa da igreja, eu estou fazendo isso por amor a igreja ou às suas regras, mas meu coração ainda deseja muito sair com os amigos e encher a cara. E ai? Mesmo assim eu sou considerado um irmão. Mas o que Cristo nos ensinou? “Só em desejar em seu coração, pra Deus é como se você já tivesse feito”. (Parafraseando).

De que adianta eu viver como uma nova criatura exteriormente se meu coração ainda não foi mudado? E como Deus vai mudar meu coração se eu não sei que ele precisa ser mudado? Pra Deus realizar essa mudança eu preciso saber qual é a minha necessidade e pedir a Ele. Mas se eu não sei que estou doente, não vou procurar o médico. E por que eu não sei que estou doente? Porque ficou claro que o que importa é se eu estou usando as roupas certas ou abandonei os pecados visíveis. Fui declarado curado por causa da minha mudança na aparência. Mas por dentro um câncer me consome.

O inferno tá cheio de gente com terno e gravata e corações cheios de inveja, orgulho, preconceito, avareza, hipocrisia e regras.

Espero que o nosso amigo esteja realmente em processo de conversão. Espero que seu coração esteja sendo limpo de toda impureza e que ele esteja reagindo de forma correta contra o pecado. Suas roupas, jeito de falar, lugar que frequenta, não são o que Deus está procurando. Deus está à procura de um coração que precise de mudança, não de um coração que precise de maquiagem. Ele não quer reformar seu coração, Ele quer destruí-lo por completo e colocar outro no lugar. Suas roupas e costumes? Deus pouco se importa com isso. Vai por mim. Ele tem coisa mais importante pra se preocupar.


Abraço
Eliab Alves Pereira

0 comentários:

Postar um comentário