Eu vi Deus!

Não sou panteísta! Quero adiantar logo isso para que vocês saibam logo de cara que esse artigo não defende essa visão.



Vou citar uma breve explicação de C.S. Lewis sobre o panteísmo (que resume perfeitamente meu pensamento sobre tal assunto).



Os panteístas crêem que Deus, por assim dizer, impulsiona o universo como nós impulsionamos nossos corpos; que o universo quase é Deus, de modo que, se o universo não existisse, Ele também não existiria; e tudo o que encontramos no universo é parte de Deus. O conceito cristão é completamente diferente. Os cristãos crêem quê Deus inventou e fabricou o universo, como um homem que faz um quadro ou compõe uma canção. Um pintor não é a pintura, e não morre se a sua pintura é destruída. Podemos dizer: "Ele colocou muito de si no quadro", mas isto quer dizer que toda a beleza e o interesse provêm da cabeça do artista.
[Cristianismo puro e simples. C.S. Lewis
 Quem pegou emprestado já pode devolver se quiser, viu? 
(Brincadeira, tá?) kkk...

Do dia 09 ao dia 14 de Janeiro de 2012 eu participei pela segunda vez de um acampamento do ministério Palavra da Vida. Foi o PV Nordeste em Paudalho - PE. Quero compartilhar com vocês uma experiência que tive enquanto estava acampando. Há algum tempo eu já vinha experimentando disso que experimentei por lá. Mas o fato de mais de 200 pessoas entrarem de uma vez no seu cotidiano em um lugar que atrai nossa atenção para a criação de Deus me fez estar mais sensível para perceber coisas sobrenaturais compactuando com coisas naturais.

De certa forma eu percebi que a barreira que acreditamos que existe entre mundo natural e sobrenatural não passa de uma falta de sensibilidade para enxergarmos os dois como segmento um do outro.

Nesse acampamento ouvi muitas pessoas dizendo que ouviram Deus falar com elas. Achei muito bom isso acontecer porque quem ouve Deus falar diretamente sabe o quanto isso é gratificante e prazeroso. Confesso que ouvi Deus mais fora dos cultos e devocionais do que participando deles. Não duvidando de que Ele participou e falou com pessoas através deles. Jamais! Mas porque muito do que foi dito eu tenho certeza que serviu pra muita gente que estava vivendo uma vida diferente da minha e um relacionamento diferente com o que eu tenho com Deus. Não estou dizendo que minha vida com Deus é melhor do que a de quem estava lá. Não é isso! Mas o que eu quero dizer é que o modo que Deus falou lá, serviu pra edificar pessoas em coisas que eu, com a Graça e a ajuda de Deus, já estou vivendo a um bom tempo. Mesmo assim isso serviu pra me fazer relembrar do tempo em que essa mensagem seria decisiva na minha vida. E isso me fez ter mais amor pelas pessoas que eu via que estavam sendo tocadas com aquelas palavras. Afinal, eu já estive na mesma situação que elas. Hoje enfrento outras necessidades e problemas. Mas como foi antes, com a Graça de Deus eu vou me livrando aos poucos disso. Mas como Deus não deixa ninguém passar batido, Ele falou comigo de uma forma muito louca e é isso que eu quero compartilhar com vocês.

Antes de descrever minha experiência quero só dizer que na sexta-feira(13) [Ô dia!], foi o único dia que Deus falou comigo da mesma forma que falou com muitas pessoas durante a semana, (batizei isso de: "Forma Tradicional") através de um pastor (que esqueci o nome) durante o culto da noite. Antes de começar o sermão ele cantou umas músicas e entre elas estava "Marca da promessa" (Trazendo a arca). Velho, essa música me fez ouvir Deus dizer: "Ei, vamos trocar uma ideia sobre aquela barra que você está enfrentando?" Não quero descrever o que senti porque além de complicado eu iria me estender demais nesse artigo. Só quero deixar claro uma coisa: Deus falou comigo da Forma Tradicional. E eu precisava muito disso! E mais uma coisa: O que me sufocava tirou as mãos do meu pescoço.

Continuando...

Deus falou com muita gente através de sermões, músicas, devocionais e testemunhos. Deus falou comigo através dos acampantes, dos acontecimentos, das brincadeiras e da natureza.

Enquanto esperava o refeitório abrir eu vi um homem jogando tênis de mesa com uma criança (talvez pai e filho). Eles riram por um bom tempo de uma jogada que deu errado. Depois de terminar o jogo eles se abraçaram e o homem colocou o garoto no ombro numa posição que parecia que a criança ia cair, mas estava bem segura. O garoto rio do movimento brusco ao ser levantado e quando voltou para o chão os dois saíram ao encontro de mais alguém. Enquanto quase todo mundo conversava ao redor deles eu ria de longe do acontecido.

Um pastor se machucou jogando futebol com meu time. Ele torceu o tornozelo e foi muito lindo a atitude dos amigos que estavam em volta tentando colocá-lo numa posição mais confortável, tirando a chuteira do seu pé com o cuidado de um cirurgião pra não provocar mais dor. Eu e mais 3 pessoas o levantamos para colocá-lo  numa cadeirinha feita com os braços do outros participantes do jogo que o levaram com cuidado para dentro de um carro que tinha sido trazido às pressas por outro companheiro para levar o pastor machucado a um hospital. A preocupação de todo nós com o pastor me fez ver como Deus se importa em ajudar com todo cuidado quando nós caímos e nos machucamos. Seja por causa de críticas, seja por causa dos pecados. Fiquei tão ligado nisso que nem lembrava que o pastor estava passando por uma dor muito grande. Mas a graça dos outros jogadores se sobrepôs à dor de uma forma tão linda que ela foi esquecida, por mim.

Dois parceiros do meu quarto tiveram um conflito um com  o outro de modo a saírem no bate boca enquanto estávamos fazendo um devocional antes de dormir. Eu estava me preparando pra entrar no meio de uma briga porque eles discutiram de uma forma tão brusca que eu pensei que os dois iam partir para o braço. Mas mais uma vez Deus se mostrou pra mim. A atitude dos membros da equipe em tentar convencer os dois a pararem, tentando conciliar a atitude de um com a resposta do outro, a forma de como o clima ficou pesado como se o que tinha de bom naquele momento tinha se retirado. Não pra mim porque apesar da discussão, da mesma forma que foi no futebol, eu acabei esquecendo do conflito e me peguei enxergando a Lei Moral de Deus se revelando ali no quarto enquanto dois caras explodiam um com o outro. Através do restante do quarto eu enxerguei a paciência de Deus para conosco quando fazemos burrada, como brigar com o colega de quarto, ou qualquer outra coisa. A tentativa de Deus em fazer com que nos arrependamos do que fizemos e deixemos de lado o orgulho e a vergonha de dar o braço a torcer e se concentrar em coisas mais importantes foi expressa com clareza na atitude do restante do quarto que tentava jogar água nessa fogueira. Resultado: Depois, em vez de sair no braço eles saíram no abraço.

Fizemos uma trilha na última noite de acampamento (ainda estou com as pernas dormentes). Cara, teve um momento que ficou marcado na minha memória. Depois de cair na lama ao tentar atravessar uma ponte sendo balançada pela equipe que organizou o enduro, nós ficamos, minha equipe e eu, do outro lado esperando o resto do pessoal tentar atravessar. Enquanto esperávamos uma das garotas da organização desviou nossa atenção para uma neblina que estava dando uma efeito muito show na paisagem.  Uma fumaça bem visível descia entre as folhas da árvores que nos cercavam como se estivéssemos em um caldeirão de árvores. A neblina descia de uma forma tão suave entre os galhos que me fazia lembrar um vestido de noiva graças ao efeito que a lua deu sobre a fumaça. Ela ficou meio que brilhante e ao mesmo tempo com um efeito fosco. A lua por cima das árvores clareava muito bem o rosto de todos que estavam no meio da escuridão de forma que o lugar onde estávamos parecia que estava sendo iluminado por um farol. Acredito que uma visão de cima seria como ver um buraco cheio de árvores ao redor, com uma poça de água com lama, uma ponte de madeira sustentada por cordas e pessoas olhando para cima tentando fotografar aquilo na mente, de forma que a claridade da lua iluminava cuidadosamente cada pessoa colocando suas sombras nos devidos lugares, junto das pedras molhadas e do barro escorregadio. Um pássaro passou voando próximo as árvores que estavam próximas de nós, ao tentar acompanhá-lo, levei a vista para uma outra parte do céu que estava perfeitamente estrelada que me fez lembrar meu poema "Furos no céu". Aquela cena me deixou emocionado e me levou mais uma vez até Deus. "Cara, tu sabe como impressionar, heim?" Disse eu.

Acho que você deve estar percebendo que de segunda a sábado eu tive muitas experiências com Deus graças a Ele e a todo o acampamento do PV com os acampantes.

Na chuva forte que caia durante o culto, as palhas dos coqueiros atrasavam alguns pingos que caiam de uma forma desorganizada mas que ficava em contraste com a torrente que passava direto no espaço sem palha. A água da chuva deixava as gramas molhadas a ponto de refletirem o brilho da lua de modo que parecia que tínhamos quebrado vidros no gramado. Teve uma noite que uma borboleta entrou no culto em meio ao louvor. Seus movimentos pareciam que acompanhavam a música e nossas palmas. Dançamos com uma borboleta. Que massa!

Nesse acampamento, além ouvir Deus; eu também o vi.

Eu o vi no perdão dos amigos que discutiram, no abraço de uma garota que tentava confortar uma amiga que chorava enquanto a música tocava, vi Deus no sorriso do time que conseguia fazer um gol, o vi no cuidado e carinho dos equipantes para com os acampantes. Enxerguei Deus na torcida incentivando a mim e a mais três parceiros a suportarem o peso um do outro com o objetivo de não cair antes da outra equipe. De modo que ficamos um deitado em cima da perna do outro sem apoio das cadeira que foram tiradas pelos equipantes. Pude ver Deus no grupo de teatro transmitindo emoções para o público. Consegui enxergar Deus no culto da fogueira quando uma garota se ajoelhou na frente de todo o acampamento diante de seu irmão para pedir perdão por algo de errado que tinha feito para com ele. Vi Deus na coragem de um garoto que confessou na frente de todo mundo que ainda ama sua ex-namorada (e ela estava lá no meio da galera). Nesse culto da fogueira pude observar Deus de uma forma muito show. Além de vê-lo expressado nos testemunhos, pelo que fez na vida das pessoas, nós estávamos num lugar muito privilegiado por Deus. Estávamos cercados por árvores, sentados em bancos de concreto, o céu estava muito estrelado e a lua estava escondida abaixo das árvores. Depois de algum tempo, a fogueira foi perdendo sua força e enquanto o fogo baixava a lua saia por trás da mata de forma que ia clareando aos poucos o lugar onde estávamos. No fim do culto, enquanto louvávamos, eu estava admirando a criação de Deus e agradecendo por todo aquele momento, daí olhei para o céu e vi uma estrela cadente que passou riscando o céu como se fosse em direção à lua, até que sumiu por trás das árvores.

Cara, se você não consegue ver Deus nisso; não sei como e onde vê-lo!

Choramos, rimos, pulamos, corremos, cheiramos, sentimos, gritamos, abraçamos, perdoamos, beijamos, aconselhamos, caímos, dormimos, observamos a natureza e Deus deixou uma partícula dele em cada uma dessas coisas. Cara, essa semana foi linda pra mim. Sério! Foi, mais uma vez, uma grande experiência que Deus me proporcionou. Agradeci muito a Deus por me deixar sensível a perceber tudo isso. E sabe de uma coisa? Eu quero mais!

Se você leu esse artigo e participou do mesmo acampamento, quero te incentivar a deixar um comentário que expresse uma visão que você teve de Deus lá no PV. Por mais que você não tenha notado na hora, acredito que agora ficou mais fácil de observá-lo na sua criação, né? Pra quem não participou do acampamento, não se preocupe. Eu ficaria muito feliz em ler sua descrição de algum momento da sua vida onde você pode enxergar Deus.

Tenta fazer isso em todos os momentos da tua vida. Cara, confia em mim. É coisa de outro mundo nesse mundo!

Nesse acampamento, além ouvir Deus; eu também o vi.
                                 além ouvir Deus; eu também o vi.
                                                            eu também o vi.



Abraço
Eliab Alves Pereira

3 comentários:

  1. Querido Eliab.
    Eu me chamo Edilson Rodrigues, e sou o Pastor daquela especial "sexta feira 13". Fiquei muito impressionado com o seu testemunho. Ouvi Deus falar, vi Deus e senti Deus através de sua esperiência escrita aqui. Me sinto privilegiado por ter sido parte desse momento não só de sua vida, mas de todos os que estavam juntos conosco naquele Salão de Reuniões do PV. Glória a Deus! Não tenho de acrescdentar nada em suas palavras, mas seu relato acrescentou em mim uma porção grande do Deus Todo Poderoso. Espero um dia encontá-lo, pois quero abraçá-lo e te dizer o quanto foi maravilhoso para mim ser istrumento de Deus para abençoar você e tantos outros que estavam ali naquela marvilhosa "sexta feira 13."Me permita te dizer: EU TE AMO EM NOME DE JESUS! Se você quer mais, busque mais. Aprofunde-se na comunhão com Deus e faça as "Trilhas do Enduro" da Santidade e da Obediência ao Senhor! Forte abraço.

    ResponderExcluir
  2. Valeuu eliab ta de parabens veio, foi lindo que deus feiz no pv, para mim foi um combustivel a mais na minha fé todos juntos falando de deus apredeno ensinando foi otimoooooooooo.!

    ResponderExcluir
  3. Cara, é realmente muito bom quando você passa a observar Deus agindo ao seu redor. Ultimamente tenho pensado muito nessa ideia de viver em comunidade e pude perceber isso na descrição que tu fez do PV.
    E já que eu não fui pro acampamento, quero deixar minha pequena contribuição de algo que vi e senti de Deus.
    A pouco tempo atrás fui convidado por alguns amigos para ir a um monte aqui da cidade orar. Pra mim a proposta tinha chegado no momento certo e não pensei duas vezes. Minha resposta foi: SIM!
    Fomos da igreja central até o monte a pé com tochas e lanternas nas mãos de forma que iluminasse o longo caminho que a gente ia percorrer até chegar lá.
    Com alguns minutos de caminhada e muitos louvores, chegamos.
    Nos ajeitamos por lá, oramos e louvamos mais um pouco. Depois, enquanto conversávamos a respeito de Deus e como ele já havia agido em nossas vidas, peguei minha bíblia e me afastei do grupo. Fui para o lugar mais alto do monte e fiquei ali por um bom tempo que até meus pensamentos estavam calados.
    Comecei a orar ao Senhor e pedi que ele se mostrasse de forma que eu pudesse perceber o seu perdão.
    E cara, não tenho palavras pra dizer o que senti naquele momento.
    Foi a coisa mais louca que já aconteceu comigo.
    Por ser noite, estava bastante frio e ventava muito.
    E indo contra toda a lógica física do local, senti um fogo tomando meu corpo e minha cabeça parecia ter ido para muito longe. Senti uma leveza muito confortante e quando voltei, estava suando e com muito calor.
    Foi muito emocionante por que depois disso, de maneira surpreendente, eu senti o perdão de Deus sobre mim.
    Quando voltei pra perto do grupo vi uma bíblia aberta que havia sido folheada pelo vento. Perguntei para um amigo que estava próximo a ela em que parte ela estava aberta e era no Salmo 95. Foi aí que Deus falou de novo comigo.
    Minha primeira ação depois disso tudo foi louvar.

    É isso. Não podia deixar de testemunhar isso que vivi.

    Abraço, fiquem com Deus ;]

    ResponderExcluir