"Deus, me perdoa por aquilo que fiz..."

"Deus, me perdoa por aquilo que fiz..."

Muitas vezes eu fiz essa oração, e faço. Mas hoje eu estava trocando uma ideia com Deus e Ele me deu um toque muito interessante sobre perdão dos pecados. Prontos para viajar?

Confesso que pecado tem sido uma coisa que eu tenho tentado entender ultimamente e, sinceramente, parece que o fazemos ser mais perigoso do que realmente é. Não pela prática, mas sim pela imagem que fazemos dele. Quanto mais eu tento entender o porque de certas coisas serem denominadas de pecado, mais eu fico incrédulo quanto a existência do próprio pecado. Não quero chegar aqui e dizer que o pecado não existe. Mas o que eu quero dizer é que quando você entende a Graça de Deus e depois tenta entender o que é pecado, a graça supera de uma forma tão arrebatadora seu conhecimento que ela não deixa espaço para o pecado. Não consigo enxergar pecado em uma aliança construída pela Graça.

John Piper uma vez disse que "Deus fez o pecado cometer suicídio na Cruz.

Ao entender o significado da Cruz de Cristo eu consegui entender o significado dessa frase do Piper. Mas depois de ser surpreendido pelo conhecimento da Graça de Deus, esse suicídio do pecado tomou mais um significado pra mim. E dessa forma eu posso sim dizer que o pecado foi vencido.

Acredito que o diabo vence a maioria de nossas orações antes mesmo de serem feitas. E a culpa é nossa. Como eu posso afirmar que Cristo venceu o pecado na cruz e me libertou dele mas eu vivo pedindo que Deus me perdoe pelo que fiz? A nossa incredulidade quanto ao perdão de Deus faz com que o diabo vença nossa oração antes mesmo de ela ser feita. Gastamos todas as nossas forças lutando para viver em perfeição e esquecemos que Deus nos perdoou e nos salvou quando ainda éramos pecadores. Deus não vai me salvar porque eu me esforço pra viver em santidade porque Ele já me salvou antes que eu tentasse isso. A Graça é isso! "Ele nos amou primeiro." Quando éramos falhos e pecadores. Ele não exige agora uma vida esforços sobre humanos para vivermos na linha. A única coisa que Ele espera de nós é uma vida de gratidão e relacionamento com Ele. Independente do que façamos. Leia Romanos 3 e você entenderá isso. Na verdade, leia Romanos por completo e você verá isso. Mas o capítulo 3 deixa isso bem explícito.

Você pode dizer: "Mas então o que Jesus estava dizendo quando mandou que fossemos perfeitos como o Pai?" (Mateus 5.48)

Vejamos essa duas definições de perfeição:

que se conforma completamente com a descrição ou definição de um tipo ideal (Wikcionário)

Perfeição (do latim perfectione) caracteriza um ser ideal que reúne todas as qualidades e não tem nenhum defeito. Designa uma circunstância que não possa ser melhorada ainda mais e mais. 

Se você conseguir reunir todas as qualidades em você de uma forma que você fique sem defeito, parabéns. Você cumpriu o mandamento de Cristo!

Será?

Vejamos: Segundo o Wikcionário, perfeição é "a descrição ou definição de um tipo ideal." Exemplo: "O professor desenhou um círculo perfeito na lousa."

Se você analisar, pra algo ser perfeito ele precisa ser comparado a alguma coisa perfeita para que ele possa ser denominado de perfeito. Perfeição pode ser resumida a uma comparação de uma coisa a outra coisa de nível superior e desejado. Mas no caso de Deus? O que utilizamos para comparar a perfeição de Deus? Se Ele é a fonte de toda a perfeição, então não podemos compará-lo a algo perfeito, mas algo (nesse caso, alguém) pra ser perfeito deve ser comparado a Deus. Correto? Mas se para definir a perfeição de Deus nós não podemos encontrar a referência então só podemos supor que Deus é perfeito justamente porque não há nada que possamos utilizar como referência para sua perfeição. Dessa forma eu entendo que a perfeição de Deus está ligada a sua SANTIDADE. E essa palavra é muito importante aqui porque santidade é definida como "Ser SEPARADO". Não separado no sentido de isolar-se. Mas no sentido de não haver ligação com alguma outra coisa. Em resumo, Deus é Perfeito (Santo) porque Ele está separado, desconectado de todas as regras e pecados. Se eu não tenho ligação com o pecado, então ele não existe pra mim. É por isso que Deus não peca. Porque Ele é separado de tudo aquilo que chamamos de pecado. Na verdade, Ele é separado da lei, então Ele não pode pecar se a lei não tem domínio sobre Ele. Quando a bíblia explica que Cristo morreu para nos libertar do pecado, é exatamente isso. Cristo morreu para nos deixar separados do pecado, iguais a Deus. Perfeitos como perfeito é o Pai.

Não pense que perfeição é resultado de um conjunto de regras ou costumes que você tenta seguir para ser igual a Deus. Deus não é perfeito porque segue regras. Ele é perfeito porque é separado delas. É isso que Jesus quer pra nós quando disse para sermos perfeitos igual ao Pai. Não é para tentarmos sermos perfeitos através de regras mas pela separação delas. Por isso o sacrifício dEle vale tanto. Porque através da Graça Ele nos libertou da Lei e nos conduziu até Deus.

Tudo isso para que ao invés de orar: "Deus, me perdoa por aquilo que fiz..." você ore: "Deus, obrigado por me perdoar por aquilo que fiz".

Imagine a seguinte situação:

Na antiga aliança os homens oravam e faziam sacrifícios a Deus em troca de perdão dos pecados. Semelhante ao que fazemos hoje. Oferecemos a obediência a alguma regra, ou uma vida "perfeita", ou dinheiro, roupas, palavras, oferecemos muita coisa a Deus para mostrar a Ele que nós "merecemos" a salvação. Mas isso não vai funcionar nunca porque eu não posso manipular Deus. Ele nos amou primeiro justamente para evitar que nós tentássemos fazer isso. Eu não posso comprar algo que eu já tenho. Correto?

Como eu posso negociar minha salvação com Deus se Ele já me deu antes mesmo de eu nascer? Tudo que eu fizer para consegui-la é totalmente inútil.

Na época da Lei as pessoas viviam como se pudessem manipular Deus para perdoar seus pecados oferecendo sacrifícios ou fazendo orações longas e inspiradoras. Na Nova Aliança Deus mudou esse quadro. Pena que não estudamos o suficiente sua palavra para entender isso. E acabamos vivendo na Nova Aliança com atitudes de quem vivia na Lei.

Imagine que na Antiga Aliança alguém orava a Deus assim: "Deus, me perdoa por aquilo que fiz..."
O que Deus faz? Perdoa! Como? Sacrifício de Cristo.
Entendeu? Ele nos perdoou antes mesmo de pedirmos!

Agora nossa oração deveria ser assim: "Deus, obrigado por me perdoar por aquilo que fiz..."

Não peça pra Deus fazer algo por você que Ele já fez. Apenas agradeça e o receba como um amigo que trocou a sua vida pela dEle!



Abraço,
Eliab Alves Pereira

1 comentários:

  1. Parabéns! Excelente artigo. Já posso orar dizendo:"Deus, obrigado por me perdoar por aquilo que fiz..." No entanto é preciso salientar que isto não nos exime do arrependimento. A Bíblia nos ensina a arrepender-se, conforme 2 Coríntios 7:10 “Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, o qual não traz pesar.”
    Adelmo.

    ResponderExcluir