Por que só vivemos em tempos de colheita?


Foi a pergunta que fiz ao ir a uma igreja num culto noturno de domingo, em que lidei com a seguinte frase, dita pelo locutor da noite, em cima do púlpito: “Este ano será o ano de colheitas”.
É tão engraçado o quanto temos ouvido isto nas igrejas do Brasil a fora, é tempo de colher, é tempo de abundância, é tempo da plenitude, é tempo de prosperidade, etc.

É tão simples entendermos o fato de que só colhemos quando plantamos!

Agora responda-me: quantas vezes você já ouviu alguma igreja por aí dizendo “É ano de plantar, é ano de trabalhar, é ano de sofrer por Cristo”? Talvez nunca tenha ouvido porque, assim como grande parte do atual evangelho, só queremos ver nossas igrejas cheias de pessoas – e não cheias do Espírito.

Na Bíblia há uma passagem que diz “Toda planta que Deus não plantou será arrancada” ( Mt. 15:13), ou seja, não haverá colheita se não plantarmos. Nada acontece se não houver uma ação. E se não for de Deus, “será arrancado”, como diz o versículo acima.

É uma regra: sempre queremos ter nas mãos, mas nunca estamos dispostos a trabalhar por aquilo – sempre há tempo para alcançar vitórias, mas nunca para batalhar por elas.
Não quero passar uma imagem de julgamento por estas manifestações, mas também não posso ficar calado vendo tudo acontecer. Sendo omisso, preso dentro de uma cabine espiritual onde nada está acontecendo de errado, pois tudo está bom – zona de conforto mata!

Ouvi naquela mesma noite mais duas coisas que me chamaram atenção: “Deus não quer que pensamos em outra coisa a não ser a colheita” – vociferava o pregador. Incrível esta afirmação! Então Deus só quer que estejamos bem, que só ganhemos coisas a custa Dele – só as bênçãos! E os necessitados? E os presos? E os famintos? E a caridade? E a misericórdia? E o evangelismo? E a atuação missionária? E aqueles que estão perdidos no mundo, e nada temos feito por eles? E a intercessão? Baseado na afirmação do irmão em cima do púlpito, Deus só quer que fiquemos de braços abertos pra receber o que Ele tem para dar – e sempre são coisas do tipo: carro, casa, dinheiro, sucesso… lá se vai a sua salvação.

Em segundo lugar, ouvi o irmão perguntando “por que é tempo de colheita?”, e logo a minha frente outro irmão responde “Por que merecemos”. Naquele momento me veio uma vontade de colocar para fora tudo que ingeri naquele mesmo dia. Ao ouvir isso, ele criou uma imagem de que somos merecedores de tudo… será?

Então podemos rasgar nossa Bíblia, meu povo! Tudo o que ela falou como “tereis tempo de aflição, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”, simplesmente não existe mais. Podemos apagar as luzes e ir embora. Sinceramente, fica aqui minha revolta.
E é por essa e por outras que eu odeio religião.

Por Felipe Nogs

5 comentários:

  1. Perae, de quem é o post? Li pensando que é de autoria do Eliab Alves, depois vejo "Felipe Nogs"... To em dúvida. Mas, o importante, é que esse post mexeu um pouco comigo. Acho que precisava entender um pouco de tudo isso. À minha maneira, entendi algumas coisas que mexeram comigo.

    ResponderExcluir
  2. Massa. Não é autoria minha. Mas quero deixar claro que só não escrevi algo sobre esse assunto pq encontrei esse texto que fala por mim. Depois a gente troca umas ideias. ok?

    ResponderExcluir
  3. NÃO QUERO AQUI JULGAR DENOMINAÇÃO ALGUM, LONGE DE MIM. APENAS QUERO EXPOR MINHA OPINIÃO.

    Infelizmente esse é um dos pensamentos das igrejas modernas. Quero dizer igrejas neopentecostais.. Igrejas que pregam a teologia da prosperidade e isso de certa forma apaga a essência do evangelho pregado pelo apostolo Paulo,o evangelho de Jesus Cristo.

    Viveremos para Cristo tomando como exemplo sua santidade.


    Abraço Isabel Lopes

    ResponderExcluir
  4. Pessoal não quero aqui criticar a igreja de ninguém... Apenas expus minha opinião. ok?

    Isabel lopes

    ResponderExcluir