Cristianismo Puro e Simples [1]

O cristianismo "puro e simples" é como um saguão de entrada que se comunica com as diversas peças da casa. Se eu conseguir trazer alguém até esse saguão, terei cumprido o objetivo a que me propus. Porém, é nos cômodos da casa, e não no saguão, que estão a lareira e as cadeiras e são servidas as refeições. O saguão é uma sala de espera, um lugar a partir do qual se podem abrir as várias portas, e não um lugar de moradia.

É verdade que certas pessoas vão descobrir que terão de esperar no saguão por um tempo considerável, enquanto as outras saberão com certeza e imediatamente em qual das portas deverão bater. Eu não conheço o porquê dessa diferença, mas tenho a convicção de que Deus não deixa ninguém à espera a não ser que a julgue benéfica. Quando você chegar ao seu cômodo, descobrirá que a longa espera lhe fez um bem que não seria alcançável por outros meios. Porém, sua estada no saguão deve ser encarada como uma espera, e não como um acampamento. Você deve perseverar na oração, implorando pela luz; e, claro, mesmo que ainda no saguão, deve começar a tentar obedecer às regras comuns à casa inteira. Acima de tudo, deve se perguntar continuamente qual das portas é a verdadeira; não qual delas tem a pintura mais bonita ou poossui os melhores ornamentos. Em linguagem clara, a pergunta a ser feita não deve ser: "Será que eu gosto desses rituais?", mas sim: "Serão essas doutrinas verdadeiras? O sagrado mora aqui? Será que minha relutância em bater nesta porta não se deve ao orgulho, ou a um gosto pessoal, ou ao capricho de não simpatizar com o seu guardião?"

Quando você chegar ao seu cômodo, seja bondoso com as pessoas que escolheram outras portas, bem como as pessoas que ainda estão no saguão. Se elas estão no erro, precisam ainda mais de suas preces; e, se forem suas inimigas, você, como Cristão, tem o dever de orar por elas. Esta é uma das regras comuns à casa inteira.

C.S. Lewis [Cristianismo Puro e Simples]

Por enquanto é isso galera. "Cristianismo Puro e Simples" vai ser uma série de postagens baseadas nos escritos de C.S. Lewis onde ele nos mostra o que realmente é o Cristianismo puro; sem rituais, dogmas ou costumes. A partir do que for trabalhado aqui você terá a capacidade de escolher qual porta bater (igreja) e se instalar nos cômodos que você julgar corretos.  O objetivo desses posts não é te condizir a uma escolha religiosa, mas de dar ferramentas que te ajudem a escolher o correto.

Então é isso, encare os fatos e faça sua escolha. Espero que essa sequencia de postagens ajude muita gente. Até o próximo post...

Abraço,
Eliab Alves Pereira

0 comentários:

Postar um comentário