Nunca esqueça de quem você realmente é!

Em meados do século XVIII havia um filosofo que por muito tempo ficou sentado em um banco de praça, e este já fazia dias que ali estava, até que num certo dia um guarda começou a perceber aquele pensador, sempre naquele mesmo local e ficou intrigado, e se fez as seguintes perguntas. _ Quem é aquele homem? _ O que será que ele faz sentado ali por tanto tempo? Até que por não agüentar mais de tanta curiosidade ao ver aquele homem ali, dias a pós dias, sem saber o real motivo de tal ato, chegou para ele e perguntou. _ Quem é o senhor e o que faz aí sentado por tanto tempo? E aquele velhinho olhou para o guarda sorriu e respondeu. _ É justamente o que eu estou querendo descobrir, quem sou? _ Pois penso que o simples fato de dizer o meu nome não estarei te dizendo nada.

O que a aquele velho pensador quis dizer ao guarda era que o fato de dizer o nome dele não estaria na verdade, de fato respondendo a pergunta dele. Pois somos muito mais que uma Maria, um José ou um João, somos uma história, somos características de vida, não de uma pessoa apenas, somos um e também somos todos.

Algumas ciências humanas como a Sociologia a Antropologia a Psicologia juntamente com a Psicanálise, podem nos ajudar a dizer um pouco quem somos, mas na verdade, eu digo que elas juntas dizem sim, contudo só um pouco, um pouco de mim e de você, pois somos complexos mui complexos e só Deus para verdadeiramente nos conhecer.

Às vezes acontecem coisas na vida que por um instante esquecemos quem somos, e assim com os reves do cotidiano nos sentimos um nada.

Todavia em momentos assim quando a ciência com toda a sua razão e a certeza humana falham, aconselho a todos que procurem aquele que é infalível, aquele que te deu valor naquela cruz, na cruz do calvário e que venceu a morte por mim e por te, o nome dele é Cristo Jesus o todo poderoso, e este nos faz lembra quem realmente somos, quem fui e quem sou, pois em um desses momento difíceis da vida ele me fez lembrar quem realmente sou, sou um sonhador, um camarada que acredita que o mundo pode e deve mudar, ainda sou aquele que sonha acordado por um mundo melhor e pelo bem coletivo e sendo assim eu jamais destruiria o meu próprio mundo , sou um cientista social e por estas e outras , sempre me preocupei em incluir , portanto conhecedor de um sistema capitalista que é extremamente excludente , sei que se precisa mas do que uma simples certidão de nascimento para ser alguém, mesmo assim creio piamente que onde houve injustiça a justiça a de prevalecer, que a mentira nunca poderá sobrepuja a verdade e que as adversidades da vida só existem para nos deixar mas fortes , para que assim possamos continuar lutando pelo o que é bom, pelo o que é realmente verdadeiro e íntegro.

E por, mas que os imponderáveis da vida nos cerquem, ainda haverá motivos para se continuar acreditando na bondade humana, na verdade e na justiça dos homens e principalmente na de Deus. Pois não lutamos por egoísmo ou vingança, mas pelo o que é justo e verdadeiro e que nos momentos de desespero calúnia e dor que o Senhor nosso Deus possa ser o meu e o seu JUIZ, POIS ELE É O SENHOR DA VERDADE. E A MENTIRA JAMAIS PODERÁ SOBREPUJÁ A VERDADE.

Paulo Luiz sociólogo

9 comentários:

  1. Parabéns sua postagem ficou excelente.

    ResponderExcluir
  2. Vlw aew Arthur. Mas o crédito é todo do Paulo Luiz. Grande amigão. Ficou muito bom mesmo!

    ResponderExcluir
  3. Ha um tempo atraz vi uma propaganda da coca-cola q mostrava por meio de alguns dados estatisticos que o "bem sempre vence no final" achei massa, principalmente por que essa ideia se aduna com o pensamento cristão também, de que no final a humanidade sera redimida. Hoje vi durante um intervalo comercial, num programa chamado sagrado, da rede globo, um pastor presbiteriano falando sobre o pensamento protestante sobre igreja, fiquei extasiado a principio para logo em seguida ser dominado pela decepção que as instituiçoes tem causado. O que o comercial do refrigerante e o pensamneto do pastor tem haver com o texto que o meu amigo Paulo escreveu? Penso que tudo. Por que a principio o texto fala sobre identidade, o cristianismo, o verdadeiro cristianismo, traz identidade atravez da individualidade do relacionamento de cada ser humano nesse planeta com Deus, um Deus q promete morar dentro de cada um, é muito louco issu, essas pessoas, cada uma com sua individualidade formam um corpo, uma unidade, porem sem deixarem de ser quem realmente são, com seus talentos e apdão proprios de seu ser unico, e para que todos possão se encontar e saber quem realmente são e para que A MENTIRA JAMAIS POSSA SOBREPUJAR A VERDADE, apenas o encontro individual de cada ser, com esse Ser, que ama a individualidade compartilhada em todos os relacionamentos, pode transformar o caus que se tornonou nossa sociedade global, em uma paz que durara milenios e mais milenios...
    Valeu parabens Paulinho, parabens Eliabe..

    ResponderExcluir
  4. VOÇÊ SABE QUEM ÉS ? NÃO ? POIS TE ACONSELHO A SABER !!! POIS QUANDO TE VIEREM OS SOFRIMENTOS DA VIDA, QUANDO TE VIEREM AS ANGÚSTIAS, QUANDO A MENTIRA E A CALÚNIA TE AFRONTAR E QUANDO A DOR CHEGAR O QUE FARÁS ?
    PAULO LUIZ SOCIÓLOGO

    ResponderExcluir
  5. Paulinho observando os pontos positivos nesta crônica deu para notar que fala da existência de uma realidade que está aqui ao lado da nossa.
    Um mundo idêntico ao nosso, diferença mínima com casos enormes o mundo que não podemos enxergar mundo que não fazem a menor diferença na vida do nosso telespectador.
    O personagem que da vida a estas linhas tem um objetivo e o de chamar a atenção de pessoas que estão ocupadas demais para contemplar o belo e muito menos os princípios cristãos.
    E muito bom quando não esquecemos desses princípios parabéns você foi bem taxativo quando diz que só em dizer o seu nome não importa.
    Somos mais que um fulano de tal qualquer, porque somos um ser importante somos imagem e semelhança de Deus. Verbalizar os sentimentos perturbadores é o primeiro passo para a recuperação.
    Mesmo que esquecido por todas as pessoas, ou aparentemente, esquecido, o senhor permanece um fiel refúgio para quem o busca. No Salmo 142.4 olhei para a minha direita e vi: mas não havia quem me conhecesse.
    O pensador buscava um universo paralelo... Tanto quanto sabia, talvez fosse essa a explicação para a diferença entre o novo mundo em que estava vivendo. Neste novo mundo ele resolvera não insistir em vender sua história. Sua história seria aquela que as Ciências Humanas como a Sociologia a Antropologia a Psicologia, não saberia explicar nem a matemática poderia calcular sua dimensão.
    O velho pensador, pensa num mundo que não é mau, pois mesmo vivendo diante de tanta hipocrisia e incerteza, devemos fazer como o velho do banco da praça.
    E diante da incerteza, temos a certeza e fé que Jesus virá, pois ele é o Senhor da verdade.
    Irmão Luiz

    ResponderExcluir
  6. PARA SABEMOS QUEM SOMOS PRECISAMOS AS VEZES...
    Às vezes, passamos por determinadas adversidades, as quais, de nenhuma forma entendemos.
    Não compreendemos o motivo pelo qual perdemos alguém ou não realizamos
    determinados objetivos no momento que mais precisávamos. (ou que achamos que
    precisávamos) Reclamamos de tudo blasfemamos contra a vida, por muito pouco, falamos
    quando deveríamos calar. Murmuramos quando poderíamos demonstrar motivação,
    mesmo frente a dificuldades.

    Algumas pessoas
    precisam disso (da força que exalamos nos momentos mais difíceis!)

    Em boa parte das vezes, passamos por dificuldades, porque necessitamos
    aprender, amadurecer, nos tornar pessoas bem melhores, flexíveis.

    Não permitindo que
    a extravagante emoção nos traga dor ! Por isso, uma força maior entra em ação,
    para nos fazer mais resistentes às surpresas da vida,

    adaptáveis as mais improváveis situações.Tornando-nos assim,com o sofrimento, bem
    mais racionais...

    ResponderExcluir
  7. O TEMPO REVELARÁ QUEM SOMOS
    Falsos abraços, sorrisos forjados...
    Dissimulação...
    Não adianta forçarmos ser, o que jamais seremos...
    Uma hora iremos tropeçar em armadilhas...
    Que nós mesmos criamos...
    Cuidado! Depois das cortinas,
    As máscaras sempre caem...
    Não adianta provarmos ser, o que realmente somos
    Quem nos merece...
    Sabe o suficiente de nós...
    Deixe... uma hora irão perceber que estávamos realmente certos...
    Se loucos.. Continuemos loucos...
    Insanos, insanos seremos
    Sei lá, talvez, meio termo, mais ou menos...
    Fazem parte de um mundo de ilusões
    Sejamos autênticos!
    O tempo todo!
    Bizarros.. Estranhos.. Caretas.. Normais
    Politicamente correto, que paga as contas
    Na data prevista...
    Humanos.. Certinhos.. Imprevisíveis.. Anormais
    Seja lá quem for... Seja você, mostre quem é você,
    Saiba quem é você!...
    Pois o bom velhinho chamado tempo...Mas quanto ao tempo! Ah...
    Este irá mostrar quem realmente somos e poderá estar lhe pregando uma peça ainda hoje...

    ResponderExcluir
  8. Para sabemos quem somos, basta que se observe o que fizemos da nossa vida, os fatos revelam tudo as atitudes, confirmam ou não o que voçê diz.

    ResponderExcluir