Sacrifícios por alforria

E aconteceu depois destas coisas, que provou Deus a Abraão, e disse-lhe: Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.
E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi.
Então se levantou Abraão pela manhã de madrugada, e albardou o seu jumento, e tomou consigo dois de seus moços e Isaque seu filho; e cortou lenha para o holocausto, e levantou-se, e foi ao lugar que Deus lhe dissera.
Ao terceiro dia levantou Abraão os seus olhos, e viu o lugar de longe.
E disse Abraão a seus moços: Ficai-vos aqui com o jumento, e eu e o moço iremos até ali; e havendo adorado, tornaremos a vós.
E tomou Abraão a lenha do holocausto, e pô-la sobre Isaque seu filho; e ele tomou o fogo e o cutelo na sua mão, e foram ambos juntos.
Então falou Isaque a Abraão seu pai, e disse: Meu pai! E ele disse: Eis-me aqui, meu filho! E ele disse: Eis aqui o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto?
E disse Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. Assim caminharam ambos juntos.
E chegaram ao lugar que Deus lhe dissera, e edificou Abraão ali um altar e pôs em ordem a lenha, e amarrou a Isaque seu filho, e deitou-o sobre o altar em cima da lenha.
E estendeu Abraão a sua mão, e tomou o cutelo para imolar o seu filho;
Mas o anjo do SENHOR lhe bradou desde os céus, e disse: Abraão, Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.
Então disse: Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho.
Então levantou Abraão os seus olhos e olhou; e eis um carneiro detrás dele, travado pelos seus chifres, num mato; e foi Abraão, e tomou o carneiro, e ofereceu-o em holocausto, em lugar de seu filho.
[Gênesis 22:1-13]

O temor de Isaque, a fidelidade de Abraão, a interrupção do anjo, o carneiro preso no mato. Uma trama digna de um palco de shakespeare. Essa narrativa do antigo testamento é bem conhecida como a prova que Deus precisava para considerar Abraão como "O Pai da Fé". Mas o que define Abraão como o pai da fé? Será que a atitude de pegar seu filho para sacrificá-lo seria uma prova de fé? Largar sua família e sair em peregrinação em busca de uma terra prometida por uma voz no meio da noite não seria uma prova suficiente de fidelidade? Por que Deus pediu Isaque a Abraão? 

Será que estamos lendo essa narrativa da forma correta? Você consegue enxergar um significado maior nessa passagem? Você consegue ver o evangelho estampado nessa narrativa do antigo testamento? 

A narrativa acaba com um desfecho feliz: o anjo impede que Abraão sacrifique seu filho, Abraão consegue passar no teste e, pra concluir, ainda consegue um carneiro para entregar no lugar de seu filho. Fim da história, correto?

Mas vejamos por outro ponto de vista: Isaque seria sacrificado. Abraão, com sua fé incondicional, promete a seu filho que "Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto", mesmo sabendo que Deus pedira seu filho, Abraão ainda crê que haverá um substituto, ele não mentiu para seu filho, ele creu que Deus providenciaria, ele creu que Deus não tomaria para si o filho da promessa. 

O carneiro foi aceito no lugar de Isaque. O carneiro foi o redentor do primogênito de Abraão. Assim como Cristo foi nosso substituto. Nos contentamos com o fim da narrativa com a libertação de Isaque. Mas havia um carneiro a ser sacrificado em seu lugar. O sacrifício precisava ser consumado. Enquanto Abraão e Isaque se abraçavam, um animal havia sido providenciado para ser entregue a Deus. 

Cristo, assim como o carneiro, foi entregue em sacrifício em nosso lugar. Todos nós somos Isaques, todos nós seríamos entregues à morte, todos nós seríamos entregues ao juízo de Deus. Mas Deus proveu para si o cordeiro para o sacrifício. O cordeiro de Deus, seu único filho, a representação de Deus na terra, o amor encarnado, foi entregue para que nossa vida tivesse uma nova chance, um novo rumo.

A única coisa que cabe a nós é acreditar na entrega do Redentor. O que salvou Isaque não foi apenas o carneiro, mas a fé de Abraão de que o substituto seria providenciado. O que garante nossa salvação não é apenas a morte de Cristo, mas também a nossa fé de que a sua morte substituiu a nossa. A minha fé baseada no sacrifício de Cristo é que me salvará da morte, não são as coisas que faço, não é a minha cultura, meu sexo, a comida, as roupas, a orientação sexual, a profissão, o vício, o erro, a culpa, o acerto, que me salvarão ou me condenarão, mas apenas e unicamente, minha fé de que Cristo, ao morrer, tomou o meu lugar e, dessa forma, a morte não tem mais poder sobre mim. A minha vida agora foi restaurada pelo que Ele fez. 
Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.
Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.
Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos.
Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca.


[Isaías 53:4-7]

Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado.
Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas;
Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que crêem; porque não há diferença.
Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;
Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.
Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados antes cometidos, sob a paciência de Deus;
Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.
 
[Romanos 3:20-26]

Não perca seu tempo tentando encontrar formas de ganhar a salvação. Nada do que você fizer irá te salvar. O que Cristo fez por você, sim, é isso que te salvou! Deus só pede que você creia nisso. Isso é o evangelho! A fé de que nossa salvação foi dada por Cristo lá no calvário quando tomou o nosso lugar. Quando foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades.

Eu sei que o que é pregado hoje em dia pelos homens que se dizem profetas de Deus é diferente do que eu estou falando aqui. Todos ensinam que você precisa fazer coisas, deixar outras, seguir determinadas regras, usar determinadas roupas, dizer certas coisas, privar-se de certas comidas e bebidas, etc. Mas eu não consigo crer nesse deus que me condenará a uma eternidade de sofrimento por causa do meu sexo, ou da bebida que bebi, ou da festa que frequentei. Esse deus não é, e nunca será, o mesmo Deus que entregou-se no meu lugar para que eu pudesse ser chamado de Seu Filho. Ele morreu por TODOS porque não há diferença. Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus. Ele morreu por mim sabendo que eu sou falho, que sou corrompido, que sou digno de condenação. Mas mesmo sabendo disso Ele se ofereceu em meu lugar em troca de um relacionamento sincero, baseado no amor incondicional de um pelo outro. Ele não está nem aí para o que sou, o que importa para Ele é o que Ele é pra mim. Ele não está nem aí para o que sou, o que importa para Ele é se eu quero ser seu amigo. Ele não quis saber se Zaqueu era corrupto, Ele só queria jantar com ele. Ele não queria saber se a mulher do poço era Samaritana, Ele só queria ensinar-lhe algo. Ele não queria saber se Judas o trairia, Ele só queria que Ele fosse seu amigo. Ele não queria saber se a mulher trazida pelos fariseus era prostituta, Ele só queria libertá-la de seus opressores. Ele não queria saber se o ladrão na cruz era culpado, Ele só queria perdoá-lo e estar com Ele no paraíso. 

Deus não é como o homem. Ele não se importa com aquilo que os homens usam para condenar os outros. Ele prefere os condenados. Afinal, como Ele vai nos ajudar se não precisarmos de ajuda? 


Abraço,
Eliab Alves Pereira

0 comentários:

Postar um comentário