Eliab, seu hipócrita!

Quem me conhece sabe que odeio sistemas, de igrejas a partidos políticos, pra mim é tudo igual. E é por isso que esse artigo vai deixar muita gente que me conhece de boca aberta.

Estive analisando meus pensamentos outro dia sobre instituições religiosas. Todos sabem que eu não concordo com 99% das coisas que elas fazem e motivos eu tenho o suficiente para deixar esse post um saco.

Se você acompanha meus artigos você já deve ter notado que eu trato as pessoas de maneira diferente. Principalmente em relação a igreja vs. pecador. Sempre tive mais afinidade com pecadores do que com religiosos. Sempre abracei aqueles que a instituição chuta. Talvez esse tenha sido o principal motivo pra eu me afastar desse meio. Uma vez que eu faço parte daquele grupo, eu fico limitado, não necessariamente na prática, mas na teoria, a fazer o que aquele grupo faz. Essa sempre foi minha acusação contra a igreja, e ainda é: Vocês não dão a mão aos que precisam, discriminam os homossexuais e drogados, proíbem seus membros de frequentarem lugares onde o número de pecadores é maior, vocês se acomodam dentro de quatro paredes enquanto o mundo lá fora pega fogo. Nas duas horas que duram os cultos ou missas milhões de pessoas morreram fisicamente, espiritualmente e mentalmente sem conhecer a Cristo. Vocês nunca reúnem todas as instituições diferentes de vocês para fazer uma ação social que ajude as pessoas que precisam. Quando fazem, é criticando a outra instituição que não fez, fazem tudo para que seu nome apareça o máximo possível visando com aquele evento o aumento do seu público. O pior de tudo é que vocês dizem fazer isso em nome de Deus. Eu sei que o propósito é esse. Mas a falta de conhecimento de vocês e a limitação que vocês próprios se puseram não permite que vocês façam isso. E vocês acabam fazendo algo pra vocês mesmos achando que fazem pra Deus.

Esses são alguns dos argumentos que eu sempre usava/uso para desaprovar a instituição religiosa. Tudo gira em torno da exclusão do pecador e da aprovação do religioso. Porém, uma coisa me chamou a atenção: Eu condeno os religiosos por excluírem os pecadores que amo e procuro amar. Meu objetivo é apresentar Cristo aos pecadores e me tornar amigo deles. Mas uma coisa eu não tinha percebido: Enquanto eu condeno os religiosos, eu estou fazendo a mesma coisa que eles fazem com os outros pecadores. De certa forma eu estou fazendo a mesma coisas que eles, só que ao inverso. De todo jeito eu estou oferecendo amor a uns e cerrando os punhos para os outros. E ai eu me lembro da fala de Jesus: "De que adianta amar somente aqueles que me amam?" Ou, em outras palavras, de que adianta escolher a quem amar uma vez que eu acabo excluindo outros que também precisam daquele amor?

Eu me vi fazendo exatamente aquilo que mais condeno: Excluir pessoas pelo que elas são.

Acredito que me vi com essa revolta contra a religião por sentir confiança no testemunho de Cristo e achar que poderia fazer o mesmo. Uma vez que Cristo desaprovava e mostrava ira contra os religiosos eu me vi no mesmo direito. Cristo demonstrou tolerância zero para com os mestres da Lei enquanto sentava na mesa para comer com cobradores de impostos. Por que eu não posso fazer o mesmo? Acredito que a melhor resposta seja essa: Quando um Pai repreende o filho mais velho por ensinar algo errado ao mais novo, isso não dá direito de o filho mais novo usar desse exemplo para repreender o mais velho. O primogênito estava errado em ensinar algo que não conhecia e o Pai tem todo o direito de cobrar isso dele. Porém, a atitude do Pai para com o filho mais velho é para que o irmão mais novo não venha a falhar em alguma coisa por causa daquele ensinamento errado. Mas a repreensão serve também para corrigir o irmão mais velho. Talvez ele ensinou da forma errada porque não aprendeu como deveria, talvez ele fez aquilo só pra ver o irmão quebrar a cara, quem sabe? Mas independente de qual foi a atitude dele, a reação do Pai em relação a ele é de correção e não condenação.

Esse foi meu grande erro. Analisei o discurso de Cristo contra os religiosos e pensei que ele fez isso condenando-os quando na verdade ele estava demonstrando amor por eles. Todo pai sabe que a bronca que dá num filho é uma prova de amor tão grande quanto um abraço. E eu, vendo apenas como o irmão mais novo, fiz a coisa errada.

A atitude que Cristo tinha pelos religiosos não era de condenação. Estava mais para um "ei, isso tá errado. Vocês não vão conseguir nada fazendo dessa maneira". Por mais que ele se utilizasse de palavras bem mais duras, se analisarmos bem era isso que ele estava querendo dizer. E outra coisa muito importante: Esse discurso de Cristo mostra que tanto os pecadores quanto os religiosos estão num só nível porque ele mostra que mesmo se aproveitando de toda a Lei eles não conseguiam agradar a Deus uma vez que discriminavam o próximo.

"Que droga! Eu sou um deles." Essa foi minha reação. E neste post eu só quero pedir desculpas a todos os religiosos e a todas as instituições pelas minhas criticas, piadas e ataques. Aprendi que se eu quero amar TODOS os pecadores, então eu devo amar vocês também. Talvez essa seja a tarefa mais difícil da minha vida. Não vou me tornar religioso ou procurar uma igreja para congregar, jamais! Esse meu discurso é para expor meu erro e mostrar a outros que seguem o mesmo caminho que eu que nós estamos sendo hipócritas. Isso não significa que vou me tornar um de vocês. Pedir desculpas não significa compactuar do mesmo erro. O meu desafio agora é olhar para os religiosos sem discriminá-los. Vou continuar chamando atenção, sim! Mas não como antes. Antes era como o irmão mais novo: só por diversão e contenda. Agora, se eu conseguir, é por amor.

"Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que fechais aos homens o reino dos céus; e nem vós entrais nem deixais entrar aos que estão entrando."
"Serpentes, raça de víboras! como escapareis da condenação do inferno?"


Desculpem-me,
Eliab Alves Pereira

10 comentários:

  1. Mas ainda é por diversão e contenda.

    ResponderExcluir
  2. ei, descupado, mas vc ñ e o primeiro e nen o ultimo, que ñ sobe amar todos,os pecadores, nos samos humanos, sempre eranos, mas se cont, no erro, e burice... @maxslima, tenha uma boanoit...

    ResponderExcluir
  3. Por mim está desculpado! Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns por reconhecer seus erros, as pessoas que criticam essa sua nova postura é pq não aceitam o fato de reconhecer que também estão erradas.
    Se pudesse eu apertaria sua mão e trocaria uma ideia com vc a respeito desses assuntos pois vivo algo bem parecido com isso, mais prefiro ficar aqui nos bastidores só vendo as posteres do blog, mais vou continuar orando pra que Deus nos impacte com esse amor que cada vez mais ta difícil de ter!
    FICA NA PAZ!

    ResponderExcluir
  5. Meu velho, meu camarada, queria te dizer algo bacana agora depois ler este post, mas nada direi para que não pareça demagogo, contudo como diria o Max Weber: "Não se deve ter neutralidade nas questões pontuais da vida" e vejo que a neutralidade não é mesmo contigo e por isso te admiro. Sendo assim prefiro gritar no silêncio (nas ações) o que tenho pra te dizer.

    ResponderExcluir
  6. Pois é meu parceiro, você sabe que concordamos em muitas coisas, mas é como eu te disse uma vez, hoje a igreja tem se tornado um campo missionario, as vezes a gente falando isso parecemos prepotentes, mas somos só pecadores tao miseraveis quantos os pecadores de fora da igreja, e os religiosos. Sabemos tambem que temos de usar nossos talentos dentro da igreja, e fazer uma coisa muita importante, fazer o possivel para desperta-la para a realidade do mundo ai fora que precisa, fazer com que eles saiam das quatro paredes.

    ResponderExcluir
  7. Pois é meu parceiro, você sabe que concordamos em muitas coisas, mas é como eu te disse uma vez, hoje a igreja tem se tornado um campo missionario, as vezes a gente falando isso parecemos prepotentes, mas somos só pecadores tao miseraveis quantos os pecadores de fora da igreja, e os religiosos. Sabemos tambem que temos de usar nossos talentos dentro da igreja, e fazer uma coisa muita importante, fazer o possivel para desperta-la para a realidade do mundo ai fora que precisa, fazer com que eles saiam das quatro paredes.

    ResponderExcluir
  8. Você já pensou em estudar um pouco mais antes de fazer os seus posts? Quer dizer, prestar atenção de verdade no que você diz ou quer dizer? Fica a dica

    ResponderExcluir
  9. Graça e Paz jovem!

    Somente DEUS sabe o motivo de estar lendo seu post, hoje e neste momento, e isso é incrível, pois DEUS destrói toda a lógica e racionalidade humana.
    Concordo com grande parte doque você disse, principalmente ao reconhecer seu erro e ao criticar o sistema religioso que é empurrado garganta abaixo de todos nós, porém ao invés de ser uma oportunidade de vivermos um evangelho legítimo, nos preocupamos em apenas criticar, ao invés de dar exemplo dentro e fora da igreja, só vemos o defeito dos outros e consequentemente colocamos uma barreira que não nos permite amar sem esperar algo em troca, apenas amar.
    Tenho muito oque aprender, creio que igreja vai muito além de gritar glória a DEUS o mais alto possível, de usar um terno impecável, de ser político a ponto de apenas passar a mão na cabeça das pessoas com medo da verdade afastá-las da igreja.
    Nosso DEUS é tão maravilhoso que pode salvar prostitutas e ladrões, e também fariseus, como Paulo, que foi uma das mentes mais brilhantes do cristianismo, e isso simplesmente pra mostrar que é o nosso DEUS.
    ELE salva quemELE quer, tem misericórdia de quem ELE quer ter e Ama quem ELE quer amar.
    Está em nossas mãos, simplesmente glorificar o SEU nome, não pelo que ELE pode fazer por nós, mas sim por quem ELE é.
    Jovem, admiro sua coragem em expor oque pensa e Tbm em reconhecer o seu erro, Glorifico a DEUS por te dar ousadia e clamo a ELE pra te dar sabedoria e dissermento, que você seja guiado pelo espírito santo de DEUS sempre, que não deixe sua carne guiar suas atitudes.
    Não o conheço, mas DEUS o conhece, busque-o com todas as suas forças e ELE lhe guiará os passos.

    Graça e Paz!
    Leandro D.P.

    ResponderExcluir