Ele é uma Pessoa!

Uma vez, falando sobre a Santíssima Trindade, C.S. Lewis comentou:
A união entre o pai e o filho é algo tão concreto e vivo que essa própria união é também uma pessoa. Sei que isso é quase inconcebível, mas vamos tentar encará-la da seguinte forma. Você sabe que as pessoas, quando se reúne em família, clube ou sindicato, falam do "espírito" de família, do clube ou do sindicato. Elas dizem isso porque os membros, quando reunidos, realmente desenvolvem formas particulares de falar e comportar-se que não teriam se estivessem separados. Parece que esse tipo de reunião traz à existência uma espécie de personalidade comunitária. É claro que não se trata de uma pessoa real; trata-se antes de algo parecido com uma pessoa. Porém, essa é apenas uma das diferenças entre Deus e nós. O que emana de uma junção entre a vida de um pai e a de um filho é uma pessoa real. Trata-se na realidade da terceira das três pessoas que são Deus.
Essa terceira pessoa chama-se, em linguagem técnica, Espírito Santo ou "espírito" de Deus. Não fique surpreso ou assustado se você achar isso (ou ele) mais vago e mais nebuloso na sua mente do que as outras duas pessoas. Acho que há  uma razão para ser assim. Na vida cristã você não costuma olhar para ele. O Espírito Santo está sempre agindo por meio de você. Se você imagina o Pai como algo que está "lá fora", na sua frente, e o Filho como alguém que está parado do seu lado, ajudando-o a orar, tentando torná-lo um outro filho, então deve pensar na terceira pessoa como algo que se encontra dentro de você ou atrás de você. Quem sabe algumas pessoas achem mais fácil começar com a terceira pessoa e trabalha daí pra trás. Deus é amor e esse amor é trabalhado por meio do homem - especialmente por meio da comunidade cristã. Porém, esse espírito de amor é, desde toda a eternidade, um amor que se dá entre o Pai e o Filho.
(Cristianismo Puro e Simples)

Quero pegar esse pensamento do Lewis e trabalhar uma questão bastante questionada e divergida entre os cristãos. Sempre ouvimos falar sobre o Espírito Santo, Pentecostes, Avivamento, etc. Algo que sempre me causou dúvida foi: Pra quê serve isso? Paulo me ajudou a entender dizendo que o Espírito Santo é um revestimento de poder para o salvo. Mas outra dúvida me ocorria: Isso que vemos hoje é real? Algumas igrejas dizem que não é. O que aconteceu no dia de pentecostes foi só naquele dia e pronto. Outras dizem que isso é possível até os dias de hoje. A minha dúvida se dava por causa da minha incredulidade em relação a tudo. Eu sempre acho que as pessoas estão usando de emocionalismo quando algo diferente acontece e elas o intitulam de qualquer coisa que veio do céu.

Existe até hoje ou é coisa que só acontece uma vez?
É real ou apenas emocionalismo?
Pra quê serve?

Pra essas perguntas eu já tenho a resposta. Agora quero compartilhar com vocês mais uma dúvida e, possivelmente, a resposta.

Outra dúvida seria: Quando as pessoas dizem que o Espírito Santo passa a habitar em nós, como necessariamente é isso? O que faz com que Ele tome essa atitude? Quando isso acontece?

Para a primeira pergunta as pessoas costumam responder: Ele habita em nós para nos convencer do pecado, como se fosse uma consciência. Para a segunda pergunta já me responderam: "Para que o Espírito Santo habite em você, você precisa buscá-lo mais". E para a terceira pergunta já me deram duas respostas: Uma é que "quando você falar em uma língua que não entende, isso é a comprovação de que você foi batizado pelo Espírito Santo e agora Ele habita em você" a outra é que "no momento em que você aceita a Jesus Cristo como seu salvador, o Espírito Santo passa a viver em você".

Bem, meu pensamento é diferente de todas essas respostas. Vou expô-lo e explicar o porque de eu não concordar.

Primeiro: O Espírito Santo não precisa habitar em nós para nos convencer do que é certo e o que é errado. Deus nos deu algo chamado Lei Moral que faz isso muito bem. Alguns vão dizer que a Lei Moral e o Espírito Santo são a mesma coisa. Mas pra dizer isso eles precisam concordar que a Lei Moral que habita na mente de um pedófilo é também o Espírito Santo. E dessa forma eles estarão afirmando que o Espírito Santo habita em um pedófilo. Mas isso é assunto pra outro artigo.
Segundo: Para que o Espírito Santo habite em mim eu preciso buscá-lo mais me parece uma resposta um pouco vaga e que coloca o Espírito Santo numa situação de barganha. Eu faço algo e em troca Ele habita em mim. Isso me parece um tanto que manipulável. Essa resposta é bastante convincente e se aproxima da que eu tenho em mente. Mas mesmo assim não é assim que o Espírito Santo vem habitar em meu ser.
Terceiro: Ao falar um idioma que eu não entendo, isso prova que eu fui batizado pelo Espírito Santo. Bem, Paulo nos ensina isso. Ele diz que isso é a confirmação do batismo. Mas ele fala muito bem quando usa a palavra CONFIRMAÇÃO. O falar outras línguas não é o momento em que você foi batizado, é o momento em que Deus confirma para as outras pessoas que você recebeu o Espírito Santo. A outra resposta, a de que O recebemos quando aceitamos Jesus como nosso salvador, pra mim soa até como uma heresia. Quando eu explicar o verdadeiro sentido do Espírito Santo em você, talvez você enxergue isso como heresia também.

Eu entendo que a existência do Espírito Santo em mim é mais do que uma barganha, é mais do que uma língua estranha, é mais do que um convencimento. O Espírito Santo é a pessoa que existe entre mim e Deus. É a pessoa que foi gerada entre meu relacionamento com Deus. É a pessoa que me liga a Deus. Da mesma forma que uma criança é a pessoa que liga o Pai e a Mãe. A criança é a pessoa que foi gerada por consequência do relacionamento entre o Pai e a Mãe.

Como disse C.S. Lewis: "Devemos amar o Pai da mesma forma como o Filho o ama, e o Espírito Santo estará em nós."

Então, acredito que o batismo com ou no Espírito Santo tem mais a ver com o meu relacionamento com Deus do que com coisas visíveis que dá pra eu mostrar aos outros. O Espírito Santo de Deus habita em mim porque Ele passou a existir entre mim e Deus por causa do nosso relacionamento. O Espírito Santo é fruto da minha relação com Deus. Ele só vai existir se eu e Deus estivermos unidos. Ele não vai habitar em mim por causa de uma barganha, por causa de um idioma diferente ou seja lá o que for. O Espirito Santo não é o que vemos ou fazemos. Ele é o resultado da união entre Deus e todo aquele que o ama. Analise a construção de uma família e isso ficará bastante claro. O resultado do amor do pai para com a mãe (ou vice versa) gera o filho.

Não sei que significado isso tem pra você. Mas isso me deixa muito feliz. É muito prazeroso saber que O Espírito Santo é uma pessoa e não uma mão levantada, não um carrasco da moral, nem muito menos uma língua enrolada. Cara, você não tem noção do quanto isso é significativo pra mim! Você consegue formar uma "imagem" do Pai ou do Filho, mas do Espírito Santo, quando você entender isso tudo que eu falei, você vai sacar que Ele é aquele amor que você sente por Deus, mas não é só o amor porque então ele seria apenas um sentimento. Você tem de entender que o seu amor por Deus é retribuído pelo próprio Deus de uma maneira tão grande que o sentimento transforma-se em uma pessoa. Espírito Santo, não posso vê-lo, mas a forma como te sinto é mais real do que uma visão.

Use a família como comparação e você entenderá que a construção da família é a forma mais perfeita de explicar esse pensamento. Termino esse artigo deixando algo que você já deve ter cansado de ler. Mas não dessa maneira:

"...deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á a sua mulher e serão ambos uma só carne..."

Na versão do JovenSapiens [revista e atualizada (para esse artigo)] diz: "deixará o homem tudo que ele amou mais do que a Deus e apegar-se-á a Deus e serão ambos um só Espírito."


Fique na Paz, galera.
Abraço,
Eliab Alves Pereira





2 comentários:

  1. Muito bom! parabéns Eliab!
    gostei do artigo, da forma como expõe suas ideias.
    De fato,O Espirito Santo, é a nossa união com o Criador..
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Queria saber como é que você faz pra descobrir todas as minhas dúvidas O.o HSUAHUSHAUSHAU'
    ÓTIMO texto! Me ajudou muito xD

    ResponderExcluir