O diabo está tentando ressucitar Lúcifer. Você está ajudando?

O substantivo Lúcifer ocorre seis vezes na "Vulgata", versão latina da Bíblia, e uma vez em algumas Traduções da Bíblia em língua portuguesa, para referir a "Estrela da Manhã". Por exemplo:
"E temos ainda mais firme a palavra profética à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma candeia que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça e a estrela da alva (Lúcifer) surja em vossos corações" (2 Pedro 1:19)
Aqui Lúcifer é Cristo. Por esta razão, ocorre o nome Lúcifer entre os primeiros cristãos, por exemplo, São Lúcifer, bispo de Sardenha. (wikipédia)

Quis explicar isso antes para que você possa diferenciar o personagem que vamos trabalhar nesse post. Quero deixar bem claro que quando eu me referir a Lúcifer nesse post, eu estarei me referindo ao diabo antes da queda, quando era cheio de Glória. Só haverá um momento em que não vou utilizar o substantivo Lúcifer para me referir ao diabo, mas na hora você vai compreender.

Creio que todos nós concordamos que a diferença de Lúcifer para diabo dá-se na diferença entre antes e depois da queda. Antes, quando era sinônimo de Perfeição e Glória ele era chamado de Lúcifer. Depois que caiu, ou seja, foi expulso do céu por permitir que seu coração se enchece de orgulho e com isso tentou ser maior que Deus, ele passou a ser chamado de diabo ou satanas.

Tá, mas o que isso tem a ver com o título do post?

Você já parou pra pensar que sempre que pecamos, nós estamos dando glória ao diabo? Quando deixamos nos levar por nossos desejos corrompidos, quando permitimos que nossa soberba, nosso orgulho, nossa inveja, nosso preconceito, ou qualquer outra coisa que Deus odeia está sendo praticado por nós estariamos nesse momento dando glória a Deus? Pense bem, se nós estivéssemos dando glória a Deus ao fazer isso então qual era a intenção do diabo em nos tentar? Ou por que Deus reagiria contra isso? Ele nos tenta porque quer receber glória. Lembra que ele perdeu sua glória? O que ele quer é ser louvado e receber de volta o que ele perdeu. Ele ainda não desistiu do desejo de se tornar maior do que Deus. E existe maneira mais provocante de fazer isso do que fazer com que a própria criação de Deus, que Ele criou para adorá-lo, viesse a adorar o seu maior e único inimigo?

Imagine Deus em toda sua Perfeição, Glória, Poder, Justiça, Amor, Paz, Sabedoria, etc. Ele cria um ser para adorá-Lo, e esse é tido como o mais perfeito de toda a sua criação. Um dia esse ser se volta contra Deus, pensa que pode ser maior que Ele e tenta construir um trono acima do Trono de Deus. Como castigo, Deus o lança num lugar de tormento eterno. Depois disso, Deus tem a ideia de criar outro ser, não tão perfeito quanto o anterior, mas um ser que estivesse livre para escolher adorá-Lo ou não, mesmo que isso fosse o objetivo de sua criação. Um ser imperfeito mas que um dia, dependendo de sua vida num lugar chamado Terra, ele se tornaria IGUAL a Deus (Romanos 8:29, 2 Coríntios 3:18 e 1 João 3:2). Vamos combinar que para se tornar Tudo isso esse ser precisa passar uma vida inteira de treinamentos e que qualquer deslize pode afastá-lo do plano de Deus para sua vida, afinal, um dia ele vai ser igual a Deus. Eu não acredito que Deus vai aceitar qualquer um pra fazer parte disso. Ele precisa encontrar alguém imperfeito que permita que Deus o torne perfeito para assim conseguir a salvação.

Mas esse ser, em vez de dar glória a Deus através de sua vida e de suas ações, ele faz completamente o contrário, ele pisa na Glória de Deus e como se não bastasse, com essa atitude, passa a glorificar aquele ser lá do início que tentou ser maior que Deus. Você acha que esse ser vai conseguir ser salvo? Ser igual a Deus? Como pode? Ele passa a vida glorificando o único inimigo de Deus, como um dia ele pode ser igual a Deus? Deus é bom mas não é burro.

O diabo está tentando ressucitar Lúcifer! Como? Através de nós. Lembra que quando pecamos nós estamos dando glória a ele? Ele quer restituir sua glória, quer ser glórioso da mesma forma que era no passado. Se isso fosse possível, eu creio que ele estaria bem perto de seu objetivo. Quão pecadores nós temos sido! Só Deus para ter paciência conosco.
Você já percebeu que bastou um erro pra Deus castigar Lúcifer? E nós? Passamos uma vida inteira de erros mas Deus sempre está lá esperando nosso pedido de perdão. Vai entender né? Eu tenho umas ideias sobre isso mas deixa pra depois.

O que eu quero com essa postagem é fazer um apelo, não só pra você, pra mim também. Não vamos ressucitar Lúcifer. Que nossa vida seja um canal de glórias a Deus, não ao diabo.

Posso estar sendo ousado mas... Você já reparou que alguns de nós têm atitudes semelhantes às de Lúcifer? Sempre fazemos coisas que não fomos criados pra fazer, nos voltamos contra Deus por causa disso e últimamente muitos de nós estão tentando se colocar acima de Deus,  a diferença é que não somos punidos na hora em que fazemos tais coisas.

Que esse post possa te levar a uma profunda reflexão da sua vida. Muitas vezes estamos dentro da igreja dando glória a Deus com nossa boca mas nosso coração está dando glória ao diabo. E o pior de tudo é que não conseguimos enxergar isso.

Que Deus possa te ajudar na sua vida e que você passe a enxergar seu culto a Deus de uma forma diferente apartir de agora.




Então, por favor, dê glória ao Lúcifer de (2Pedro 1:19) com sua boca e com seu coração.


 




Abraço,
Eliab Alves Pereira

7 comentários:

  1. Eliab, Deus não perdoaria Lúcifer? Quando eu li o título do seu post, pensei: "o diabo está querendo se redimir". Lúcifer era um anjo de luz. Por que não ressuscitar esse anjo?

    A maldade tem um nome maior: humanidade. O homem precisa encontrar Deus e permitir morada em seu coração. Deus é sinônimo de amor e a humanidade parece estar esquecendo esse princípio básico. O amor NÃO está fora de moda, pois o amor é Deus. Espalhemos, pois, o amor.

    Quando damos vazão ao mal, não ressuscitamos Lúcifer, mas corporificamos o diabo. Eis a diferença entre ressuscitar o Lúcifer que era braço direito de Deus da personificação desse mal que existe em tantos.

    Oremos. Espalhemos o AMOR.

    ResponderExcluir
  2. Deus não perdoaria Lúcifer? Bem, existem duas respostas pra essa pergunta. A primeira eu ouvi uma pessoa dizendo que Deus não perdoaria Lúcifer porque ele já foi julgado. Mas não acredito bem nessa resposta já que na bíblia fala do julgamento dele apenas no fim dos tempos.
    A segunda resposta é:
    Deus perdoaria Lúcifer sim. Ele só precisa se curvar diante de Deus e reconhecer que Ele é o Senhor dos Senhores. O diabo quer voltar pro céu, mas você acha que o seu orgulho permitiria isso?
    .
    .
    Não concordo com essa afirmação de que a maldade tem um nome maior: humanidade. Tudo bem que somos falhos, corruptos, preconceituosos, injustos, etc. Mas não vamos nos esquecer que o diabo é a revelação maior do mal. Tudo bem que somos malvados também, mas não somos assim o tempo todo, ao contrário dele. Ele é perverso em tudo e a todo tempo.
    Uma vez vi uma frase e achei bem massa: "A história não é construída por pessoas más fazendo coisas más. Ela é construida por pessoas tentando fazer a coisa certa do modo errado."
    .
    .
    E não vamos nos esquecer que quem nos apresenta o mal numa bandeja de prata é o diabo, somos maus porque aceitamos.
    Quem é pior? Eu, por cair num abismo por não conhecer o caminho que deveria conhecer. Ou alguém que me diz que conehce o caminho, me leva até a beira do precipicio e me empurra?
    Repare que ambos estão errados. A questão não é quem está certo, mas quem está mais errado.
    .
    .
    E concordo com você quando diz que "Quando damos vazão ao mal, não ressuscitamos Lúcifer, mas corporificamos o diabo."
    Usei essa expressão para ilustrar apenas algo que parece lógico.
    Por exemplo, imagine um carro sendo desmontado, todas as suas peças foram retiradas e guardadas num galpão. Um dia eu chego nesse galpão e o que eu encontro? Um carro? Não! Eu encontro um entulho de peças. Não existe mais UM CARRO, existe um monte de peças. Mas se eu começar a juntar uma por uma eu vou está reconstruíndo o carro que foi destruído correto?
    A diferença do carro pra Lúcifer é que é possível que eu torne o monte de peças em um carro novamente. Mas pra Lúcifer não há essa possibilidade.

    Abraço...

    ResponderExcluir
  3. Nunca tinha parado pra pensar nessa possível diferença entre Lúcifer e o diabo.
    No motivo pelo qual o diabo nos tenta. Glorificação do seu SER...

    Post simples no ,entanto, curioso.

    Abraço Isabel Lopes

    ResponderExcluir
  4. Muito bom esse post todos cristãos deveriam ler parabéns!

    ResponderExcluir
  5. O diabo jamaia teria o desejo de se reconciliação ou até mesmo perdão. As escrituras falam que a essência do diabo é o: ÓDIO!
    Lúcifer morreu naquela eternidade, pois foi transformado por satanás ao confrontar a glória de Deus.
    Por isso entendemos que Lúcifer e satanás são seres opostos. Lúcifer no passado era um Anjo de luz, que levava os anjos a adorar a Deus; Era como o "Maestro" da orquestra do céu.
    A Bíblia diz lá em Ezequiel que a música veio através de Lúcifer.. Deus deu a ele uma honra tão privilegiada que quando ele pisava sons saiam de seus passos.
    Mas de alguma forma o orgulho formou-se dentro dele, e tudo aquilo que recebeu de Deus não bastou para ele.
    Foi então que foi expulso do céu.
    Lúcifer naquele dia 'morreu', deu-se vazão a satanás. Cuja a essência é ódio, rancor, MORTE, ROUBO, E DESTRUIÇÃO.
    Satanás sabe que a seua sentença foi justificada a muito tempo; Já que ele não pode fazer nada contra isso, e mesmo se pudesse NÃO FARIA.. Então ele tenta fazer até o dia do juizo final aquilo que a sua natureza proclama: "Levar o máximo de almas que ele puder ao fundo do inferno até aquele dia."
    Já que nada mais habita o ser dele além de MALDADE!

    -Deus vos abençoe'

    ResponderExcluir
  6. No geral não concordo com muito do que diz e desta vez não foi muito diferente. Ao responder à questão se “Deus não perdoaria Lúcifer?”, você disse não concordar com a afirmação dele já ter sido julgado e condenado, pelo simples fato do tempo do juízo ainda não ter chegado. Isto não se enquadra ao meu modo de pensar digamos, “fora da caixa”.
    Suponho que creia no livro “Apocalipse” como sendo um livro profético, inspirado por Deus e verídico, abstendo-se apenas de interpretações que podem variar, todavia, nele a derrota final de Satanás está declarada. Acredita que Deus “mudaria de ideia”? Que cometeria um “engano”?
    Acredito em um Deus onisciente, um Deus que criou o tempo para nós, pó, matéria. O tempo não se aplica a Ele, todavia temos o costume de ilustrar usando “passado, presente e futuro”. Ele conhece o que há por vir, Ele conhece todas as coisas e é com base nisto que eu creio que o inimigo já foi sim julgado e condenado. O próprio diabo sabe disso e por isso, pelo orgulho que você mesmo citou tenta ferir a Deus tomando para si parte de seu rebanho, corrompendo a criação.

    ResponderExcluir
  7. Edgar, você está correto. Não levei em consideração a atemporalidade de Deus. Acabei "prendendo-o" ao tempo. Confesso que nessa parte não fui muito bem. Desculpa aew, galera.

    A ilustração do livro do Apocalipse ficou mais compreensiva para entender isso.

    Só quero deixar uma coisa clara: isso tudo que eu falei é apenas uma comparação, não significa que se toda a humanidade viver em pecado, Lúcifer será ressucitado, de forma alguma! Até pq, msm as pessoas fazendo o que ele deseja, isso não vai interferir na situação dele. O que eu quis passar nesse post foi que mesmo depois de ter perdido sua glória, o diabo continua tentando "reestabelecê-la" (impossível que ele consiga) mas a glória dele, quando era Lúcifer, era alimentada pelo desejo por Deus. Agora, a "glória" dele é satisfeita em fazer com que a criação de Deus o louve.

    ResponderExcluir