ParceiroSapiens>Solomon1>Abuso Sexual

Abuso Sexual

O número de ocorrências de abuso sexual é impressionante. Pelo menos Uma em cada Quatro mulheres e Um em cada Sete homens são ou serão vítimas de violência sexual em sua vida. Mais surpreendente que a prevalência é o dano causado à vítima. Os efeitos são físicos, sociais, emocionais, psicológicas e espirituais. A agressão sexual não é apenas a violação por um estranho com uma arma. A maioria das vítimas (cerca de 80%) são violentadas por um conhecido (parente, amigo, parceiro de namoro, esposo, pastor, professor, chefe, treinador, terapeuta, médico, etc.) A agressão sexual também inclui tentativas de violação ou qualquer forma de contato sexual não consensual. Este post é escrito para vítimas de agressões sexuais, e não sobre eles.
O que lhe aconteceu não foi culpa sua. Você não tem culpa. Você não merecia isso. Você não pediu isso. Você não deve ser silenciado. Ninguém tinha o direito de violar você. Você deveria ser tratado com dignidade e respeito. Você não possui bens danificados. Você não é inútil. Você não tem que fingir que nada aconteceu. A cura pode acontecer, e há esperança. Apesar de tudo isso ser verdade, você ainda pode sentir os efeitos da agressão sexual: a desgraça, um sentido profundo da corrupção e sujeira que está sobrecarregada com vergonha.
Desgraça VS Graça.
A desgraça é o oposto da graça. A graça é o amor que te procura mesmo se você não tem nada para dar em troca. A graça é ser amado quando você é ou se sente indigno de ser amado. Graça tem o poder de transformar o desespero em esperança. A graça ouve, levanta cura e transforma. A desgraca destrói, provoca dor, deforma, e causa feridas. Aliena e isola. A desgraca faz você se sentir inútil, rejeitada, indesejada, e repulsiva, faz você se sentir uma pessoa “sem graça”.
A desgraca causa silêncio e fuga. O sofrimento e a desgraça só aumentam quando os outros forçam o seu silêncio. A recusa das outras pessoas para falar sobre agressão sexual e ouvir as vítimas contar a sua história é uma recusa a oferecer graça e a cura.
Amor: o único caminho.
Para o seu senso de vergonha, Deus dá a graça. Ele restaura, dá reparos e re-cria. Uma boa definição de graça é curto “um único caminho,um amor incondicional” (Paul Zahl, Graça na prática: A Teologia da Vida Cotidiana). Este é o oposto de sua experiência de agressão, que era “uma forma de violência”. Uma forma de amor que não te evita, mas que chega perto de você, não porque você não ganhou, mas porque você precisa dele. É a transformação duradoura que ocorre na experiência humana. Essa forma de amor é o agente de mudança que você precisa. Você precisa de algo para mudar essa dor interna que está em você.
A experiência de abuso sexual freqüentemente provoca em uma vítima duas perguntas: Como posso livrar-me da minha desgraça (2 Sm 13:13)? Como posso receber a graça? A resposta a ambas as perguntas é o evangelho de Jesus Cristo.
Redenção
A Bíblia começa com a criação em harmonia, unidade e paz, e termina com uma criação restaurada. Entre esses dois “delimitadores” revela o historia da redenção. A salvação foi necessária devido à tragédia da rebelião humana que resultou em desgraça e destruição. Porque Deus é fiel e compassivo, ele restaura a sua criação caída e responde com graça e redenção. Essa boa notícia se expressa plenamente na vida, morte e ressurreição de Jesus, e o seu objetivo é “na medida em que a maldição seja encontrada”. Jesus é a obra redentora de Deus em nossa própria história, na nossa própria carne humana. As vítimas podem mais significativamente celebrar a ressurreição vitoriosa de Cristo quando elas se identificarem com o horrendo sofrimento que Jesus passou na cruz.
Jesus foi o destinatário da violência que espelha muito as experiências que essas vítimas também sofreram: (vergonha, humilhação, o silêncio, a traição, o escárnio, a dor, caricatura de solidão, justiça, etc.) Seu sofrimento e morte eram reais e brutais, mas houve uma ressurreição após a Sexta-Feira Santa.
A cruz é tanto conseqüência do mal quanto o método de Deus para realizar a redenção. E a ressurreição de Jesus é prova de que Deus está resgatando, curando e fazendo novas todas as coisas.


Texto de Justin and Lindsey Holcomb traduzido por Italo Guimarães

0 comentários:

Postar um comentário